15 plantas para jardim resistentes ao sol: opções de flores e folhagens

Quer um jardim lindo e fresco cheio de plantas? Então saiba quais delas gostam do sol pleno e se desenvolvem bem com a luz solar diretamente

Decoras o jardim com plantas nem sempre é uma tarefa fácil, já que é mais difícil controlar a luz e a umidade. Por isso, é preciso saber mais sobre uma planta antes de colocá-la em seu quintal. Assim, você garante todos os cuidados que ela precisa para ter um jardim vivo e bonito. Selecionamos 15 plantas para jardim resistentes ao sol para você ter em casa. Confira e saiba como cuidar de cada uma delas.

Plantas diversas para jardim resistentes ao sol

As plantas para jardim resistentes ao sol são aquelas que não se queimam quando são expostas aos raios solares. Pelo contrário, elas gostam da luz solar em abundância e se desenvolvem plenamente neste ambiente. Veja as ideias de plantas variadas para ter no seu quintal com sol.

1. Espada-de-São-Jorge

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: Canva Pro

Nome científico: Sansevieria trifasciata
Origem: África do Sul
Luminosidade: sol pleno

A Espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais conhecidas no Brasil. Muito comum nos lares brasileiros, especialmente por ser uma planta com muito misticismo. Dizem que a espada é capaz de filtrar as energias negativas do ambiente, vale a pena tentar, não é mesmo? É uma planta muito resistente e que se adapta a diferentes tipos de ambiente. Atua bem o sol pleno e aguenta longos períodos sem água. Cresce entre 70 a 90cm e pode tanto ser plantada diretamente no solo, como em vasos. Nos vasos, drene bem o solo para não acumular água. No solo, faça uma poda anual para remover mudas em excesso.

2. Árvores frutíferas

As árvores frutíferas, além de aguentarem bem o sol, também são úteis pois fornecem frutas. Boa parte delas cresce bastante, então são recomendadas para jardins maiores. Uma boa opção também para fazer sombra no local. Acerola, amora, jabuticaba e pitanga são alguns exemplos que se dão bem em todo o Brasil e produzem frutos rapidamente. Mas verifique os cuidados necessários com a árvore frutífera escolhida antes de ter uma em casa.

3. Agave

plantas para jardim resistentes ao sol 2
Foto: Canva Pro

Nome científicoAgave angustifolia
Origem: Antilhas e México
Luminosidade: sol pleno

Com folhas longas e pontiagudas, a agave chega até 2m de altura. Por ter espinhos em suas pontas, é preciso evitar plantar em locais em que há muita circulação de pessoas ou animais. Deve ser podada anualmente ou a cada seis meses se estiver plantada no solo, pois forma moitas facilmente.

4. Cactos e suculentas

plantas para jardim resistentes ao sol 4
Foto: Canva Pro

Cactos e suculentas são encantadores e muito resistentes ao sol! Provenientes de diversas partes do mundo, a maior parte destas plantas é de desertos. Assim, aguentam uma boa variação de temperatura, além de aturar o sol pleno. Contudo, não são recomendados para jardins em cidades muito úmidas. Nestes casos, é melhor plantar em um vaso, para que não fique no tempo. O maior cuidado com cactos e suculentas é não regar em excesso, molhe apenas quando o solo estiver completamente seco. Verifique também se a variedade é a mais recomendada para receber sol direto.

5. Buxinho

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: Canva Pro

Nome científico: Buxus sempervirens
Origem: China
Luminosidade: sol pleno

É um arbusto grande, ideal para ser podado em formatos ornamentais. Chega até os 5m de altura, mas pode ser podado para ficar menor. Aceita tanto o cultivo diretamente no solo, como em vasos, sem que seja necessário replantar com frequência. As regas devem ser moderadas e as podas constantes para a planta se desenvolver bem. Adube com matéria orgânica pelo menos a cada 6 meses.

Plantas para jardim resistentes ao sol: flores

Se você não resiste ao encanto das flores, certamente procura alguma para o seu jardim. Afinal, elas trazem mais cor e vida para qualquer ambiente. Contudo, não é qualquer flor que atura o sol, já que elas são sensíveis. Mas há espécies que se desenvolvem bem no sol pleno, veja quais são.

6. Rosa do deserto

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: Canva Pro

Nome científico: Adenium obesum
Origem: desertos do continente africano
Luminosidade: sol pleno

A rosa do deserto, como o próprio nome sugere, é uma planta que vem de regiões desérticas. Seu caule grosso foi adaptado para guardar muita água em tempos de longa estiagem. Por esse motivo, a planta não é recomendada para regiões de chuvas constantes. Ela atura bem o sol e deve ser plantada em um substrato próprio para a planta, encontrado facilmente em lojas especializadas. As regas devem ser feitas 1 vez por semana ou a cada 15 dias no inverno. A planta dá flores quase durante o ano todo, só não durante o inverno.

