Como decorar árvore de Natal: guia completo com passo a passo

Escolher o tamanho da árvore e a paleta de cores da sua decoração são algumas das dicas mais preciosas para decorar sua árvore de Natal

De acordo com a tradição, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento. Em 2021, esta data será no dia 28 de Novembro. Contudo, há quem prefira montar antes ou até mesmo após essa data. Mas seja como for, é importante se organizar antes de montar a sua. Por isso, o Dicas Delas preparou um guia completo de como decorar árvore de Natal. Leia tudo antes de montar a sua para um resultado perfeito.

10 dicas práticas de como decorar sua árvore de Natal

Antes de apresentar o passo a passo, algumas dicas podem te ajudar a visualizar como será o processo. A montagem da árvore de Natal precisa ser feita em etapas, desde a escolha das cores, até os retoques finais. Então, veja 10 dicas que podem te ajudar com isso.

1. Escolha sua paleta de cores

A escolha da paleta de cores é o primeiro passo para uma árvore de Natal bonita. Ela faz toda a diferença no resultado final, além de te ajudar a visualizar como vai ficar. Se você já tem muitos enfeites, escolha de acordo com as cores que já tem. Mas uma dica básica para a combinação é apostar na mesma temperatura de cores. Por exemplo, vermelhos abertos e frios, combinam com prateado. Já os vermelhos fechados e quentes, em tons próximos ao vinho, harmonizam com dourado. A clássica combinação de vermelho e verde sempre cai bem. Para cores diferentes, como o rosa ou o azul, que também são muito utilizados, siga a mesma dica de harmonizar os frios com prata e os quentes com dourado.

2. Separe seus enfeites com organização

Antes de montar, coloque todos os seus enfeites no mesmo local, como por exemplo, no chão. Assim, você consegue visualizar tudo que tem com muito mais organização. Então, separe o que vai realmente usar, descarte enfeites antigos e sem uso e deixe por perto o que você vai usar na sua árvore.

3. Abra bem os galhos da árvore

como decorar árvore de Natal
@tanialima98892

Com a árvore pronta para receber as decorações, não se esqueça de abrir bem os galhos e folhas, para que ela fique bem cheia. Mas se ainda sim sua árvore ficar com aparência rala e sem volume, faça como na imagem. Para seguir essa dica, utilize entre dois e três festões, encontrados em lojas de decoração. Passe ao redor da árvore, distribuindo bem, até que ela fique volumosa como você deseja.

4. Coloque o pisca-pisca antes dos enfeites

O pisca-pisca é o primeiro item que vai compôr a sua árvore, ele fica por baixo de tudo. Isso porque, assim, os fios podem ser escondidos tanto pelos galhos, como pelos enfeites que vêm em seguida. Além disso, você também pode acender e fazer modificações na disposição para verificar se a distribuição está harmônica.

5. Esconda os fios

como montar arvore de natal 1
Foto: reprodução/ Natália Queiroz

Se você vai utilizar mais de um pisca-pisca, utilize uma extensão para acender todos eles. Então, amarre a extensão no tronco da árvore, com a ajuda de um arame, como mostra a imagem. Outra dica interessante para os fios não ficarem à mostra é posicionar a sua árvore bem em frente uma tomada, para que assim a própria árvore esconda o interruptor com os fios.

6. Enfeites maiores primeiro

Os enfeites maiores ocupam mais espaço e se você deixar eles por último, vai acabar faltando espaço. Assim, você também consegue distribuir melhor pela árvore, para que todas as partes dela recebam a mesma quantidade de enfeites. Os enfeites maiores são colocados nas ponteiras dos galhos e em posições de maior destaque.

7. Enfeites menores depois

Já os enfeites menores cumprem a função de preencher os espaços que estão sem nada. Eles vêm logo após os enfeites maiores, cuidando também para distribuir de forma harmônica e equilibrada por toda a árvore. Ainda que em posições secundárias, os enfeites não devem ser colocados perto do tronco, por exemplo, pois assim ficam escondidos. Coloque sempre na superfície da árvore.

