Detox pós-Carnaval: 16 alimentos para te ajudar a desinchar o corpo

Recupere o bem-estar: confira os melhores alimentos para combater o inchaço corporal depois de curtir a folia do Carnaval e renove a sua saúde!

O inchaço é um problema comum que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres. Ele pode ser causado por diversos fatores, como determinados alimentos – especialmente os que têm excesso de sal –, sedentarismo, alterações hormonais, retenção de líquidos, entre outros.

No caso do Carnaval, o inchaço corporal pode ter ainda mais chance de ocorrer, visto que, em festas e feriados, é comum exagerar no consumo de salgadinhos, carnes salgadas, molhos prontos e outros alimentos industrializados (que geralmente contêm altas quantidades de sódio), além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas que, por sua vez, desidratam o corpo e pode causar retenção de líquidos.

Até quem ficou descansando durante o Carnaval pode não escapar, já que, caso você passe mais tempo sentado ou deitado do que o normal, pode ter sua circulação sanguínea e linfática prejudicada, o que contribui para o inchaço.

A seguir, descubra como evitar o inchaço corporal pós-Carnaval e manter sua saúde em dia com nossas dicas.

Antes, lembre-se sempre: além das festas, o inchaço corporal pode ter várias outras causas. O mais indicado, caso ele persista, é procurar ajuda médica profissional para tratar o corpo de forma adequada e segura.

Não ignore os sintomas e busque atendimento médico especializado para obter o diagnóstico e o tratamento corretos. A sua saúde é valiosa e deve ser tratada com todo o cuidado e atenção necessários!

Como desinchar Pós-carnaval? O que comer para desinchar mais rápido?

Em resumo, para ajudar a diminuir o inchaço, dê preferência para alimentos como:

• Melancia

• Banana

• Abacate

• Melão

• Tomate

• Aipo (salsão)

• Iogurte

• Cenoura (crua ou diluída em suco)

• Abóbora cozida

• Beterraba cozida

• Berinjela

• Pepino

• Água de coco

• Suco natural de laranja

• Suco natural de maçã

• Suco natural de maracujá

alimentos 1
Cenoura, beterraba e suco natural de maçã são alguns dos alimentos que te ajudam a desinchar (Imagem: © gojak via Canva.com)

Determinados alimentos podem te ajudar a reduzir o inchaço do seu corpo, principalmente aqueles com maior teor de água em sua composição, tais como melancia, tomate e aipo (ou salsão), pois eles podem atuar para seu organismo expelir o excesso de sódio acumulado durante o feriado.

Frutas como bananas e abacates também são benéficas devido à grande quantidade de potássio que contém. Além disso, alimentos ricos em probióticos, como iogurte, podem ajudar a reduzir o inchaço. Tomar ou comer diuréticos naturais, como bananas ou chá de dente-de-leão, também pode ser uma atitude aliada para ajudar a expelir o sódio e a água do corpo.

Vale lembrar que vegetais cozidos são mais fáceis de digerir do que vegetais crus. Grãos germinados, nozes, sementes e leguminosas também podem ser melhor tolerados do que outras versões desses alimentos.

Nos dias após o feriado, comer uma dieta saudável (aliás, esse passo é algo que deve ser seguido sempre, junto a um profissional da Nutrição) e limitar o tamanho das porções pode ajudar a reduzir o inchaço.

Leia também: Ideias de café da manhã saudável: 15 dicas saborosas e nutritivas

O que não comer para desinchar? Alimentos e hábitos que causam inchaço

Para ajudar mais ainda no processo de desinchar seu organismo, faça o seguinte:

• Evite alimentos ricos em sal e gordura

• Evite frituras

• Evite fast food

• Evite chocolate ultraprocessado

• Evite demais doces ultraprocessados

• Evite mascar chiclete

• Evite comer rapidamente

• Evite bebidas carbonatadas (refrigerantes e água com gás, por exemplo)

• Evite cervejas

Alimentos ricos em sal e gordura, tais como frituras, fast food, batatas fritas, chocolate e confeitos ultraprocessados devem ser evitados. Outra dica valiosa é comer devagar – evite comer rapidamente, mascar chicletes e tomar bebidas carbonatadas (como refrigerantes e água com gás).

Se houver suspeita de que a intolerância à lactose seja a causa do inchaço, a redução da ingestão de laticínios pode ajudar a eliminar os sintomas. Se o excesso de peso estiver causando inchaço, tentar algumas estratégias saudáveis para perda de peso, como exercício e limitação do tamanho das porções, pode ser benéfico. Não se esqueça: nesses casos, sempre procure a ajuda profissional de um(a) médico(a).

O que causa o inchaço do corpo? Quando procurar ajuda?

Além de uma simples diversão durante o feriado, o inchaço do corpo pode ter diversas causas, entre eles: problemas circulatórios, alimentação inadequada, sedentarismo e outras condições de saúde. Por isso, é bom estar sempre de olho, porque o inchaço pode ser um sintoma temporário e benigno – mas também pode indicar uma condição médica mais grave.

Se o inchaço persistir ou se apresentar outros sintomas, como dor, vermelhidão, coceira ou febre, você deve procurar ajuda médica profissional. Um(a) médico(a) especialista pode avaliar a causa do inchaço e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir medicamentos, mudanças na ingestão de alimentos e estilo de vida, fisioterapia, entre outras opções.

É importante lembrar que o tratamento do inchaço deve ser individualizado, pois cada caso tem suas particularidades. Alguns tipos de inchaço, como o linfedema, requerem tratamento específico e contínuo para evitar complicações.

Também é de extrema importância que você não recorra a tratamentos caseiros ou remédios sem orientação médica. Alguns medicamentos podem agravar o inchaço ou interagir com outras medicações, causando efeitos colaterais indesejados e prejudiciais para a sua saúde.

Em resumo, procurar ajuda médica profissional é fundamental para tratar o inchaço do corpo de forma adequada e segura. Não ignore os sintomas e busque o atendimento de um(a) médico(a) especialista para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.

Falando em médico, veja abaixo o Dr. Dráuzio Varella falar sobre o sedentarismo, uma das principais causas de inchaço corporal pós-feriados como o Carnaval, por exemplo.

Ficar parada é um dos piores hábitos para o nosso corpo… Mas como fazer exercícios nesse dia a dia corrido? Assista o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.