7. Alamanda

plantas para jardim resistentes ao sol 7
Foto: Canva Pro

Nome científico: Allamanda cathartica
Origem: Brasil
Luminosidade: sol pleno

Nativa do Brasil, a planta é adaptada ao clima tropical do país. Contudo, não suportam geadas e não são recomendadas para regiões de serra ou frias. São ideais para cercas vivas e florescem durante quase o ano todo, formando um lindo buquê de flores amarelas. As regas devem ser moderadas e feitas apenas quando o solo estiver completamente seco.

8. Gerânio

plantas para jardim resistentes ao sol 8
Foto: Canva pro

Nome científico: Pelargonium hortorum
Origem: África do Sul
Luminosidade: sol pleno

O gerânio é uma planta incrível, que além de lindas flores, possui cores vibrantes e atrai muitas abelhas, borboletas, entre outros polinizadores para o seu jardim. Em ambientes bem iluminados, a planta floresce o ano inteiro, deixando o jardim colorido. Pode ser plantado em vasos, mas se desenvolve melhor no solo. A planta não atura vento forte, portanto, é interessante deixá-la perto de outras plantas ou em local seguro.

9. Lavanda

plantas para jardim resistentes ao sol 9
Foto: Canva Pro

Nome científico: Lavandula dentata
Origem: Mediterrâneo
Luminosidade: sol pleno

As lavandas chamam a atenção por sua cor e pelo seu delicioso aroma floral. A variedade do tipo dentata, apesar de não ser brasileira, se adaptou muito bem por aqui. No solo, se alastram rapidamente, formando moitas aromáticas e floridas. A floração acontece durante o ano todo, mas é mais proeminente durante a primavera e o verão. Deve ser regada todos os dias ou em dias alternados, mas sem encharcar.

10. Primavera

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: reprodução/ Minhas Plantas

Nome científico: Bougainvillea
Origem: Brasil
Luminosidade: sol pleno

Originária do Brasil, é muito comum ver a Primavera por aí. Ela é ideal para fazer cercas vivas ou deixar pendente onde você desejar. Disponível em muitas cores, mas a mais comum é a pink. A planta não precisa de muitos cuidados, apenas deve ser plantada diretamente no solo e receber adubo no início da primavera para florir bem. Regue apenas quando o solo estiver completamente seco.

Plantas para jardim resistentes ao sol: folhagem

Por fim, as folhagens são responsáveis por deixar o jardim mais verde e fresco. Elas podem compôr com outras plantas ou, quando maiores, podem ser a decoração central do seu jardim. Vejas as sugestões que aguentam bem o sol pleno.

11. Ave do paraíso

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: Canva Pro

Nome científico: Strelitzia reginae
Origem: África do Sul
Luminosidade: sol pleno

A planta é linda e exótica, com folhagens que lembram muito uma bananeira. Ideal para quem deseja um jardim colorido e diferente. A touceiras da planta chegam até  1,5m e a planta atura bem tanto o sol pleno, como a meia sombra. As flores são coloridas e bastante chamativas.

12. Clúsia

plantas para jardim resistentes ao sol 12
Foto: Canva Pro

Nome científico: Clusia fluminensis
Origem: Brasil
Luminosidade: sol pleno

A clúsia possui pequenas folhas, mas chega até os 6m de altura! Contudo, pode ser podada para que fique menor em vasos ou jardins pequenos. A planta possui delicadas folhas arredondadas em verde escuro, mas na primavera e no verão é possível notar flores brancas. O solo deve ser úmido, mas nunca encharcado. A planta deve ser adubada no início da primavera, já que tende a sofrer com as baixar temperaturas durante o inverno.

13. Cica

plantas para jardim resistentes ao sol 13
Foto: Canva Pro

Nome científico: Cyca circinalis
Origem: Índia, Filipinas, Sumatra, Java e Madagascar.
Luminosidade: sol pleno

É um arbusto de crescimento lendo, sendo que pode chegar até 3 metros de altura. Como o crescimento é lento, as mudas jovens são ideais para vasos. Já as maiores devem ser plantadas diretamente no solo. As regas devem ser espaçadas, pois a planta não gosta de solo encharcado. Deve ser mantida sempre em sol pleno e em locais ventilados.

14. Hera

plantas para jardim resistentes ao sol 14
Foto: Canva Pro

Nome científicoHedera canariensis
Origem: Açores, Ilhas Canárias e África do Sul
Luminosidade: sol pleno

A hera é o tipo de planta que se adapta bem a qualquer situação, seja temperatura ou luminosidade. Por isso, a planta se desenvolve bem tanto no sol pleno, como na sombra. É uma planta versátil, que pode ser utilizada em vasos pendentes, como forração ou nos muros para formar uma linda cerca viva. Os cuidados são bem simples e básicos, é uma das plantas mais fáceis de cuidar.

15. Evonimo

plantas para jardim resistentes ao sol
Foto: Canva Pro

Nome científico: Euonymus japonicus
Origem: Japão
Luminosidade: sol pleno

É um arbusto com folhagem verde e amarelada que atinge até 3 metros de altura. As regas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcar. O arbusto deve ser adubado periodicamente, a cada 3 meses e sempre no início da primavera. Nas regiões mais quentes, se atentar para fazer regas frequentes, mas sempre nos horários de temperaturas amenas, como manhã e noite.

+ Plantas fáceis de cuidar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.