Ansiedade generalizada: um distúrbio sério que possui tratamento

A ansiedade generalizada é um distúrbio que causa excesso de aflição e angústia. Dessa forma, este é um transtorno mental grave que gera sofrimento intenso ao portador dessa condição. Por isso, o diagnóstico correto da ansiedade é vital para o bem-estar do paciente.

Sentir ansiedade é normal?

É uma reação comum em momentos de dúvida e medo, como reuniões, consultas, viagens ou falar em público. Dessa forma, é uma resposta do corpo que prepara a pessoa a situações de estresse. Assim, a ansiedade sintomas se caracteriza por:

  • Frio na barriga;
  • Insônia;
  • Agitação.

Um dos principais pontos da condição comum é que os sinais do quadro são rápidos e tendem a sumir com o fim da causa inicial. Ou seja, são reflexos adequados aos desafios que as pessoas enfrentam no dia a dia.

Alerta

Esses sinais podem ser vistos como um caso clínico quando as reações fogem do normal e têm duração, além de desconforto físico e mental maior. No entanto, um diagnóstico mais preciso só pode ser feito após avaliação médica.

homem vestindo camiseta marrom e jeans sentado com a mão no rosto, demonstrando preocupação
Legenda: A visão irreal das coisas é um dos sintomas dessa condição. Imagem de christopher lemercier no Unsplash.

O que é ansiedade generalizada?

É um distúrbio que causa aflição anormal de forma longa e, em alguns casos, sem motivo. Por isso, é um quadro que precisa ser acompanhado, porque o paciente perde a qualidade de vida ao exprimir sinais adversos, por exemplo:

  • Falta de foco;
  • Cansaço;
  • Irritação;
  • Tensão muscular.

Muitas pessoas que sofrem com esse mal relatam sofrer com os sintomas por longos períodos. Por isso, é um caso que merece atenção, pois pode deixar o indivíduo inapto para todos os tipos de funções, sejam pessoais ou de trabalho.

Suplício

O pior traço da ansiedade generalizada é a duração. Afinal, uma pessoa que tem essa condição pode sofrer, sem intervalo, por até seis meses. Além disso, é difícil para o paciente controlar ideias invasivas e tensas.

Qual a causa da ansiedade generalizada?

Ainda não há motivo para o surgimento da síndrome, mas existem questões que podem influenciar como:

  • Genética;
  • Meio ambiente;
  • Química cerebral, como células nervosas.

Esse tipo de ansiedade é duas vezes mais comum em mulheres, de acordo com um estudo de Cambridge e não tem idade para se manifestar. Assim, até mesmo crianças podem ter quadros ao longo da vida. Então, quando há sintomas, buscar ajuda é a melhor saída.

Uma luta coletiva

A condição afeta milhões de adultos e pode surgir de forma gradativa ou crítica. Dessa forma, cada pessoa o sente de uma forma, pois não existem fórmulas. Os pacientes com ansiedade generalizada não conseguem controlar algumas ações e pensamentos.

Outras sintomas dessa condição

Uma avaliação completa que veja tudo que a pessoa sente é vital para confirmar o diagnóstico. Por isso, é importante não ignorar outros sinais que podem se manifestar e causar incômodo ao paciente, por exemplo:

  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas.

Os indícios dessa síndrome são iguais aos de muitos outros problemas mentais. Logo, é preciso confirmá-la com muita atenção. Dessa forma, os melhores cuidados são indicados após avaliar o paciente de uma forma ampla.

Diagnóstico profissional

Antes de tudo, o psiquiatra precisa realizar testes e exames, a fim de excluir outras doenças como depressão. Por isso, realizar a consulta com um bom médico é o primeiro passo para ter de volta a qualidade de vida tirada por esse mal.

Qual o tratamento para ansiedade generalizada?

Com a confirmação do quadro, entra a questão prática de tratá-lo ou revertê-lo de forma total. Assim, cabe ao médico definir as melhores diretrizes, que podem incluir remédios para depressão e para a ansiedade.

Fazer terapia também é um caminho positivo. Dessa forma, é possível identificar as causas. No entanto, o uso de medicação com controle precisa durar por até 12 meses, mesmo com o fim dos sintomas.

Controle

A Associação de Ansiedade e Depressão da América indica também a prática de atividades físicas, uma dieta rica em triptofano e exercícios de respiração para dormir melhor.

Entender a ansiedade generalizada

Pacientes com essa condição precisam manter a calma e entender que é um problema que pode ser tratado. Dessa forma, se livrar dos mitos é o caminho de uma recuperação mais eficaz.

Outro ponto vital é que todas as pessoas que vivem com o paciente devem ter empatia. Por isso, saber que a ansiedade generalizada deixa o seu portador muito aflito com questões simples do dia a dia é uma forma de evitar atritos.

Temor que não passa

Para uma pessoa com esse quadro, situações de rotina ganham uma grande dimensão. Dessa forma, a calma é vital para que esses pacientes se sintam acolhidos. Afinal, o dia a dia desses indivíduos já é repleta de angústia e pânico.

imagem de uma mulher morena deitada no chão com expressão séria
Legenda: Esse tipo de ansiedade é perigosa e precisa de cuidados. Imagem de Jake Noren no Unsplash.

Um mal que não para de crescer

Relatórios da OMS apontam que a ansiedade aumentou 25% desde o começo da pandemia de Covid-19. Assim, é uma questão de saúde pública que afeta pessoas em todo o planeta e precisa de atenção.

Problemas sociais têm impacto para a elevação dos casos. Por isso, garantir que todos tenham acesso a cuidados médicos, remédios e terapia é papel do governo e de toda a sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.