Dicas de papéis de parede para arrasar na decoração

Os papéis de parede são ótimos para ter uma grande variedade de tons e estampas nos cômodos. Assim, existem dicas fáceis para mudar e cuidar do visual em casa. Logo, eles conseguem passar qualquer sensação que desejar, como aconchego e alegria.

A troca pode ser feita sempre que achar necessário, por isso, a sua aplicação é bem simples. É preciso usar uma cola forte e depois a remoção é prática e não custa tempo. Dessa forma, dá para manter a decoração dentro de casa sempre de acordo com a moda.

Como combinar os papéis de parede com a decoração?

Fazer um projeto visual pode parecer uma tarefa difícil, mas o primeiro passo é analisar os cômodos de casa. Assim, é mais fácil de criar todos os pontos essenciais para dar harmonia. Então, o papel de parede precisa combinar com qualquer item que estiver no ambiente:

  • Móveis;
  • Tapetes;
  • Quadros.

Pode apostar em estampas iguais, bases neutras e ter atenção a paleta de cores. É possível criar um espaço bem bonito com o uso de estampas simples ou mais decoradas. Contudo, é preciso lembrar que o objetivo do papel é dar uma cara nova ao ambiente sem precisar gastar muito. 

papel de parede preto
Os papéis de parede precisam combinar bem com o ambiente. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Estampas no mesmo tom

Mesmo que fazer a mistura de tons de papéis de parede sejam bonitos e tendência, ainda é preciso ter atenção. Assim, o ideal é que todas as estampas estejam dentro da mesma paleta de cores, por mais que use estilos diferentes.

Um papel de parede que seja vintage, caso tenha um fundo marrom, os outros devem ser do mesmo tom. Além disso, quem opta pelas estampas florais que contém cores verdes, pode apostar em listras ou poás que entregam a mesma tonalidade.

papel de parede em tom neutro
Os papéis de parede de tom neutro ou claro são sempre uma ótima opção para usar. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Visual pesado nos tons de papel de parede

Seguir os mesmos tons na estampa é ótimo para evitar que os papéis de parede deem um ar pesado para o ambiente. A ideia é passar leveza e que não deixe a sensação de que os elementos do local não se completam. 

papel de parede harmonizando com a decoração do lugar
Os papéis de parede servem para trazer grande harmonia para o ambiente. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Bases neutras x mistura de estampas e cores

Os móveis e os objetos precisam estar em grande sintonia na hora de escolher as cores. Por isso, mesmo quem deseja escolher os tons mais vibrantes, devem combinar com bases neutras. Assim, as tonalidades fortes irão ter o seu destaque sem que fique muito pesado para os olhos.  

imagem de uma sala decorada com quadro, vasos e uma poltrona
Dá para usar os papéis de parede em superfícies que são bem ásperas também. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Quais tons de papel de parede usar?

Na hora de fazer a escolha das bases neutras dos papéis de parede, tem alguns tons para se levar em conta. Por exemplo, o ideal é que estejam dentro dessas opções:

 

  • Tons pastéis;
  • Marrom;
  • Bege;
  • Preto e branco.

Criar um design pesado com outros tons além desses para as bases, dá uma restrição para por outros elementos. Assim, mesmo que seja um papel de parede para sala, pode seguir dicas sobre essas cores.

Paleta de cores

Entender sobre as paletas de cores pode ser ótimo para ajudar a combinar. Assim, o círculo cromático é a solução para conseguir ter grande harmonia, mesmo com tons como o laranja, verde e entre outros.

Tenha uma cor chave para ajudar a escolher antes da compra de papéis. Dessa forma, ela ajuda a se orientar e os outros tons da paleta vão se encaixar de maneira natural. É uma maneira de não exagerar e ainda possuir os ambientes da casa com a sua cor favorita.

Condições do ambiente para os tipos de papéis de parede

Os papéis de parede tem vários tipos diferentes e cada um, se adaptam de maneira distinta. Portanto, deve-se ter atenção às classificações deles e também ao acabamento das paredes. Contudo, os principais que se encontra para comprar, são alguns como:

  • Vinílico;
  • Tradicional;
  • Adesivo;
  • 3D;
  • TNT.

Um espaço dentro de casa que seja úmido, precisa de uma versão que tenha resistência contra a água. Portanto, o papel de parede vinílico é o que se encaixa melhor a esse ambiente porque possui uma camada de plástico. Além disso, uma área seca pode ser melhor usar papéis de relevo ou que sejam aveludados. Os outros tipos podem ser úteis em qualquer um dos outros locais da casa.

papel de parede cinza harmonizando com um sofá amarelo
Os papéis de parede podem ter várias texturas diferentes. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Papel de parede x acabamento das paredes

Lidar com o acabamento da parede não precisa ser um problema, já que dá para adaptar o papel de parede. Por exemplo, mesmo em uma superfície áspera, como o gesso, exige um pouco de trabalho, mas a aplicação é possível. 

