Ceia de Ano Novo simples e barata: como montar o cardápio

Para fazer uma ceia de Ano Novo com economia é preciso se organizar e saber com antecedência o que vai fazer. Confira dicas e receitas baratas para fazer

Menos formal que a ceia de Natal, é possível fazer uma ceia de Ano Novo simples e barata para celebrar com familiares ou amigos. Por isso, selecionamos algumas dicas para montar o seu jantar, te falamos o que não pode faltar nessa ceia, além de receitas práticas e muito econômicas de saladas, pratos quentes e sobremesas. Confira e celebre o seu Réveillon com tranquilidade.

Como montar uma ceia de Ano Novo simples e barata?

ceia de Ano Novo simples e barata
Foto: Canva

Apesar de ser um grande evento, muitas vezes com toda a família, montar a ceia de Ano Novo pode ser bem simples. Para isso, é preciso organizar cada detalhe, pois só assim é possível economizar de verdade. Então, veja essas dicas para uma ceia deliciosa, simples e com economia.

Número de pessoas

Procure saber o número de pessoas com antecedência, pois assim evita o desperdício de alimentos. É interessante que os convidados confirmem a presença, pois assim você pode se organizar para bolar o cardápio, fazer as compras e resolver outros detalhes.

Coloque no papel o que vai comprar

Sabendo o número de pessoas que vai comparecer, coloque no papel tudo que vai comprar. É o momento de decidir qual será o cardápio e anotar tudo que precisa. Assim você pode saber qual será a faixa de gastos, para se programar financeiramente para as compras.

Faça as compras com antecedência

Nada de deixar para comprar na véspera, pois além de encontrar filas, você também corre o risco de pagar mais caro. Então, compre os itens não perecíveis com a maior antecedência possível. Já as frutas, verduras e demais alimentos frescos devem ser comprados na semana da ceia, com 2 ou 3 dias de antecedência. Comprar antes também te permite pesquisar os preços e garantir a economia. O mesmo vale para a decoração, se você for fazer.

O que não pode faltar na ceia de Ano Novo?

ceia de ano novo simples e barata 2
Foto: Canva Pro

O cardápio de Ano Novo é muito relativo e tudo depende das tradições de cada família. Há pratos clássicos, como a salada de lentilha, relacionada à boa sorte. Contudo, há quem não tenha superstições e prefere montar o cardápio a gosto. Mas trouxemos algumas sugestões do que não pode faltar em uma ceia.

  • Saladas: é interessante ter mais de uma opção de salada. Como o clima é quente neste período do ano, elas são indispensáveis. As saladas também são baratas e simples de fazer. Outros pratos frios como maionese e salpicão também podem ser incluídos nessa categoria.
  • Arroz branco: mais acessível do que um arroz temperado e sempre bem-vindo em qualquer ocasião. O arroz branco não pode faltar como acompanhamento.
  • Diversidade de pratos quentes: a quantidade de pratos quentes depende muito da quantidade de convidados. Mas é interessante ter ao menos duas opções para variar. Você pode servir uma massa, uma carne assada ou mesmo legumes assados que são mais acessíveis.
  • Farofa: um dos pratos mais brasileiros não pode faltar. A farofa é um ótimo acompanhamento, econômica e agrada todos os paladares. E a melhor parte é que você pode colocar o que quiser nela.
  • Bebidas geladas: com o calor, só mesmo muitas bebidas geladas para o sucesso completo da ceia. Tenha água e outras bebidas sem álcool em boa quantidade para os convidados. É interessante calcular 1 litro para cada convidado. Se for servir cerveja, calcule pelo menos 3 latas ou 1 litro por pessoa.
  • Espumante para brindar: seja apenas para o brinde ou para consumir durante a ceia, é interessante calcular a quantidade de 1 garrafa para cada 3 convidados.
  • Frutas da estação: as frutas também não podem faltar na ceia. Opções acessíveis de sobremesa, elas também enfeitam as mesas. Para economizar, compre frutas da estação, como abacaxi, ameixa, manga, lichia, nectarina, melancia e outras.

Agora que você já conferiu algumas dicas para fazer a sua ceia de Ano Novo simples e barata, veja também quais receitas fazer.

Ceia de Ano Novo simples e barata: saladas

As saladas são refrescantes, enfeitam a mesa e são muito econômicas. Você pode fazer apenas uma opção de salada, mas é interessante ter mais de uma, já que elas são bem baratas. Assim você oferece uma mesa completa, simples e sem gastar muito. Saiba como fazer.

Salada de lentilha

ceia de ano novo simples e barata 3
Foto: reprodução/ A Casa Encantada

 

  1. Coloque 500g de lentilha de molho por pelo menos 2 horas. Depois, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficar al dente. Não deixe cozinhar muito. Escorra e deixe esfriar.
  2. Coloque em um recipiente, junte com um tomate picado, 1/2 cebola roxa e cheiro verde.
  3. Tempere com sal, limão e azeite a gosto.

