Cacto: aprenda a cuidar desta planta de forma simples

O cacto é uma planta que está dentro da família botânica de arbustos, árvores e ervas. Assim, existem mais de 1700 espécies aceitas e ainda tem em torno de 142 gêneros diferentes. Por isso, um guia completo como cuidar, pode ser essencial.

Como se cuida de um cacto?

Muitas pessoas têm começado a usar essas plantas para fazer a decoração do interior de suas casas. Assim, a espécie ganhou um grande destaque por vários motivos, como:

  • Beleza;
  • Praticidade;
  • Adapta-se bem aos ambientes.

É normal que se tenha dúvida de como cuidar bem dessa espécie. No entanto, não há grandes desafios para tomar conta, basta saber mais sobre o seu solo, vaso e o sol. Dessa forma, não deve-se apelar para o excesso e nem ao abandono da planta. Contudo, é possível cultivá-la dentro de casa e sem ter grandes problemas.

Dá para criar plantas bem saudáveis e bonitas, seja qual for o seu tamanho. Assim, também é possível apostar até mesmo nas versões de cactos que contam com flores e os mais rústicos. Basta investir tempo e lembrar de alguns toques básicos a seu respeito.

Imagem de um cacto num vaso que está sendo regado
O cacto é uma planta que não precisa de muitos cuidados e nem de exageros. Imagem de Suzanne Jutzeler, Schweiz no Pixabay

O que o cacto precisa para sobreviver?

Na hora de preparar o solo para o cacto, precisa ter uma atenção maior a alguns detalhes. Assim, a terra é o local de onde a planta irá tirar os seus nutrientes para conseguir se desenvolver. Portanto, a dica é que a terra seja permeável e que tenha um sistema de drenagem.

Trata-se de uma planta que vem da área desértica, então ela prefere um local mais seco. Dessa forma, procure preparar o solo com uma quantidade igual de terra e areia. Assim, tem mais chances de que a espécie cresça mais bonita e vistosa.

Qual o vaso ideal para cacto?

A verdade é que o vaso pode ser um fato enorme para a permeabilidade do local. Portanto, o ideal é que ele seja especial para suportar uma planta igual ao cacto. Existe uma grande variedade e há várias lojas que podem servir para a compra e o material deles pode ser:

  • Barro;
  • Cerâmica ou cimento.

São as opções mais indicadas para esse tipo de planta, de maneira geral. Esses materiais conseguem oferecer uma evaporação mais eficaz da água e deixam a terra mais seca. Contudo, para uma decoração, ainda é possível achar opções que tenham um teor bem rústico para combinar com um ambiente.

Imagens de vários cactos em vasos
Os cactos que ficam em vasos precisam ser trocados após alguns anos. Imagem de Freepik

Pode deixar o cacto na sombra?

Um fator essencial para ter cuidado maior com a planta, é a utilização do sol. Por isso, o ideal é que o cacto passe cerca de cinco horas sob a luz, sem grandes intervalos. A espécie é conhecida por sua resistência e sobrevive em vários ambientes diferentes. Assim, procure sempre deixá-lo perto da janela, caso more no apartamento.

Deve-se ter atenção às espécies que possui dentro de casa, já que alguns precisam ficar na meia sombra. Dessa forma, a hora de regar também pode ser diferente para cada um e o tempo exposto ao sol tende a mudar.

Imagem de uma mão feminina segurando um mini cacto
O cacto é uma planta que precisa de exposição ao sol ou de meia sombra. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Como deixar um cacto bonito?

Qualquer planta pode precisar de adubo e fertilizante para que fique muito mais forte. Assim, também é uma garantia de que será mais saudável e se torna indispensável para o uso. Contudo, é essencial que faça por cerca de uma vez por mês e tome algumas precauções:

  • Evite excessos;
  • Siga o cronograma.

Os adubos e fertilizantes podem atrair algumas pragas para as plantas. Então, deve-se fazer uso moderado para não comprometer a saúde da espécie e manter os parasitas longe. Além disso, pode-se incluir óleo de neem de maneira constante para impedir que os insetos se aproximem.

Imagem de um vaso com cacto e uma flor
O cacto precisa de fertilizantes e adubos para se manter bem saudável e forte. Imagem de Pexels no Pixabay

Como evitar pragas?

As cochonilhas costumam ser um problema bem comum nesse tipo de planta. Assim, pode-se usar algum inseticida simples, mas que deve ser obtido em lojas específicas. É importante para todos os tamanhos de cactos, para evitar que as pragas se espalhem e estraguem a sua saúde.

Existe vitamina para o cacto?

Um fertilizante funciona como vitamina para a planta e por isso, ter uma boa frequência na aplicação pode ser útil. Assim, é útil para vários úteis para o cacto grande e também o mini.

Mistura de diferentes compostos

Algumas pessoas fazem a aplicação de fertilizantes elaborados em casa. Alguns jardineiros mais profissionais, tendem a usar misturas compostas de esterco e farinha de ossos para adubar esta planta para jardim resistentes ao sol.

Imagem da parte superior de um cacto em um fundo branco
O cacto não pode receber água de forma direta porque pode criar fungos. Imagem de Racool_studio no Freepik

Pode molhar o cacto?

Por ser uma planta que vive em áreas mais desertas, nem todos sabem a respeito de como regá-la direito. Assim, quando regar cactos saiba que a espécie não precisa de muita umidade para sobreviver e tem algumas dicas:

  • Siga um horário específico, de manhã ou ao anoitecer;
  • Use regadores com buracos pequenos;
  • Não regue nos momentos em que ele estiver sob a luz direta do sol.

Não se deve molhar as folhas do cacto, apenas a terra, para evitar que surjam fungos e bactérias. Além disso, quando o verão chegar, o ideal é que passe a regar a cada três dias. Contudo, pode fazer a ação sempre que sentir o solo mais seco.