Melhor parede para colocar papéis de parede

Toda parede que possa oferecer uma superfície limpa, lisa e estável pode ser útil para aplicar papéis de parede. Contudo, ela também precisa ser adesiva, para que possa colar o papel do jeito certo e ganhar resultados sem danos estéticos. Por isso, deve-se ter cuidado com o gesso áspero ou estruturado, para ter garantia de que ele trará um bom efeito.

painel de TV em uma parede com papel de parede cinza
As cores são o ponto essencial dos papéis de parede para dar sentido à decoração. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Quais sensações os papéis de parede devem passar

Um cuidado essencial para se ter atenção é a respeito da sensação que deseja passar. Por isso, cada efeito e estampa pode gerar uma percepção diferente daquele ambiente. Então, é preciso que escolhe com base nos tipos de climas:

  • Maior claridade;
  • Elegância;
  • Conforto e aconchego;
  • Relaxamento;
  • Dinamismo;
  • Força.

Cada um desses aspectos pode ser dado de várias maneiras diferentes. Por exemplo, as cores podem influenciar para entregar um ambiente mais claro ou escuro. Contudo, usar estampas que contenham linhas retas ou sinuosas, são capazes de entregar um local com jovialidade e padrões delicados. 

sala de jantar com decoração em tons de branco
É possível colocar papéis de parede em salas de jantar e cozinhas também. Imagem: de dit26978 no Freepik.

Papéis de parede dão mais luz ao ambiente?

Ao decorar uma sala com papéis de parede, é normal encontrar ideias de tons claros e neutros. Assim, a ideia é que o ambiente fique iluminado, mas também para dar a sensação de amplitude. Além disso, é essencial para evitar que os móveis tirem os seus efeitos visuais. Então, é importante para conseguir adicionar itens decorativos no cômodo.

Harmonização perfeita de papel de parede

Toda casa tem as suas próprias especificações de cômodo, por isso precisa dos melhores modelos para se adequar a elas. Por exemplo, o papel de parede listrado é ótimo para se encaixar nas salas que são menores. 

quarto em tons de branco, decorado com uma árvore desenhada na parede
Usar estampas com folhas e até mesmo árvores torna-se ótimo para decorar com papéis de parede. Imagem: de Victoria Akvarel no Pexels.
Salas modernas

O uso do papel de parede 3D pode ser ótimo para usar nas salas de estar mais modernas. Assim, eles tendem a ter algumas estampas geométricas ou com cores bem vivas que são muito interessantes. Além disso, quem possui o cômodo em um nível rústico, pode se adaptar bem aos estilos que imitam madeira, pedra ou tijolo.

Salas de jantar

Mesmo na sala de jantar, é preciso garantir a harmonia com a decoração do local. Contudo, o comum é que se use em alguma parte que ganhará destaque, como nas regiões de buffet. Assim, um papel de parede arabesco pode ser uma ideia mais original do que o de madeira. 

sala com sofá cinza e papel de parede em tom ainda mais escuro
Os papéis de parede são capazes de trazer mais elegância para sua casa. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Ambiente elegante

As cores escuras de papéis de parede podem dar a sensação de que os locais são pequenos. Por isso, o ideal é que eles sejam postos em espaços amplos que precisem dessa aparência. Mas, são tons essenciais para que chegue até a elegância que deseja. 

Trata-se de uma boa opção para colocar em uma parede única ou pela metade, para não dar a aparência de diminuir o cômodo.

Dá para usar o papel de parede na cozinha e criar um clima bem sofisticado. No entanto, não é o limite, já que se encaixa bem para o banheiro, quarto e sala. Assim, basta fazer a melhor combinação possível com os móveis. 

Ambientes delicados

Há propostas para designs de interiores que dão um visual clean com o uso de papéis de parede. Por isso, os exemplos básicos desse tipo de aparência, são alguns como:

  • Estampas florais;
  • Cores claras;
  • Listras.

Usar flores, faixas ou desenhos pequenos são ótimos para dar uma sensação de delicadeza ao local. Além disso, colocar cores vivas em pontos especiais e em menor quantidade, também colabora com essa aparência. Por fim, os arabescos são bem-vindos também para esses casos, já que são bem clássicos.

sala elegante, com papel de parede meio acinzentado
Papéis de parede podem obter um estilo rústico, clássico ou moderno, conforme preferir. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Mistura de papéis de parede e tinta

O uso dos papéis de parede como revestimento já é um bom investimento. No entanto, não é preciso limitar-se a eles, portanto, dá para fazer lindas misturas com tintas. Assim, tem opções bonitas e que são capazes de dar novos efeitos, como:

  • Pedras;
  • Texturas diferentes.

