Ansiedade tem cura? Aprenda mais sobre essa doença tão famosa

Saber se a ansiedade tem cura é algo que faz parte de quem sofre com o problema. Aliás, vale dizer que essas pessoas não são poucas, já que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Portanto, é crucial saber isso e como aliviar a ansiedade sintomas.

A ansiedade tem cura?

De acordo com a Dra. Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade não possui cura. Ainda assim, é possível que o paciente consiga viver sem nenhum tipo de sintoma.

Quando isso acontece, o caso é classificado como em remissão, já que não há mais episódios. Entretanto, vale lembrar que isso não é o que ocorre com todos os pacientes.

Transtorno com prognóstico variável

Segundo Érika Mendonça, não dá para dizer exatamente como cada pessoa poderá viver. Afinal, há situações em que o tratamento durante um tempo é o suficiente para viver sem novos episódios.

Isso não é regra, no entanto, visto que existem aqueles que acabam sofrendo com novas crises. Além disso, existem pacientes que não conseguem ter uma vida normal sem uso de remédios.

Depois de saber se a ansiedade tem cura, para que serve o tratamento?

A Dra. enfatiza que o tratamento visa reduzir o máximo possível os sintomas. Nesse sentido, mesmo que tudo corra bem no processo, não é garantia de remissão.

Isso acontece porque existem outros fatores que podem afetar o quadro, como a predisposição genética. Um detalhe que faz total diferença é o estilo de vida do paciente.

mulher com blusa preta de manga comprida sentada com um notebook na sua frente. Suas mãos estão rosto, dando uma ideia de preocupação ou estresse
Legenda: Saber se a ansiedade tem cura é crucial para pessoas que estão sem rumo. Imagem de Anna Shvets no Pexels.

O que a ansiedade pode causar no corpo?

Não dá para dizer que a ansiedade tem cura ainda, mas o tratamento ajuda muito. A princípio, algo que também ajuda é saber o que ela pode causar no seu corpo. Dito isso, alguns efeitos são:

  • Dores no peito;
  • Enjoo;
  • Falta de ar;
  • Coração acelerado;
  • Tensão muscular.

Vale dizer também que esses não são os únicos que podem se manifestar no paciente. Por exemplo, há quadros em que a pessoa sente dor de barriga, além de umidade nas mãos e nos pés.

Os piores entre os sintomas

Ao abordar a ansiedade, existem características que são consideradas as piores sobre o problema. Insônia, preocupação excessiva, ganho ou perda de peso são alguns dos mais notáveis.

Quais são os sintomas psicológicos?

De modo geral, os mais comuns são medo, falta de foco, exaustão e angústia. Vale citar também outros como esgotamento mental, inquietação e uma tendência a ter pensamentos catastróficos.

mulher de cabelo na altura do ombro sentada com a mão no queixo parecendo triste e, ao seu lado, há uma mulher de cabelo cacheado com a mão sobre o seu ombro consolando-a
Legenda: Não dá para dizer que ansiedade tem cura, mas os sintomas podem ser reduzidos com terapia. Imagem de Liza Summer no Pexels.

A ansiedade tem cura ou tem controle?

O mais correto é dizer que a ansiedade tem controle devido às possibilidades de tratamento. Esse costuma ser o caso em que o problema passa do nível normal. A partir disso, é preciso que um profissional intervenha.

Quais são as causas da ansiedade?

A psiquiatra Flávia Schueler cita alguns fatores que podem gerar crises de ansiedade em alguém. Ou seja, não é algo que possui apenas uma única causa e várias se relacionam com o estilo de vida. Alguns exemplos são:

  • Dor crônica;
  • Excesso de trabalho;
  • Abusos físicos;
  • Privação de sono;
  • Abusos emocionais.

Outro problema que a médica psiquiatra cita são os transtornos de pânico. Em resumo, eles derivam da ansiedade e podem durar em torno de 10 minutos. Os motivos podem ser trauma emocional, esforço físico ou excitação.

Não dá para dizer que ansiedade tem cura, mas há caminhos para fazer o controle

Além do tratamento, há como tentar fazer o controle do transtorno com alguns hábitos. Um deles é investir mais no autoconhecimento e outro é organizar melhor sua rotina. Por último, é crucial não levar em conta os seus pensamentos negativos.

Quais as melhores dicas para ajudar no controle da ansiedade?

Como muitas causas de ansiedade estão ligadas à rotina, o ideal é mudar certos costumes pelo bem da sua saúde mental. Assim, veja a seguir algumas dicas sobre isso que podem contribuir para não ter mais crises:

  • Melhore sua alimentação;
  • Pratique atividades físicas;
  • Estimule algum hobby;
  • Tente evitar o consumo de drogas, como álcool ou tabaco;
  • Aprenda a ter controle sobre sua respiração.

Outro detalhe que você deve se atentar é em relação às bebidas, como o café. A princípio, ele pode ser um aliado para dar aquela energia em alguns momentos. Entretanto, ele tem potencial de estimular a sua ansiedade se for consumido em excesso.

Todo cuidado com ansiedade é pouco

Como deu para ver, a ansiedade é um problema muito sério devido aos problemas que causa. Dessa maneira, todo tipo de cautela com essa doença é necessária nos dias atuais.

Hoje não dá para falar que ansiedade tem cura, mas e quanto ao futuro?

A cura pode não existir ainda, mas os estudos sobre o transtorno são feitos constantemente. Então, já dá para entender como o cérebro funciona nesse caso e isso pode ser o caminho para tratamentos cada vez melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.