A salada de lentilha é um clássico na ceia de Ano Novo e está ligada à prosperidade. Ela é muito econômica e fácil de ser feita. Se desejar, complemente com pimentão e outros temperos de sua preferência.

Salada tropical

  1. Comece fatiando 1/2 repolho verde. Pique em pedaços menores e reserve.
  2. Então, fatie ou rale uma cebola roxa. Pique um tomate em cubinhos e também uma manga média.
  3. Feito isso, rale uma cenoura grande e junte todos os ingredientes em um refratário ou tigela e reserve.
  4. Para o molho, adicione 200g de maionese em um recipiente, junte 1 caixinha de creme de leite, 1 colher de mel, 1 colher de mostarda, meio limão espremido e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo muito bem.
  5. Por fim, basta adicionar o molho na salada, mexer bem e deixar gelar até servir.

A salada tropical é quando colocamos alguma fruta na salada. Nessa receita é utilizada a manga, mas ela pode ser substituída por uvas passas, abacaxi ou maçã. Veja mais detalhes sobre o preparo no vídeo.

Salpicão de frango

  1. Em uma bacia grande, coloque 1kg de peito de frango cozido e desfiado. Na sequência, junte os demais ingredientes: 1 lata de milho, 1 lata de ervilha, 120g de azeitonas fatiadas, 4 talos de salsão picados, 150g de uvas passas e 3 cenouras raladas.
  2. Então, misture muito bem. Acrescente 1 pacote de batata palha de 120g, adicione 2 potes de maionese de 500g e 1 caixinha de creme de leite.
  3. Mexa muito bem e leve para o refratário onde vai servir. Decore com batata palha por cima e tomatinhos.

Salpicão de frango é refrescante e não pode faltar no seu Ano Novo. Veja como é fácil fazer. A receita rende bastante, você pode fazer apenas metade dependendo do número de convidados.

Ceia de Ano Novo simples e barata: pratos quentes

Entre os pratos quentes, não pode faltar o arroz branco. Mas além dele, podemos preparar arroz temperado, arroz de forno e diversos pratos principais. Aqui, trouxemos algumas receitas simples, fáceis de fazer e bastante econômicas para fazer parte do seu cardápio de Ano Novo. Confira.

Arroz de festa

  1. Pegue a panela de pressão e adicione um fio de óleo ou azeite. Adicione 100g de bacon picado e 200g de linguiça calabresa. Frite tudo ligeiramente e acrescente 1 cebola cortada ou ralada, 2 dentes de alho picados e pimentão picado a gosto.
  2. Misture tudo muito bem até murchar, sempre mexendo para não queimar. Adicione 1 cenoura picada, 1/2 lata de milho, 1/2 lata de ervilha e continue mexendo bem.
  3. Acrescente 2 xícaras de arroz comum e refogue. Acrescente sal, colorau e demais temperos secos que desejar. Cuidado para não salgar demais, pois a calabresa e o bacon já contém sal.
  4. Para cada xícara de arroz, coloque 1 xícara e meia de água. Então tampe sua panela de pressão. Assim que a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 3 minutos.
  5. Deixe a pressão sair naturalmente e sirva.

Arroz de festa feito na panela de pressão é prático e muito econômico, pois não gasta quase nada de gás. Veja o passo a passo completo com dicas no vídeo.

Ratatouille

  1. Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho picados.
  2. Adicione uma lata de tomates pelados, tempere com sal, orégano, cominho e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por 5 minutos, desligue e reserve.
  3. Então, corte duas berinjelas médias em fatias de 0,5cm. Salgue as berinjelas e deixe em um escorredor para que desidratem durante 30 minutos.
  4. Enquanto isso, corte 2 abobrinhas em fatias de 0.5cm e reserve.
  5. Depois, corte 5 tomates em fatias e reserve.
  6. Preaqueça o forno a 180g, lave as berinjelas e coloque para secar. Então, em uma travessa, forre com o molho vermelho.
  7. Depois, vá fazendo camadas de berinjela, tomate e abobrinha, intercalando. Tempere a gosto com sal, ervas, pimenta e regue com azeite.
  8. Por fim, cubra com papel alumínio e deixe assar até os ingredientes ficarem macios, por cerca de 20 minutos.

Essa é uma receita francesa popularizada pelo filme que tem o mesmo nome. É uma receita muito simples e econômica, pois os ingredientes são muito baratos. Os temperos fazem toda a diferença, escolha os que mais gostar e aprenda a fazer no vídeo.

