Mesa de Natal: como montar a sua + 25 inspirações

Saiba como decorar sua mesa de Natal de forma simples, com frutas, velas e muito mais

0

O Natal certamente é uma das celebrações mais especiais do ano. É o momento em que se reúne a família, amigos e pessoas queridas, além de decorar a casa com enfeites lindos. Além das decorações natalinas por toda a casa, a mesa de Natal decorada faz toda a diferença na celebração. E ao contrário do que muitos podem pensar, ela não precisa ser cara e pode ser muito simples.

Por isso, saiba como montar a sua, os tipos de serviço utilizados, além de conferir 25 ideias lindas.

Mesa de Natal: conheça os tipos de serviço

Antes de saber como montar a sua mesa, é preciso saber que há diferentes formas de servir o jantar de Natal, as quais chamamos de “serviço”. As principais formas utilizadas no Brasil são o serviço americano e a mesa posta e cada uma delas tem regras diferentes. Mas não é preciso se preocupar, pois você pode adaptar com o que você tem em casa. Entenda mais sobre cada uma delas e veja qual é a melhor para o seu jantar.

Mesa posta

Foto: reprodução/ A Wonderful Thought

A mesa posta é um tipo de serviço em que os pratos, talheres e copos permanecem no local onde cada convidado irá se sentar. Esse tipo de serviço também é bastante decorado, já que a mesma é composta apenas pelos utensílios e decorações temáticas. Ou seja, a comida não vai na mesma mesa em que as pessoas estão sentadas. É preciso organizar os pratos em um balcão ou mesa próxima, para que as pessoas possam se servir. É o tipo de serviço ideal para quem tem louças bonitas e padronizadas.

Dica: prefira a mesa posta para menos pessoas, em que todas possam se sentar na mesma mesa.

Serviço americano

Foto: reprodução/ Zoraia Lahude

Mais simples que o anterior, esse serviço é também ideal para as celebrações maiores. O serviço americano é apresentado em formato de buffet, ou seja, uma mesa onde estão as comidas e os utensílios para se servir. É ideal para quando os convidados estão acomodados em mesas separadas. Na mesa onde estão os pratos é possível colocar decorações simples, que não atrapalhem a se servir. Já nas mesas onde os convidados se sentarão, coloque um centro de mesa. Simples e funcional.

5 dicas de como montar sua mesa de Natal

  1. Prepare de acordo com o número de convidados: o tipo de serviço deve sempre ser escolhido de forma a deixar os convidados mais confortáveis.
  2. Separe suas louças: faça o possível para usar louças iguais. Mesmo que elas sejam mais simples, é bem mais interessante utilizar louças iguais para todos os convidados.
  3. Separe decorações que já tem: bolas de Natal que não foram para a árvore, festão, estrelas e demais decorações natalinas podem ser colocadas na mesa para improvisar com o que você já tem. Separe todas as suas decorações e veja quais delas combinam entre si
  4. Use uma paleta de cores: você não precisa se prender as cores clássicas do Natal, mas precisa decidir uma paleta de cores. É ela quem direciona a sua decoração para um resultado mais harmônico.
  5. Menos sempre é mais: quanto menor o ambiente, menores devem ser as decorações. Então, nada de lotar a mesa principal com decorações que atrapalham. Na dúvida, use pouca decoração.

Agora que você já conferiu algumas dicas de como montar a sua mesa de Natal, veja algumas inspirações para ter mais ideias. Selecionamos 25 fotos de mesas lindas para inspirar a sua.

Mesa de Natal simples

Você não precisa investir muito em decoração para ter uma mesa linda e decorada para o Natal.

mesa de Natal
@casinha_da_geysa
mesa de Natal
@clubemesapostaamazonense

Para uma celebração em poucas pessoas, direcione as comidas para um canto da mesa e deixe a outra parte para a mesa posta.

@aracellymartins

E você pode improvisar uma decoração linda com galhos de pinheiro naturais e velas.

mesa de Natal
@lardecoramado

E que tal customizar a sua toalha de mesa? Para essa ideia foi utilizada apenas fita decorativa e flor artificial.

@lucianasaffaro

Mesa de Natal com frutas

A mesa de Natal com frutas é um clássico no Brasil. O clima quente de verão combina perfeitamente com uma mesa tropical com frutas. Na ceia de Natal, ela pode ser montada em formatos decorativos temáticos. Veja algumas ideias:

mesa de Natal
Foto: reprodução/ Larissa Sampaio
Foto: reprodução/ Guia Tudo Festas

Mas ela também pode ser montada de formas mais simples. A mesa de frutas substitui as sobremesas ou pode ser servida durante a noite toda.

Foto: reprodução/ Steemit

Use taças e tigelas que você já tem para dispôr as frutas e fazer uma linda decoração.

mesa de Natal
Foto: reprodução/ Viva Decora

E os espetinhos de frutas são bastante práticos, além de fáceis de montar.

Foto: reprodução/ Muito Chique

Centro de mesa

O centro da mesa de Natal é uma decoração que se destaca das demais, seja pelo seu tamanho ou formato ou apenas por estar localizada ao centro.

Na mesa posta, essa decoração pode ser um caminho contínuo por toda a mesa:

@fatofita
@unihome_

O centro de mesa é indispensável para as mesas dos convidados, quando eles são em maior número. E você pode usar um item artesanal que fica um charme.

@atelierpintborde
@charmsdemesa

Decorações minimalistas para quem acredita que menos é mais.

mesa de Natal
@home.by.tathy

 

Velas na mesa de Natal

As velas são opções de decorações super acessíveis e que ficam um charme. Sem gastar muito você pode colocar velas longas como centro de mesa ou velas pequenas em pontos estratégicos. Veja algumas ideias de como usar as velas. Elas deixam tudo mais aconchegante.

mesa de Natal
@mesaevinho
@home.by.tathy
mesa de Natal
@lucianasaffaro

Se o calor das velas tradicionais incomoda, que tal usar as velas de led? Tão lindas quanto e sem a possibilidade de causar acidentes.

@lardecoramado

As velas coloridas com as cores do Natal deixam sua mesa ainda mais natalina, experimente.

@morar_chic

Use decorações em vermelho

A cor mais clássica do Natal é o vermelho e se você deseja uma mesa bem clássica, tem que ter na sua. Pode ser na louça, toalha ou detalhes da decoração. Veja ideias.

mesa de Natal
@inspiresuafesta

Vermelho e verde para complementar a decoração clássica.

mesa de Natal
@bemservido_
@artemesalinda

Você pode investir em vários detalhes vermelhos, se gosta muito da cor.

@fatofita

Ou em pequenos pontos vermelhos, apenas para trazer o espírito natalino para a sua mesa.

@danicavazim

Como fazer uma decoração simples na mesa de Natal?

As decorações para a mesa da ceia não precisam ser difíceis e podem sim ser muito econômicas. Este vídeo traz três dicas bastante simples de como fazer a decoração. A primeira é a de pintar pinhas com spray metalizado, nas cores dourado, rosé ou ainda, no prata. Então, você pode usar as pinhas para decorações diversas, como por exemplo, colocar em uma taça virada para baixo. As velas também são decorações econômicas e que combinam com tudo. Quer saber mais detalhes, assista o vídeo.

+ Como fazer biscoito de Natal

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes