Óleo de laranja: para que serve e 10 benefícios

O óleo de laranja é um aliado durante o período menstrual contra dores e má circulação, além de outros benefícios

O óleo de laranja é um dos mais conhecidos na aromaterapia, tanto pelo seu valor acessível, como por sua versatilidade. É um óleo essencial muito utilizado durante o período menstrual, para aliviar dores e também para questões emocionais. Então, confira para que serve o óleo de laranja, conheça 10 benefícios, como usar e muito mais.

Óleo de laranja: o que é e para que serve?

oleo de laranja para que serve 1
Foto: Canva Pro

Existem diversos tipos de laranja, mas todos eles pertencem a duas espécies: Citrus Sinensis ou Citrus Aurantium. O primeiro tipo dá origem ao conhecido óleo essencial de laranja doce e concentra os tipos de laranja lima, bahia e pêra. Já a Citrus Aurantium dá origem ao óleo de laranja azeda a partir da casca e da polpa, enquanto de suas flores é extraído o precioso óleo essencial de néroli, muito utilizado na perfumaria.

Tanto o óleo essencial de laranja doce, como o de laranja azeda são extraídos da mesma forma, a partir de prensagem a frio da casca e em alguns casos da polpa também. Contudo, o óleo essencial de laranja doce é fabricado a partir de frutos maduros, enquanto o de laranja azeda com os frutos verdes. Da laranja azeda, ainda, é extraído o óleo das folhas da árvore, conhecido como Petitgrain, também muito utilizado na perfumaria.

Contudo, o óleo de laranja doce é o mais conhecido e mais utilizado, por isso, vamos nos concentrar nos seus benefícios. Além de ter diversos usos, especialmente para o emocional, também é considerado um dos óleos essenciais mais seguros. Não há registros de toxidade do OE, nem de interações medicamentosas. É um ótimo óleo essencial para conhecer os benefícios da aromaterapia.

Óleo de laranja: para que serve? Conheça 10 benefícios

  1. Favorece a circulação sanguínea: absorvido rapidamente pela pele, este OE auxilia na circulação sanguínea, aliviando a sensação de formigamento e outros sintomas da má circulação;
  2. Diminui os níveis de colesterol ruim: o OE de laranja doce é capaz de reagir com lipídios e dissolver o colesterol LDL, conhecido como o colesterol ruim;
  3. Tonifica a pele: faz um lifting facial, melhora a textura da pele, além de uniformizar a textura da pele. Ideal para reduzir a celulite;
  4. Diminui a percepção de dores: além de ser antiespasmódico, o que contribui para o alívio de dores de lesões ou cólicas menstruais;
  5. Reduz inchaços: eficaz contra inchaços causados durante o período menstrual ou durante a drenagem linfática. Também diminui inchaços intestinais em massagens na região;
  6. Adstringente leve: ideal para peles secas, sensíveis ou mistas. Deve ser utilizado em blends com óleos vegetais ou cremes, sempre diluído.
  7. Antioxidante: previne o stress oxidativo e o envelhecimento precoce;
  8. Reduz poluentes do ambiente: quando colocado no difusor de ambientes, enriquece a atmosfera com as moléculas do OE, reduzindo alguns poluentes e auxiliando a respirar melhor;
  9. Reduz o stress: rico em d-limoneno, o OE de laranja doce é muito benéfico para o emocional. Reduz o stress, é coadjuvante no tratamento da depressão e traz ânimo;
  10. Fortalece o sistema imunológico: estimula a produção de glóbulos brancos, o que fortalece este sistema. Contudo, um sistema imunológico forte depende de outros fatores além deste.

Como usar óleo essencial de laranja?

oleo de laranja para que serve
Foto: Canva Pro

Para fazer um tratamento com óleo essencial, o mais recomendado é procurar um profissional capacitado para te atender. Contudo, o óleo essencial de laranja é bastante seguro para ser utilizado em casa, desde que em usos pontuais e da maneira correta. Então, confira as principais formas de uso:

Como usar óleo essencial de laranja no rosto?

O uso tópico do óleo essencial de laranja deve ser feito sempre com diluições. No rosto, ele pode ser utilizado diluído em um óleo vegetal recomendado para o seu tipo de pele. Este óleo deve ser 100% vegetal e não refinado. Os óleos de semente de uva, jojoba, girassol, entre outros, são muito benéficos para a pele. Então, pegue uma colher do óleo de sua preferência e dilua entre 2 e 4 gotas do OE de laranja. Basta aplicar no rosto limpo antes de dormir e lavar antes de se expôr ao sol. O óleo de laranja pode manchar a pele em contato com o sol, portanto, prefira usar durante a noite.

O OE de laranja serve para tonificar a pele do rosto, uniformizar poros, clarear manchas, além de ser um adstringente leve ideal para peles mais sensíveis.

Em massagens

O uso tópico em qualquer região do corpo deve ser diluído também. As massagens podem ser feitas com o intuito de relaxar e obter benefícios emocionais, aliviar dores ou favorecer a circulação. Para isso, dilua até 10 gotas do OE em 2 colheres de óleo ou manteiga vegetal. Aplique na região e massageie. Utilize durante o fim de tarde ou noite, para não correr o risco de manchar a pele com exposição solar.

Via inalatória

Uma das maneiras mais simples de obter os benefícios dos OEs é pela inalação. Desta forma, é possível se beneficiar de suas propriedades antioxidantes e emocionais. Para isso, você pode tanto utilizar no difusor de ambiente, quanto no colar difusor. Se não tiver nenhum destes itens, pingue 1 gota em um algodão ou papelão, feche os olhos e inale durante 3 ou 5 minutos. Antes de inalar pela primeira vez, permaneça durante menos tempo para observar possíveis reações ao OE.

Óleo de laranja pode ser ingerido?

Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos, mas para esse tipo de tratamento é sempre recomendável a indicação profissional. Somente um aromaterapeuta poderá avaliar o seu caso individualmente e receitar a quantidade necessária, formas de diluição e tempo de tratamento. Desaconselhamos a ingestão de óleos essenciais sem o devido acompanhamento.

Como fazer óleo de laranja?

  1. Seque um punhado de cascas de laranja no sol e pique;
  2. Em seguida, coloque as cascas em um recipiente de vidro e acrescente um óleo vegetal 100% virgem de sua preferência até cobrir as cascas;
  3. Depois, leve para uma panela com água e deixe em banho-maria durante 15 minutos;
  4. Por fim, basta coar e armazenar em um pote de vidro e em local escuro.

Para fazer um óleo essencial em casa é preciso ter os itens necessários. Contudo, cítricos como a laranja proporcionam ótimas receitas caseiras como essa. O resultado não é um óleo essencial, mas um óleo de laranja bem concentrado e também repleto de benefícios.

 

+ Óleo essencial de lavanda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.