5 exercícios de respiração para dormir melhor
A respiração é mais importante para o organismo do que imaginamos e respirar de forma consciente pode te ajudar a adormecer rapidamente e ter um sono restaurador
Podemos ficar muito tempo sem água ou alimento, mas já parou para pensar que não conseguimos ficar mais do que poucos segundos sem respirar? A respiração é muito importante para o nosso organismo e regula diversas funções do nosso corpo, incluindo os hormônios responsáveis pelo sono e pelo stress. Não é à toa que os exercícios de respiração para dormir são grandes aliados contra a ansiedade e atuam regulando os níveis de cortisol, o hormônio que produz o stress.
Por isso, selecionamos 5 exercícios de respiração para dormir que vão te ajudar a aliviar a ansiedade neste momento e aquietar a mente. Mas atenção, se a ansiedade e a dificuldade em dormir persistirem, procure orientação médica.
1. Respiração abdominal para aliviar a ansiedade
Também conhecida como respiração profunda, a respiração abdominal é uma das mais simples de serem feitas e por isso é tão indicada para a ansiedade. Mesmo quando está difícil se concentrar, essa respiração pode ser feita para manter a atenção no presente. Nesta técnica, que é muito utilizada no yoga, você precisará fazer movimentos apenas com o abdômen.
- Deite-se e posicione as mãos levemente em cima do abdômen, pois assim pode sentir o movimento e ter mais facilidade para se concentrar;
- Então, comece a inspirar e expirar o mais lentamente que conseguir, de forma confortável;
- Inspire e expire fazendo movimentos com o abdômen durante alguns minutos;
- Se ainda estiver difícil de se concentrar; conte 1 para a inspiração e 2 para a expiração.
No vídeo acima, você pode aprender outra forma forma de observar se está respirando com o abdômen. Utilize bloquinhos ou livros para observar os movimentos do seu corpo durante a respiração para treinar.
2. Respiração quadrada (Sama Vritti)
A Sama Vritti também é uma respiração tradicional no yoga e que pode ser feita antes de dormir para aquietar os pensamenos. Sama significa “igual” e vritti, “modificações”. Nesta respiração é preciso se concentrar não apenas na entrada e saída de ar, mas também aos intervalos entre os dois movimentos. Veja como fazer passo a passo.
- Inspire pelo nariz contando até 4;
- Então, com os pulmões cheios de ar, retenha o ar contando até 4;
- Expire contanto até 4 novamente;
- Pause durante 4 segundos com os pulmões vazios;
- Repita 10 ciclos de respiração para aquietar os pensamentos e dormir melhor.
Essa respiração funciona melhor quando é guiada, portanto, este vídeo pode te ajudar a se acalmar rapidamente. Dê play no vídeo e veja como respirar pode acalmar sua mente agitada antes de dormir.
3. Técnica 4 7 8 para dormir em 1 minuto
Criada pelo doutor Andrew Weil, essa técnica de respiração funciona melhor quando é feita ao acordar e também antes de dormir. Se trata de uma respiração que deve ser feita diariamente para que funcione melhor a longo prazo. A respiração pode ser feita em pé, deitada com a barriga para cima ou sentada, desde que a coluna esteja ereta e com os pés tocando o chão. É importante estar confortável antes de fazer.
- Coloque a ponta da língua atrás dos seus dentes superiores, logo no início do céu da boca;
- Então, solte todo o ar dos seus pulmões pela boca, sem tirar a língua da posição;
- Depois, inspire pelo nariz contando até 4;
- Ao chegar ao 4, prenda a respiração contando até 7;
- Então, ao chegar ao 7, solte a respiração novamente pela boca contando até 8;
- O ciclo da respiração 4 7 8 é repetido durante 60 segundos.
Para a respiração ser ainda mais eficaz, encontre a posição que for mais confortável para você e feche os olhos. Dê play no vídeo acima para fazer a respiração de forma guiada.
4. Expiração dobrada
Bem parecida com a respiração quadrada, neste exercício a expiração é mais lenta do que a inspiração. A expiração é feita no dobro de tempo da inspiração, proporcionando calma para a ansiedade e diminuição nos níveis de cortisol. Confira como fazer passo a passo antes de dormir.
- Busque uma postura confortável, com a coluna ereta e feche os olhos;
- Remova qualquer forma de distração;
- Então, inspire pelo nariz durante 3 segundos;
- Depois, retenha o ar durante 3 segundos;
- Em seguida, expire no dobro de tempo, contando 6 segundos;
- Repita o procedimento por 10 ciclos.
Para usufruir dos melhores benefícios da prática, faça esse exercício durante 5 minutos, quando se sentir confortável para fazer. Você também pode evoluir a prática quando seus pulmões estiverem mais treinados. Para isso, expire sempre no dobro do tempo da inspiração. Ou seja, se você inspira em 4, expire em 8 e assim sucessivamente. Veja mais detalhes no vídeo.
5. Respiração alternada
Por fim, a respiração alternada é um dos exercícios de respiração para dormir mais indicados. Isso porque, ao alternar o ar que entra e sai pelas narinas, há um equilíbrio no corpo. Também conhecida como nadi shodhana, seu nome em sânscrito, essa é uma respiração que acalma e eleva a mente para estados interiores. Assim, ajuda a focar no presente e dormir melhor. Veja como fazer.
- Sente-se em postura meditativa e repouse a mão esquerda em cima do joelho esquerdo;
- Então, leve a sua mão direita em direção ao rosto e dobre os dedos indicador e médio;
- Depois, tape a narina direita com o polegar e inspire apenas pela narina esquerda;
- Na sequência, tape a narina esquerda com anelar e mindinho;
- Então, libere a direita e expire por ela;
- Repita a respiração durante 10 ciclos.
Dentes os exercícios de respiração para dormir apresentados, esse é o mais complexo. Por isso, treine algumas vezes antes de começar o ciclo. Faça a respiração sempre de forma guiada com os vídeos para se orientar e fazer corretamente.
+ Pranayama – conheça mais exercícios do yoga e saiba os benefícios.