8. Distribua bem as cores na sua árvore

Se você está usando mais de uma cor, é muito importante distribuir bem as cores. Vá colocando os enfeites e se afastando da árvore, para conseguir observar por inteiro. Assim, você consegue observar como está a distribuição de cores e se ela precisa de pequenos ajustes.

9. Ponteira por último

A ponteira sempre vem por último. Muitas pessoas colocam ela primeiro, mas como é um acessório de topo, é muito melhor fazer as decorações do corpo da árvore primeiro. Assim, você escolhe qual lado da árvore ficará em destaque por último. A ponteira pode ser um laço, a tradicional estrela vermelha, pelúcias e o que mais você desejar de acordo com o tema da árvore.

10. Decore a base da sua árvore

como decorar árvore de natal
@apart_702b

Tronco e pés da árvore à mostra? A melhor solução é decorar a base da sua árvore. Para isso, você pode cobrir com um saiote, dando a impressão de árvore contínua ou apenas cobrir os pés, como na imagem. Outra opção é colocar presentes, pelúcias e outras decorações para disfarçar essa região.

Como decorar sua árvore de Natal perfeita passo a passo

  1. Se for comprar uma árvore de Natal nova, escolha o tamanho de acordo com o espaço que tem na sua sala. Nada de comprar uma árvore enorme se não tem espaço para isso, ok? Árvores pequenas ficam melhores em espaços menores e árvores grandes nos maiores;
  2. Com sua árvore em mãos, abra bem todos os galhos e coloque um festão caso precisar de mais volume;
  3. Árvore torta? Gire a árvore para corrigir. Se os galhos estiverem tortos, amarre em outro galho para acertar;
  4. Então, com a estrutura da árvore pronta, comece passando o pisca-pisca, para que fique por baixo. Coloque ele aceso para visualizar melhor a distribuição. Coloque em movimento zigue-zague;
  5. Depois, coloque os enfeites maiores para preencher os espaços maiores. Para economizar, compre fita para fazer seus próprios laços;
  6. Vá colocando os laços e se afastando da árvore, para ampliar a sua visual e olhar como um todo para corrigir a posição;
  7. Em seguida, coloque as bolas. Coloque uma bola maior embaixo de cada laço;
  8. Terminando os enfeites grandes, utilize os menores para preencher os espaços vazios;
  9. Novamente, vá se afastando da árvore para visualizar como um todo e corrigir as proporções;
  10. Finalize cobrindo a base com um tecido que combine com a decoração da sua árvore.

Algumas dicas facilitam muito na hora de montar a sua árvore. No vídeo, você pode conferir mais detalhes sobre cada um dos passos apresentados, além de ver como fazer seus laços em casa. Assista antes de decorar a sua.

Quais enfeites usar?

Você aprendeu como decorar sua árvore de Natal passo a passo e viu várias dicas para decorar. Mas pode ser que você não faça ideia de quais enfeites usar, não é mesmo? Por isso, selecionamos os enfeites mais clássicos e comuns nas árvores de Natal, além de mostrar alguns que são tendência no momento. Confira e se inspire a decorar a sua árvore com eles.

Enfeites de feltro

como montar arvore de natal 4
Foto: reprodução/ best-stroy.ru

 

Fofos e super fáceis de fazer em casa. Basta ter uma pequena noção de corte e costura para recortar o feltro, colocar enchimento e finalizar costurando ou até mesmo com cola própria para feltro. Lembre-se de usar as cores que deseja para a sua árvore. Mas se você deseja comprar pronto, também é possível encontrar em lojas especializadas ou com artesãs em sites como o Elo7.

Bolas

como montar arvore de natal 6
@manualmeida209

 

Um clássico que nunca sai de moda. Para montar sua árvore, escolha sempre colocar as maiores próximas aos laços grandes que não tem erro.