 

Tender

  1. No liquidificador, coloque 1 xícara de abacaxi picado, 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres de mostarda, 1/2 colher de sal, 10 folhas de hortelã e 2 xícaras de suco de laranja. Bata muito bem até ficar homogêneo.
  2. Então, faça cortes laterais no tender, sem afundar a faca, conforme mostra o vídeo. Embaixo, faça furos com um garfo.
  3. Coloque o tender dentro de um saquinho e coloque o tempero que foi feito. Deixe marinar durante 4 horas.
  4. Passado esse tempo, retire do saquinho, coloque em uma assadeira com o molho e espete cravinhos na parte de cima.
  5. Pincele por cima com manteiga e geleia de abacaxi. Leve o tender para assar até dourar.

Tender tem tudo a ver com as festas de fim de ano. A versão agridoce com abacaxi é um clássico fácil de fazer e que fica lindo na sua mesa de Ano Novo. Assista o vídeo para conferir mais detalhes e veja também como fazer um molho suculento para acompanhar.

Sobremesas

Por fim, as sobremesas para adoçar a sua virada. Uma opção interessante é montar uma mesa de frutas, com as frutas da estação. Mas se você prefere um docinho, selecionamos mais algumas receitas que são feitas com ingredientes simples e são bem econômicas. Veja e escolha qual fazer.

Travessa da felicidade

  1. Em uma panela, coloque 2 caixinhas de leite condensado e 6 colheres de amido de milho, mexa bem para dissolver. Depois, coloque 4 gemas, 1 litro e meio de leite e essência de baunilha. Cozinhe até engrossar, em fogo baixo, sempre mexendo. Desligue o fogo e adicione 2 caixinhas de creme de leite.
  2. Deixe o creme esfriar e comece a montar a travessa. Comece com uma camada de creme e vá colocando biscoitos champanhe ou maisena por cima. Depois, coloque morangos picados.
  3. Em seguida, coloque bombons picados e coloque mais uma camada do creme.
  4. Por cima, coloque decorações que você quiser. Coloque uvas cortadas, morangos, chocolate e o que mais desejar.

A travessa da felicidade é uma sobremesa muito interessante para as festas, pois ela rende muito e vai servir bem até mesmo ceias com muitos convidados. Tendo como base o creme branco, você pode montar com frutas da sua preferência  as bolachas que quiser. Veja o passo a passo completo e possíveis substituições no vídeo.

Mousse de gelatina

  1. No liquidificador, coloque 200ml de água quente e 1 envelope de gelatina do sabor de sua preferência. Bata durante 1 minuto para misturar bem.
  2. Depois, coloque 400ml de creme de leite (ou duas caixinhas). Bata bem no liquidificador por mais 1 minuto.
  3. Passe esse creme para uma tigela e leve para o congelador durante 1 hora.
  4. Em seguida, é só desenformar e servir.

Uma sobremesa fácil e muito barata que leva apenas dois ingredientes. Para servir, você pode colocar uma calda, frutas e o que mais desejar para deixar ainda mais delicioso. Veja o passo a passo no vídeo.

Pavê de abacaxi com coco

  1. Em uma panela, coloque 1 xícara de leite vegetal de sua preferência e adicione 3 colher de amido de milho, mexendo bem com o fogo desligado. Depois, acrescente 1 garrafinha de leite de coco, 1/4 de xícara de açúcar e essência de baunilha.
  2. Ligue o fogo e vá mexendo em fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente coco ralado. Deixe esfriar.
  3. Pegue um abacaxi pequeno e corte em cubinhos. Leve para a panela com um pouco de açúcar e cozinhe até ficar macio. Separe da água e deixe esfriar.
  4. Para montar, comece forrando um refratário com o creme. Em seguida, coloque uma camada de bolachas e intercale com o abacaxi. Vá construindo camadas e finalize com o creme.
  5. Leve para gelar e sirva.

Esse é um pavê clássico de abacaxi com coco, em uma versão sem lactose e vegana. Uma sobremesa leve, fácil de fazer e muito econômica. Você pode usar qualquer leite vegetal, inclusive os que são preparados em casa, para economizar ainda mais. Veja o preparo completo no vídeo, além de conferir um merengue opcional para colocar por cima.

 

Bebidas que não podem faltar na ceia de Ano Novo

No Ano Novo estamos no auge do verão, portanto, é de grande importância ter bebidas geladas durante a virada. Tenha água gelada para servir aos convidados e opções sem álcool como sucos e refrigerantes para a noite toda. A água saborizada é uma opção deliciosa, linda e bastante econômica para fazer em casa. Bebidas alcoólicas ficam por conta da preferência de cada pessoa, mas é possível incluir cerveja, vinho e, é claro, espumante para brindar. Uma dica interessante para economizar nas bebidas é comprar no atacado, pois os preços são bem melhores. Evite lojas de conveniência e comprar as bebidas em cima da hora.

Se você gostou deste post, confira também mais opções de receitas econômicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.