Como fazer a decoração de quarto de forma simples e barata?


A decoração de quarto é um dos pontos mais importantes do lar. Mas, o que poucos sabem é que não é preciso investir muito dinheiro para criar um ambiente confortável e lindo como um feng shui no quarto. Então, veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar.

Qual a importância da decoração de quarto?

Estar em um ambiente confortável é muito importante. Desse modo, uma boa ornamentação nos cômodos da casa, principalmente do lugar onde se dorme, faz grande diferença no dia a dia.

Considere que as mudanças também dão um novo ar ao lugar. Então, é bom deixar que o seu quarto esteja cada vez mais alinhado com quem você é para gerar um maior conforto.

O conforto em ter uma decoração aconchegante

Ter um local para dormir em paz é essencial para uma boa noite de sono ou um verdadeiro descanso. Portanto, manter o lugar limpo, com móveis e adereços organizados conforme o seu gosto contribui muito para isso.

Apesar do que muitas pessoas pensam, não é preciso gastar demais para ter um ambiente confortável. Desse modo, uma simples mudança na arrumação pode gerar grandes efeitos no dia a dia, inclusive no humor.

Quarto cinza, branco e marrom, com decoração futurista, onde a cama é integrada aos armários e a mesa de trabalho. Em cima da cama há várias prateleiras com livros e, em cima da mesa, um quadro de um cavalo
Legenda: Uma decoração de quarto pode ser simples e barata. Imagem de Medhat Ayad no Pexels.

Economize com o DIY

A ideia de criar os próprios objetos se popularizou nos últimos tempos. Dessa forma, passou a ser conhecida como “Faça você mesmo” ou “Do it Yourself” – DIY. Assim, cada vez mais pessoas apostam em inovar e criar algo mais parecido consigo.

Outro ponto importante é que, a partir disso, você pode ter muito mais economia na decoração de quarto. Pois, é feito o uso de itens já existentes e, além disso, garante um visual bastante autêntico.

Deixe o seu toque pessoal na decoração

Um dos grandes diferenciais dessa técnica está no toque pessoal. Pois, permite que você mesmo crie e transforme objetos de acordo com o seu gosto. Para isso, pode-se apostar em:

  • Reutilizar materiais;
  • Decorar a parede com frases que você gosta;
  • Luzes coloridas.

Esses são alguns exemplos que pode-se usar para a personalização do seu dormitório. Além disso, realizar pesquisas na internet também é uma ótima fonte de inspiração. Desse modo, o DIY se torna uma ótima escolha para economizar com autenticidade.

Quarto com paredes brancas, piso de madeira e tapete em frente a cama. Do lado da cama há uma estante branca com vários elementos, em cima dela há uma prateleira com quadros e, do outro lado, um móvel pequeno com uma luminária
Legenda: A decoração do seu quarto pode ganhar um ar mais despojado. Imagem de Dmitry Zvolskiy no Pexels.

O que você deve se perguntar antes de adquirir um novo item para a decoração do quarto?

É comum fazer a compra de algum item para a decoração de quarto e depois perceber que ele não casa tão bem com os outros. Assim, antes de adquirir o produto, questione:

  • A utilidade;
  • Veja se combina com a decoração atual;
  • Análise onde colocar.

São esses três quesitos básicos que podem te ajudar a economizar na compra de algo. Além disso, ajuda a escolher melhor um tipo de adereço que você quer. E, assim, adiciona-se apenas objetos alinhados aos seus interesses.

Menos é mais

Diferente do que muitos pensam, não é o excesso de itens que torna uma decoração mais bonita. Ou seja, é bem possível criar um lugar lindo e aconchegante de modo simples. Aliás, esse minimalismo contribui no aproveitamento do ambiente.

Com isso, se entende que não é necessário adquirir uma gama de objetos decorativos. Pois, é mais importante entender o espaço do seu quarto e a partir disso, acrescentar ou alterar algo de posição, a fim de gerar mais conforto e bem-estar.

A importância de escolher uma boa paleta de cores na decoração de quarto

Um dos pontos mais importantes na decoração de quarto é a paleta de cores escolhida. Afinal, é a partir dela que será definida a cor dos móveis, adereços e demais escolhas possíveis.

Apostar em tonalidades com as quais se sinta bem no seu dia a dia é umas das melhores opções. Dessa maneira, o clima se torna mais harmonioso e aconchegante, o que pode influenciar, inclusive, em seu humor.

Base neutra e cores vibrantes

O mais viável, geralmente, é optar por cores claras na decoração das paredes do quarto. Ou seja, investir no uso de tons pastéis é uma boa dica. Pois, com isso, pode-se usar tonalidades mais vibrantes e coloridas nos móveis, bem como, em demais enfeites.

Para realizar uma nova pintura, ter uma base neutra também é muito favorável. Já que, é mais fácil substituir a tinta e até mesmo para criar outras coisas, como frases e desenhos.

Como fazer uma decoração de quarto de modo simples e barato?

Não é preciso gastar muito para decorar o seu quarto como deseja. Assim, é importante que invista em itens que são úteis no seu dia a dia. Além disso, também é possível fazer mudanças simples, mas que geram grande diferença, como:

  • Mudar a colcha da cama;
  • Usar plantas no ambiente
  • Velas para a iluminação;
  • Confecção de objetos

Note que essas são algumas dicas que podem influenciar na criação de uma ambiente mais confortável. Aliás, uma outra sugestão é colocar quadros na parede para diversificar o espaço.

É possível fazer muito com pouco

Mudar a decoração de quarto não exige muito dinheiro. Afinal, basta saber como usar os itens que você quer. Além disso, técnicas como a DIY ajudam muito a desenvolver novas habilidades, a fim de criar um ambiente diferenciado de modo simples e barato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.