Como eliminar formigas das plantas com métodos caseiros

Saiba identificar o tipo de formiga, veja por quê elas aparecem e como eliminar de forma natural

Seja no campo ou na cidade, em casa ou apartamento: as formigas sempre dão um jeito de aparecer nas plantas. Isso não acontece por acaso e saber o que leva as formigas a aparecerem pode ser um indicativo de como lidar com o problema. Por isso, aprenda a identificar as causas, os tipos de formigas e dicas de como eliminar formigas das plantas naturalmente.

Por quê aparecem formigas nas plantas?

No geral, as formigas não apresentam grandes problemas para a maioria das plantas, mas é preciso saber porque elas aparecem. A presença das formigas comuns pode indicar outros problemas como pulgões e cochonilhas e estes sim podem causar problemas para a sua planta. As formigas se alimentam dos excrementos dos pulgões e cochonilhas, por isso o aparecimento delas está ligado aos dois problemas. Tenha atenção aos sinais: pulgões são pequenos pontos pretos, já as conhonilhas formam penugens brancas no caule e atrás das folhas.

Já as formigas cortadeiras, aquelas que cortam as folhas e carregam para seus formigueiros, indicam outro problema. Pode ser que o solo esteja com falta de matéria orgânica. Quanto mais pobre o solo em matéria orgânica e mais compactado, mais formigueiros vão surgir na região. Cuide do solo e elas desaparecerão. Cubra o solo com matéria orgânica e diversifique sua plantação.

Como eliminar formigas das plantas de forma natural?

como eliminar formigas das plantas
Foto: Canva Pro

Há várias formas de eliminar as formigas das suas plantas de forma natural. Se você já identificou qual tipo de formiga tomou conta das suas plantas, o próximo passo é lidar com elas. Veja as opções e para qual formiga é indicada.

1. Elimine os pulgões e cochonilhas

Há diversas formas naturais de eliminar essas pragas. O óleo de neem é encontrado facilmente em lojas especializadas para plantas, é natural e muito eficaz contra o problema. Basta borrifar por toda a planta e continuar borrifando para prevenir. Outra opção é o óleo mineral, que pode ser aplicado com uma esponja macia ou algodão. Ainda, é possível diluir detergente em água e aplicar com uma esponja na planta. Eliminando os pulgões e cochonilhas, você eliminará também as formigas.

2. Borra de café

A bora de café é capaz de eliminar as formigas por dois motivos. Além de afastar as formigas, ela também enriquece o solo em matéria orgânica. Enriquecendo o solo com matéria orgânica, as cortadeiras deixam de ser um problema. Para isso, basta forrar o solo com 1cm de borra de café. Pode ser utilizada tanto em vasos, quanto diretamente no solo. A borra de café também ajuda a manter o solo úmido por mais tempo. Mas atenção, utilize borra de café sem açúcar, caso contrário, vai atrair ainda mais formigas.

3. Vinagre

O vinage deve ser diluído em proporções iguais com água. Em seguida, transfira para um frasco borrifador e aplique em toda a planta e também no substrato. Pode ser aplicado semanalmente para manter as formigas longe das suas plantas.

4. Cal ou talco no solo

Se há muitas formigas, uma opção é aplicar cal ou talco diretamente no solo. Mas neste caso pode ser necessária a ajuda de alguém especializado em solos e plantas, pois o cal e o talco tendem a alterar o pH do solo. Você provavelmente já viu troncos de árvores pintados de branco, não é mesmo? Essa pintura é feita com o cal e evita justamente a presença de formigas nas árvores. É uma estratégia antiga para manter as formigas longe.

5. Gergelim

As sementes de gergelim também fazem parte das formas naturais de como eliminar formigas das plantas. Para isso, basta colocar sementes de gergelim no solo ou próximas do vaso. Assim, as formigas cortadeiras vão levar as sementes para os formigueiros. Elas vão criar um fungo que vai exterminar as formigas. Não é a melhor forma de lidar com o problema, por isso, tenha essa como a última dica se as demais não funcionarem.

Como proteger as plantas das formigas?

Além das receitas caseiras, é possível proteger as suas plantas criando barreiras físicas para que as formigas não consiga chegar até a planta. Os pés das formigas não possuem habilidade para escalar superfícies macias e com pelos. Portanto, crie um cercadinho com lã ou outro tecido felpudo, como se fosse uma polaina para a planta. Você pode encapar o vaso com este tecido ou fazer uma cerca, caso ela estiver no solo. Assim, as formigas cortadeiras vão desistir da sua planta e procurar outra fonte de alimento.

Como eliminar formigas das plantas frutíferas

como eliminar formigas das plantas 2
Foto: Canva Pro

Formigas em plantas frutíferas quase sempre indicam a presença de pulgão ou cochonilha. Por isso, a melhor opção é investir em receitas para acabar com este problema. Veja como fazer uma misturinha caseira e eliminar as pragas das suas mudas frutíferas:

  1. Pegue um recipiente com capacidade para pelo menos 500 ml. Então, coloque 400 ml de água, 50 ml de vinagre de maçã e 50 ml de detergente neutro e misture bem;
  2. Na sequência, passe essa mistura para um frasco borrifador;
  3. Borrife na planta até eliminar as formigas e outras pragas.

Se preferir, a mistura também pode ser espalhada com uma esponja macia no caule e folhas da planta. Observe bem, pois pulgões e cochonilhas costumam ficar escondidos na parte de trás das folhas.

Quais plantas as formigas não gostam?

Outra forma de prevenir o aparecimento de formigas na sua horta ou em seus vasos é ter plantas que as formigas não gostam. Plante hortelã, salsinha ou cravo, pois são plantas que as formigas vão evitar passar por perto de qualquer forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.