Imagem com 3 cactos de tipos diferentes, em vasos perfilados
O cacto precisa ser molhado com um regador com furos pequenos e deve-se evitar poças. Imagem de Ulrike Leone no Pixabay

Evite colocar muita água no cacto

Quando for regar a planta, é essencial que os regadores não contenham nenhum tipo de esguicho. Dessa forma, a água deve escorrer e o mais importante é que não forme poças. Procure regar aos poucos e quando o líquido sair pelos furos de drenagem, não é mais necessário molhar.

Pode conter algumas pedras pequenas ou cascalho no fundo para ajudar na drenagem da água, caso ele esteja em um vaso. Assim, reduz os problemas com a planta e impede que elas fiquem com um aspecto murcho, além de galhos moles e manchas escuras.

As raízes do cacto apodrecem

O excesso de água pode ser mais prejudicial para a planta do que se imagina. O cacto pode ter as suas raízes apodrecidas caso fique sempre molhado.

Imagem de dois cactos em vasos com uma parede rosa ao fundo
O ideal é regar o cacto por poucas vezes nas semanas para não apodrecer as raízes. Imagem de jcomp no Freepik
Quantidade de vezes por semana

Regar a planta apenas uma vez por semana não é um problema. Assim, por ser diferente de outras espécies, não torna-se uma preocupação tão grande. Contudo, ao molhar um mini cacto, essa frequência deve ser diferente. O ideal é que seja a cada 15 dias ou sempre que a terra estiver muito seca, ainda mais em dias de verão.

Falta de água também é um problema

Apesar de ser raro que um cacto sofra pela falta de água, também pode acontecer. Por isso, as pessoas que tendem a esquecer de regar as plantas, podem usar alarmes como dica. Dessa forma, tem chances de a aparência visual da espécie ficar com um aspecto seco e até mesmo um pouco enrugado. No entanto, não é um problema que traga grandes dificuldades para resolver, basta voltar a molhar de maneira regular.

Dicas de como florescer a espécie

Nem todos sabem, mas é possível conseguir flores de um cacto e elas são até vistas como as mais bonitas da natureza por:

  • Tem cores vivas;
  • São diferentes.

Há apenas alguns tipos de cactos que podem oferecer flores, como o Mandacaru. Contudo, a dica é que descubra qual a época de floração da espécie que possui em casa. Depois, deve-se começar a colocar adubo com cerca de dois a três meses de antecedência.

Os fertilizantes com potássio são essenciais para conseguir florescer a sua planta. Assim, basta ter paciência e dedicação total com o cacto para que ele consiga oferecer flores.

Imagem com duas flores vermelha do cacto sobre vários cactos
O cacto pode florescer conforme o tipo de algumas de suas espécies, mesmo que demore. Imagem de Pfüderi no Pixabay

Tome cuidado no inverno

Quando essa época do ano chegar ou qualquer dia mais frio, é preciso proteger a planta. Dessa forma, deve-se regá-lo o menos possível, com cerca de uma a duas vezes no mês inteiro. Contudo, também a mudança climática pode afetá-los e deve-se ter atenção a:

  • Chuvas fortes;
  • Granizo.

Caso a sua planta fique dentro do vaso, o inverno é uma época em que ela não deve ser transplantada. O ideal é que isso seja feito nos meses de setembro a dezembro, por serem os melhores momentos do ano e ter a primavera.

Imagem como vários cáctos em vasos espalhados pelo ambiente
O cacto pode sofrer algumas consequências por causa das mudanças climáticas. Imagem de Freepik

Mudança de vaso do cacto

É normal que os cactos precisem mudar de vasos ao decorrer dos anos, sempre com o aumento de alguns centímetros nas trocas. Assim, essa ação é necessária por conta do seu crescimento e também pelo substrato se esgotar. O processo deve ser sempre feito com luvas e não deve-se esquecer das proporções exatas de areia e terra.

Por que o cacto não floresce de uma vez?

O cacto floresce quando chega em sua vida adulta, mas isso pode variar de um para o outro. Por exemplo, alguns podem dar flores bem rápido, mas outros demoram anos. Uma espécie como a Astrophytum Myriostigma pode demorar até sete anos para dar flores. No entanto, isso se destina apenas à primeira vez, já que depois torna-se um evento anual.

Quem deseja ter uma planta que dá flores bem rápido, pode usar a opção quipá (Tacinga inamoena). É um nativo do nordeste brasileiro e costuma florescer depois de dois anos de cultivo. Elas são uma linda mistura de cores laranja e amarelo que é ideal para decorar qualquer ambiente.

Imagem de 3 cactos de tipos diferentes em vasos perfilados
O cacto é uma planta prática e que pode ser cultivada para decorar a casa. Imagem de Suzanne Jutzeler, Schweiz no Pixabay

Cacto pode ficar dentro de casas?

Apostar no cacto como opção para decorar a sua casa pode ser ótimo para qualquer um. Além disso, é uma alternativa que está entre os tipos de plantas fáceis de cuidar e traz grandes benefícios aos cultivadores:

  • Não precisa de muita água;
  • Tem variedade para escolher;
  • Dispensa a poda.

Os cactos não precisam ser podados e por isso, acabam por ser práticas para se ter em casa. Assim, é possível usá-las em seu formato original, sem precisar com eventuais cortes em alguma região. Contudo, dá para deixar o ambiente muito colorido com a sua variedade de plantas. Dá para escolher a dedo entre tons vermelhos, amarelos, laranja e muitos outros.

É uma planta bem popular e que conseguiu destaque nos últimos anos por vários motivos diferentes. Dessa forma, os seus cuidados não exigem grandes segredos e são bem simples.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.