7 plantas para usar como repelente natural de mosquitos

Seja em vasos ou no chão, há várias plantas que são capazes de repelir mosquitos, moscas, pulgões, formigas, entre outros insetos

Os insetos possuem grande importância para o ecossistema, mas eles também podem nos prejudicar. Isso porque muitos deles são capazes de nos transmitir doenças. Além disso, alguns deles prejudicam o armazenamento de alimentos e se tornam verdadeiros incômodos. Mas você sabia que é possível repelir naturalmente? Não use venenos, confira 7 plantas que repelem insetos e plante na sua casa.

1. Plantas que repelem insetos: citronela

plantas que repelem insetos - citronela
(Foto: reprodução)

A citronela certamente é uma das plantas que repelem insetos mais conhecidas. Ela é ótima para preparar receitinhas de repelente natural, mas também tem a mesma função quando plantada em casa. Aposte em vasos dentro de casa, caso tenha problemas com pernilongos, borrachudos, moscas e formigas. Uma dica para potencializar seu efeito é plantar em direção ao vento, para que ele espalhe seu aroma e potencialize o efeito repelente. No chão forma touceiras densas rapidamente e se multiplica com facilidade.

Nos ambientes internos precisa estar perto da janela, pois precisa de bastante luz solar para se desenvolver bem. Não tolera frios intensos ou geadas. O solo deve ser fértil, bem drenado e mantido úmido, mas sem encharcar. Para fazer mudas, divida as touceiras.

2. Manjericão

plantas que repelem insetos 2
(Foto: reprodução)

Além de uma erva medicinal repleta de benefícios para a saúde e um delicioso tempero, o manjericão é ótimo para repelir moscas e mosquitos. Que tal plantar em vasos na cozinha? Assim você consegue manter estes insetos bem longe da sua cozinha e já aproveita para usar a erva como tempero. Para se desenvolver bem a planta precisa de pelo menos 2h de sol por dia e prefere os climas mais quentes. As regas são constantes, todos os dias nas estações quentes e em dias alternados nas estações frias.

De tempos em tempos é preciso podar a planta, especialmente quando produz flores, pois pode morrer. Quando a planta estiver com poucas folhas e caules longos, replante em um vaso maior.

3. Alecrim

plantas que repelem insetos 3
(Foto: reprodução)

O alecrim é uma planta que gosta de bastante sol, pelo menos 3 horas diárias são necessárias. Tome cuidado com as regas, pois elas devem ser espaçadas e feitas apenas quando o solo estiver completamente seco. No geral é uma planta bastante resistente, que tolera bem o vento e se desenvolve plenamente no chão ou em vasos. O substrato deve ter um pouco de areia para que evite encharcar. É uma planta ótima para repelir insetos diversos, principalmente os mosquitos. Também ajuda a manter seu gato longe das outras plantas e evitar que elas sejam devoradas.

4. Lavanda

plantas que repelem insetos - lavanda
(Foto: reprodução)

Difícil encontrar quem não gosta de lavanda, afinal, é uma erva calmante de cheiro delicioso. Além de ser tranquilizante, a lavanda é ótima para afastar insetos. Ela mantém longe de casa os mais variados tipos de mosquitos, moscas, alguns besouros e formigas. As flores da lavanda, ainda, ajudam na preservação de abelhas e borboletas, pois atrai esses insetos polinizadores. E você já deve saber a importância desses insetos para a preservação de todo meio ambiente, não é mesmo?

A lavanda pode ser cultivada em vasos, mas se desenvolve melhor no solo. Nos vasos, aposte em uma boa drenagem, pois a planta não suporta solo encharcado. Coloque pedras no e utilize um substrato menos argiloso. Ela é bem resistente às mudanças de temperatura, mas precisa de bastante sol. Quanto mais sol a planta receber, mais flores vai produzir e mais cheirosa vai ficar. Lembrando que é o cheiro o responsável por afastar os insetos.

5. Plantas que repelem insetos: Arruda

plantas que repelem insetos 5
(Foto: reprodução)

A arruda é uma das plantas mais conhecidas no Brasil, principalmente pelo misticismo ao redor dela. Considerada uma planta de limpeza e proteção, é capaz de não só afastar as energias negativas, como também alguns insetos. Seu cheiro forte afasta mosquitos, moscas, formigas, entre outros insetos. É bem fácil cultivar, pois se desenvolve bem tanto no chão, como em vasos. A iluminação também é um ponto simples, já que a planta aceita bem o sol pleno ou ambientes de luz difusa. A rega deve ser moderada, realizada há cada três ou quatro dias.

6. Boldo

plantas que repelem insetos 6
(Foto: reprodução)

Outra planta muito utilizada pelos brasileiros é o boldo. Assim como a arruda, possui um cheiro bem característico, não são todas as pessoas que gostam dele. Além de ser utilizado como erva medicinal, o boldo e seu aroma ajudam a repelir diversos insetos. É eficaz para repelir mosquitos e moscas. Para plantar, prefira ter o boldo diretamente no solo. O boldo precisa receber ao menos 3 horas de sol direto, além de manter o solo sempre úmido, regue a cada dois ou três dias. Se for preparar o chá, faça o consumo com moderação.

7. Petúnia é uma das plantas que repelem insetos

plantas que repelem insetos
(Foto: reprodução)

Além de repelir alguns insetos, a petúnia também é uma linda flor ornamental. É excelente como repelente de pulgões, por isso, ela ajuda na saúde das suas outras plantinhas. É ideal para ter nas hortas, como controle natural de pragas, pois repele algumas lagartas, besouros-do-aspargo e cigarrinhas. Para plantar, escolha um local com meia sombra e com proteção contra o vento, ela fica linda e bem sustentada em floreiras. O solo deve ser rico em nutrientes e deve ser mantido sempre úmido, mas sem encharcar. Plante com 30cm de distância entre umas e outras.

Por que algumas plantas repelem insetos?

Há uma semelhança entre todas as plantas desta lista: elas são aromáticas. Isso significa que elas exalam cheiro, seja ele mais marcante ou mais sutil. As plantas produzem moléculas aromáticas justamente para se proteger de ameaças e os insetos, assim como para os humanos, também são ameaçadores para as plantas. Esse mecanismo de incrível inteligência das plantas é capaz de espantar muitos insetos. Mas não para por aí, pois há plantas que atraem alguns insetos, como as flores atraem os polinizadores.

Interessante, não é mesmo? É por isso que os óleos essenciais de plantas aromáticas possuem tantos benefícios também para os seres humanos. Se você gostou dessa informação, conheça um pouco mais sobre a aromaterapia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.