Dá para criar ambientes com pinturas bonitas e que ganham um ótimo contraste. Portanto, apostar nesse estilo pode ser o suficiente para conseguir uma decoração sofisticada. Além disso, é ótimo para valorizar o espaço e ganhar mais elegância para eles.

Quem deseja apostar em paredes coloridas, também pode usar a mistura de papel com tinta. Dessa forma, dá para criar as texturas e depois investir em estampas geométricas, por exemplo. Contudo, é essencial fazer uma avaliação para ter noção de quais cores se encaixam para cada lugar. Assim, é importante evitar que esses lados com tons fortes não chamem mais atenção do que o resto da decoração.

sala com sofá laranja e um papel de parede cinza
Os papéis de parede podem ser o suficiente para trazer alegria ou sofisticação. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Papéis de parede dão personalidade aos ambientes

Usar toda a noção possível é essencial para criar um ambiente bem decorado. Por isso, deve-se olhar ao redor e descobrir qual é a personalidade que aquele espaço tem. Assim, a personalidade desses locais podem ser passadas com o uso dos papéis de parede, como:

  • Quartos são mais românticos;
  • As salas tendem a ser alegres.

Os papéis de parede com flores são ótimos para expressar o lado romântico de um quarto. Contudo, um espaço com várias cores precisa de uma parte que passe discrição. Mas, do contrário, os móveis também podem ser discretos e precisar de algo colorido para alegrar.

sala com poltrona amarela e papel de parede azul
Dá para fazer o uso de cores fortes e neutras com a ajuda dos papéis de parede. Imagem: de wirestock no Freepik.

Como transmitir o clima de um local?

Algumas opções para passar o clima do ambiente, pode ser em relação ao papel de parede na varanda. Por exemplo, esse é um espaço que pede aconchego e deve ter foco em algo bem relaxante. Então, as estampas com folhagens seriam os melhores pedidos para cobrir essa área.

Quantos aos banheiros, podem servir para criar um espaço mais alegre também. Dessa forma, qualquer papel em alto-relevo costuma combinar para esse cômodo. No entanto, para evitar problemas com a umidade, o melhor é aplicar papel TNT ou vinílico. Contudo, a recomendação é apenas para os lugares que não contem com boa ventilação. 

sala com papel de parede simulando tijolos
Até mesmo os papéis de parede estilo tijolo podem dar um toque diferente na casa. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Equilíbrio decorativo

O equilíbrio com os papéis de parede precisa ter foco no que o ambiente já representa. Por exemplo, caso já tenha vários móveis e itens decorativos clássicos, investir no papel moderno não é o melhor. Assim, para manter a harmonia, é essencial que se mantenham na mesma linha de personalidade.

Caso a ideia seja mudar a mobília depois, é possível investir em algo que combine com o que deseja. Além disso, ver sobre móveis planejados pode ser a solução para ter um cômodo que atenda a qualquer necessidade. Dessa forma, todo o espaço se adapta para as suas ideias com os papéis.

sala com sofá marrom e papel de parede rosa
Os tons claros servem como uma espécie de coringa para usar com os papéis de parede. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Como tirar medidas antes de aplicar os papéis de parede?

Tem pessoas que começam a comprar os papéis sem ter certeza sobre o tamanho da parede. No entanto, esse é um dos primeiros pontos para se checar antes de adquirir um. Dessa forma, é normal que o problema de comprar rolos de mais ou a menos surja. Então, o ideal é evitar desperdícios e também as situações como:

  • Projeto mais caro;
  • Mão de obra é maior para ambientes grandes.

Usar a noção das medidas é o que ajuda a economizar nos gastos e evitar que o projeto atrapalhe em outros custos. Portanto, uma dica é ter atenção ao tamanho dos rolos da loja em que vai comprar. Alguns chegam a ter em torno de 0,53m de largura, mas existe variação de acordo com as marcas e modelos.

Precisa-se ter o máximo de atenção aos cálculos para que não compre a mais. Caso não ache outras áreas para aplicá-los, torna-se um grande desperdício de tempo e dinheiro.

A importância de calcular a quantidade de papel de parede

Mesmo que ter muitos papéis de parede não seja bom, possuir a menos também é um problema. Assim, a compra de mais produto pode ser o motivo para atrasar a obra. Por isso, até mesmo a ajuda de especialistas no tema consegue ser útil para esse momento. 

mulher segurando um papel de parede em rolo
Os rolos de papéis de parede precisam ser medidos para evitar qualquer desperdício. Imagem: de Freepik.

