Transtorno de Ansiedade Social, sintomas e como tratar a condição

Ansiedade social é um medo de se relacionar com outras pessoas por receio de julgamento. Mas, ela pode ser percebida e tratada de forma certa com um profissional. Dessa forma, veja o que é, as causas, a ansiedade sintomas e como pode ser tratada.

O que é ansiedade social?

A ansiedade social é o medo de ser julgado ao estar em contato com outras pessoas. Por isso, quem sofre disso tem sérios problemas em lidar com vínculos pessoais e profissionais.

Essa condição pode aparecer ao final da infância e se agravar na fase adulta. Então, a pressão causada pela necessidade de mais interação pode, de fato, piorar o quadro de ansiedade.

Problema em vínculos

A interação social é afetada por ter medo do que os outros vão pensar. Mas, quem sofre dessa fobia ainda consegue ter amigos e uma relação familiar estável. O maior problema aparece quando é preciso um esforço maior para esse convívio.

Quais os sintomas da ansiedade social?

Como em outros transtornos, a ansiedade social também apresenta sintomas físicos, mentais e de atitudes. Então, é preciso entender os sinais para conseguir perceber melhor e resolver a situação:

  • Medo e nervosismo;
  • Náusea ou tontura;
  • Isolar-se das pessoas;
  • Evitar chamar atenção.

A maioria dos sinais tem relação direta com o medo ou receio de ser julgado. Mas, alguns são preventivos e aparecem antes mesmo do medo, como se isolar dos outros.

Evitação constante

Como sintoma mais evidente, evitar contato é o que mais complica a vida social. Já que, a pessoa tem um medo além do comum de ser mal avaliada. Como exemplo, uma entrevista de emprego ou reunião no trabalho podem ser uma verdadeira tortura.

homem loiro sentado em uma sala de estar, seu braço está apoiado na mesa e ele segura sua cabeça como se estivesse preocupado
Legenda: A solidão é uma escolha comum para quem sofre de ansiedade social. Imagem de Andrew Neel no Pexels.

Diferença de outros casos

A Ansiedade social se parece com outros problemas sociais como a timidez ou ansiedade generalizada. Mas, é possível ter o diagnóstico por meio da conversa com um profissional da área.

Não só timidez

Muitos confundem essa condição com a timidez, que é um desconforto frente a uma nova interação social. No entanto, ela some durante a vida ou com o passar da atividade difícil. Mas, a ansiedade apresenta incômodo a todo momento.

Social e generalizada são diferentes

A ansiedade generalizada é uma apreensão exagerada que não é só na área social. Por isso, a diferença principal é que uma tem fobia específica na interação com outras pessoas e a outra, como o nome já diz, é generalizada.

As causas do problema

Como em outros problemas, a ansiedade social também tem um início ou razão. Logo, existem possíveis causas ou um conjuntos delas que podem gerar essa fobia:

  • Rejeição social;
  • Medo baseado em outras situações;
  • Baixa autoestima;
  • Excesso de cobrança na infância.

No geral, elas são uma combinação de fatores que fazem a pessoa ter essa ansiedade. Mas, não é certo afirmar com certeza o motivo de um caso ou outro. Já que, cada um tem problemas específicos e condições próprias que não são iguais.

mulher de cabelo preto de sentada com os braços apoiados nos seus próprios joelhos e expressão triste
Legenda: A baixa autoestima gera complicações e muitas vezes a ansiedade social. Imagem de Engin Akyurt no Pexels.

Quais os tratamentos?

Eles são a terapia e uma mudança para hábitos mais saudáveis, por exemplo. Quando o terapeuta da área faz o diagnóstico, ele passa um tratamento próprio para tal. Logo, o paciente irá cumpri-lo, de acordo com o seu caso.

A terapia visa entender os problemas do paciente pela conversa para chegar nas causas. Então, essa é uma opção muito indicada por seu grau de ajuda na ansiedade social.

Procure ajuda

Só um terapeuta preparado para essa condição pode fazer o diagnóstico e o tratamento. Por isso, é preciso procurar ajuda para tratar, caso contrário a ansiedade irá persistir ou crescer.

Como conviver com a ansiedade social?

É possível conviver com a ansiedade social de algumas formas, a fim de ter um estilo de vida saudável. Então, veja algumas dicas para lidar com essa condição em sua vida:

  • Escrita terapêutica;
  • Atividade física;
  • Fazer terapia;
  • Meditar para relaxar;
  • Realizar um dos tipos de yoga que existem.

As técnicas ajudam a evitar e aliviar os sintomas da ansiedade que podem ser frequentes. Mas, nada substitui o serviço de um terapeuta com o tratamento certo para seu problema. Por isso, não hesite em procurar ajuda para seu caso e vá o quanto antes.

Entender para conviver

Saiba que é muito importante conhecer os gatilhos de uma crise para ter mais controle da situação. Então, é claro que entender o que se passa é relevante para melhorar o quadro presente e evitar um no futuro.

A ansiedade social é um problema real que precisa de ajuda terapêutica para ser resolvido. Mas, há algumas técnicas que também podem ser úteis nesse caso de fobia. Por fim, a Organização Mundial de Saúde fala da necessidade de transformar a saúde mental e dar ainda mais atenção a esse tópico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.