Ideias de café da manhã saudável: 15 dicas saborosas e nutritivas

Após uma boa noite de sono passamos, na maior parte das vezes, por pelo menos oito horas sem comer e acordamos precisando daquele empurrãozinho logo cedo. Mas como ter ideias de café da manhã saudável enquanto se está de estômago vazio? Não se preocupe, pois preparamos uma lista repleta dicas para que o seu dia comece repleto de comidas deliciosas sem perder o foco em uma alimentação nutritiva.

1. Pão Integral

Todo mundo gosta de comer pão logo cedo, e o pão integral é uma boa pedida para manter os nutrientes em dia sem sacrificar muito do sabor para começar o dia bem. Contendo mais fibras que o pão comum, você pode consumir ele com requeijão light ou peito de peru, acompanhado de um suco de fruta natural ou um café pequeno.

2. Abacate

ideias de cafe da manha saudavel 2
Foto: Reprodução/Pixabay

O abacate promove na saciedade e é rico em ômega 9, perfeito para ser adicionado em vitaminas, patês ou consumido puro. Por ser um alimento um pouco mais calórico, é recomendado principalmente para momentos em que precisamos de mais energia.

3. Iogurte

Entre todas as ideias de café da manhã saudável o iogurte é uma das que mais se destaca pelos benefícios que pode proporcionar à saúde óssea, sendo composto por uma quantia relevante de cálcio, alcançando as recomendações diárias que diversos nutricionistas sugerem.

4. Mamão

Sendo uma das frutas mais populares para aqueles que querem seguir uma dieta saudável logo de manhã, o mamão contém uma quantidade expressiva de vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico, protegendo contra doenças enquanto ainda mantém uma refeição saborosa no início do dia.

5. Tapioca

Algumas pessoas desejam durante seu período de dieta substituir carboidratos por algo mais saudável e que não traga grandes consequências à longo prazo, e a tapioca é justamente isso. Prepare ela em uma frigideira e recheie com algo que tiver em casa (evitando sempre calorias), incluindo até mesmo outros ingredientes que apenas acrescentam proteínas à sua refeição.

6. Frutas com iogurte e aveia

Como dito anteriormente, o iogurte é uma boa pedida para adicionar cálcio na sua refeição, porém, uma adição muito bem-vinda e barata pode ser as frutas e aveia, adicionando-as é garantir ainda mais proteína em um café da manhã já saudável.

7. Omelete

ideias de cafe da manha saudavel 3
Foto: Reprodução/Pixabay

A omelete é de longe uma das melhores ideias de café da manhã saudável pela sua versatilidade, diversos ingredientes podem ser adicionados ao prepará-la. Adicionar legumes, vegetais e até mesmo alguns tipos de carnes como o frango desfiado podem reforçar ainda mais sabor para esse prato. Além de tudo isso, omelete é super fácil de se preparar!

8. Suco verde

Misturar couve ou espinafre é a base do famigerado suco verde, uma bebida repleta de nutrientes. Outros ingredientes que você também pode utilizar são a maça, gengibre, limão ou até mesmo hortelã para dar um gosto extra ao suco.

9. Café

O cafezinho da manhã pode sim estar presente na sua dieta e pode chegar a ser uma indicação de nutricionista pelo fato da cafeína diminuir a sonolência e dar um boost na sua energia logo cedo. Porém, é sempre necessário evitar excessos!

10. Shake de banana

O shake é uma ideia de café da manhã saudável que pode te ajudar no pré-treino logo de manhã, podendo adicionar aveia para ter mais fibras em sua bebida.

11. Melancia

Uma fruta que contém grande quantidade de água e uma das melhores formas de iniciar o dia se hidratando. A melancia é rica em potássio e ajuda a evitar o ácido úrico, combatendo cálculos renais entre outros problemas.

12. Ovo

Além da omelete, o ovo pode ser adicionado em diversos pratos e fornecer saciedade no café da manhã, causando menor variação de glicose e insulina no sangue, diminuindo até mesmo a resposta da grelina, ou seja, te fazendo sentir menos fome durante o dia.

13. Geleia de frutas

ideias de cafe da manha saudavel 4
Foto: Reprodução/Pixabay

Uma opção que pode sair barata se você preparar em casa. Escolha frutas como maçã, morango, banana, entre outras. Usando adocente culinário e água é possível fazer essa geléia diet e aproveitar o resto do dia com um café da manhã mais “refinado”.

14. Chá-verde

O chá-verde é utilizado geralmente quando se tem a intenção de emagrecer, caindo muito bem no período da manhã para abrir o dia justamente com essa intenção. Ele é uma boa pedida para se ter acompanhado de pão integral e até mesmo torradas.

15. Cereais integrais

Os cereais integrais são importantes para a prevenção de carências nutricionais, muito por conta de serem fontes de vitaminas, proteínas e fibras. Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, entre outros efeitos.

Uma ideia de café da manhã saudável não precisa ser elaborada ou encarecida. Com pouco é possível ter uma refeição revigorante e repleta de energia. Permita-se experimentar coisas novas e adicionar no cotidiano os alimentos que realmente fazem bem para seu organismo. E lembre-se: o saudável pode ser também saboroso!

Quer conferir mais dicas para ter um café da manhã saudável todos os dias? Então vem com a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.