A umidade interfere na escolha dos papéis de parede?

Qualquer lugar que tenha alguma chance de ficar úmido com o tempo, precisa de atenção. Assim, eles precisam de papéis de parede especiais, ainda mais em cômodos como:

  • Banheiros;
  • Cozinhas.

O vapor e o aspecto molhado podem reduzir o tempo de vida útil do papel. Além disso, também estraga a decoração e todo o seu revestimento. 

As pessoas que moram em regiões frias podem dar prioridade para o vinílico ou TNT. Contudo, os espaços também precisam ser ventilados ou esses tipos de papéis não irão ajudar. 

banheiro decorado com papel de parede em tons neutros
Os papéis de parede usados nos banheiros precisam suportar a umidade. Imagem: de dit26978 no Freepik.

Cola de papel de parede

Um ponto para se levar em conta quando a questão é a umidade, é achar uma boa cola. Então, é fundamental que contenha uma grande qualidade para a aplicação. Portanto, as sintéticas costumam ser a melhor opção para evitar algum desgaste do papel depois.

quarto decorado com papel de parede em tons de bege e marrom
Quartos podem precisar de papéis de parede que dão um teor romântico ou de aconchego. Imagem: de dit26978 no Freepik.

Tendências de papéis de parede

Há algumas opções de papéis que serão tendência durante alguns anos. Então, ao fazer uma nova aplicação, conhecer o que está na moda pode ser ideal para ajudar na escolha. Além disso, é ótimo para quem deseja ter uma decoração bem bonita, assim os mais populares são:

  • Estampas;
  • Geométricos;
  • Liso com efeito;
  • Natureza.

A aplicação fácil junto com a variedade de cores e estampas, é o que dá mais chances de atender as tendências. Por isso, os papéis sempre estão em alta e dá para combiná-los com ideias para decorar sua casa dos próximos anos.

papel de parede com textura lisa
A textura lisa nos papéis de parede são um ponto dentro da tendência atual. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Papel de parede liso com efeito

É normal que as cores neutras sejam usadas como coringa para o design de interiores. Portanto, apostar em suas variações é a nova tendência para criar uma decoração bonita. Além disso, ainda tem alguns modelos prontos para serem pintados que também serão úteis e ganharão destaque.

A ideia é que tenha texturas diferentes e que sejam produzidas em vários tipos de materiais. Por exemplo, algumas opções podem imitar tecidos ou tinta, que são mais ásperas. Dessa forma, basta procurar quais são os estilos que mais se adequam para sua casa.

banheiro decorado com papel de parede em tons de verde
Ambientes com papéis de parede sempre devem ter itens decorativos que combinem. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Estampa de natureza

Trata-se de uma moda que sempre volta, por mais que pareça que esses papéis de parede não serão mais usados. Dessa forma, mesmo com o passar do tempo e com o desuso em que caiu, as estampas de natureza irão voltar. Contudo, o ambiente para encaixá-las precisa ser o mais adequado possível e combinar bem a decoração.

Um dos estilos que mais será usado, é a estampa com folhas de costela de adão ou palmeiras. Então, pode ser utilizado em cantos de sala de estar, para deixá-los bem marcados. Além disso, é ótimo para dar um toque com grande estilo nos quartos e até mesmo colocar um limite em espaços.

Dá para aproveitar a moda e usar o máximo de imaginação possível com elas. Por fim, os estilos florais também terão bons destaques com essas tendências.

sala com papel de parede simulando algo parecido com mármore
Os papéis de parede são fáceis de remover e também têm grande durabilidade. Imagem: de vanitjan no Freepik.

Remoção dos papéis de parede

O lado positivo é que sempre que se cansa de algum papel, a sua retirada é fácil. Assim, acaba por ser melhor do que remover alguma pintura das paredes. Portanto, para retirar toda a cobertura sem que passe por problemas, pode usar:

  • Água;
  • Sabão em pó.

É preciso ter uma espátula para ajudar na remoção e deve ser feito com cuidado. Além disso, o ideal é sempre começar com um puxão na ponta do papel. 

Dá para sempre manter os seus papéis de parede atualizados e mudar a decoração da casa quando quiser. Então, é ótimo para inovar e usar a criatividade para fazer várias combinações diferentes para o ambiente.

A durabilidade desses papéis é bem grande e pode levar de cinco a sete anos para precisar de troca. Por isso, apesar dos gostos pessoais, não é preciso se preocupar com a troca a cada ano. É uma ótima maneira de economizar dinheiro e deixar sua casa bem decorada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.