Sinos

Os maiores podem substituir os laços, colocados sempre nas pontas dos galhos. Mas também podem ser colocados em conjunto com os laços, assim como as bolas maiores. Os menores preenchem os espaços vazios com os demais enfeites. Você pode fazer em crochê, veja o tutorial na imagem.

como montar arvore de natal 5
Foto: reprodução/ Natali Korneeva

Laços

como decorar árvore de natal
@casadasguirlandass

Quando utilizados, são os primeiros acessórios colocados na árvore, logo após o pisca-pisca. Os maiores são posicionados sempre nas pontas dos galhos. Já os menores são colocados nos espaços vazios. Se utilizar um laço na ponteira, coloque por último.

Pisca-pisca

como decorar árvore de natal
@mundoanimal

A cor da luz do pisca-pisca é um detalhe muito importante para a beleza da sua árvore. Se a sua decoração é em tons frios, como o azul e prateado, por exemplo, use luz branca fria. Mas se a sua decoração é vermelha, rosa e com dourado, use luz amarela quente. Outro detalhe interessante é utilizar pisca-pisca em LED, que não esquenta sua decoração e por isso não há risco de acidentes. Ele também dura mais e economiza energia elétrica.

Estrelas

como decorar arvore de natal 3
@licinha_artesanatos

A forma mais clássica de utilizar estrelas é utilizar uma grande na ponteira e menores para preencher os espaços vazios. As estrelas geralmente são os enfeites com efeito metalizado ou com glitter. Você pode customizar as suas com glitter e cola branca facilmente em casa. A dica serve também para trazer mais vida para as estrelinhas mais antigas.

Pelúcias

como decorar arvore de natal 6
@raizamarinari

Junto com os enfeites de feltro, as pelúcias têm ganhado espaço na decoração de Natal. São propostas mais modernas de decoração e ideal para fazer uma decor temática, como por exemplo, no tema Disney. Também é possível colocar ursos, renas, Papai-Noel, entre outras opções fofas. As pelúcias podem tanto compôr o corpo da árvore, como estar na base da árvore, quando são maiores.

10 inspirações de árvores de Natal decoradas

Por fim, trouxemos 10 inspirações de árvores de Natal decoradas para salvar e se inspirar quando for montar a sua. Afinal, é interessante ter referências no momento em que começar a montar a sua.

como decorar árvore de natal
@bethvergolino

A combinação de vermelho e dourado é a paleta de Natal mais clássica de todas. Se deseja uma árvore bem tradicional, aposte nesta combinação.

como decorar arvore de natal 5
@bethvergolino
como decorar árvore de natal
@artlilac

As decorações claras, como por exemplo com branco, deixam o verde da árvore mais evidente. Aposte nesta combinação para uma paleta chique e sofisticada.

como decorar arvore de natal 8
@algodaodocelar
como decorar arvore de natal 9
@decorarteguaratuba

Mas você também pode fazer uma árvore de Natal super colorida, desde que escolha bem a sua paleta de cores. Nesta ideia, você pode até usar o pisca-pisca colorido, com uma inspiração vintage e aconchegante.

como decorar arvore de natal 10
@pamelamelodecor

Sua árvore de Natal pode sempre bem simples e ainda sim, linda. Para isso, escolha o tamanho da árvore de acordo com o tamanho do ambiente. Árvores pequenas para os ambientes menores e as grandes para os ambientes maiores.

como decorar arvore de natal 11
@olardababi
como decorar árvore de natal
@bemvindoao202

E que tal uma decoração bem vermelha?

como decorar arvore de natal 13
@fabioborgatto1

Os tons de dourado, cobre ou rosé gold deixam o ambiente mais aconchegante, pronto para receber a família e celebrar.

como decorar arvore de natal 14
@casacomdois
como decorar árvore de natal
@103casinha

 

Agora que você sabe como decorar sua árvore de Natal, certamente a festa está completa. Ative seu espírito natalino com frases de Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.