A história da Páscoa no Brasil e no mundo

Conheça tudo sobre a Páscoa, essa data sagrada que atravessou gerações e se tornou uma das mais aguardadas do calendário anual cristão

Sempre festejada com muita fé e entusiasmo, a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. A data marca, segundo a tradição bíblica, a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua morte na cruz, representando a renovação da vida e da esperança para os fiéis. Além disso, no Brasil, a Páscoa também é um momento para reunir a família, partilhar refeições deliciosas e seguir tradições que remontam a séculos.

Neste texto, exploraremos a origem dessa celebração e suas tradições em diferentes partes do mundo. Vamos descobrir como essa celebração evoluiu ao longo dos séculos, desde as tradições religiosas até as práticas culturais que fazem da Páscoa uma celebração tão rica e diversa.

Origem da Páscoa

A celebração cristã tem suas raízes na tradição judaica chamada Pessach, conhecida até hoje como “Páscoa judaica”, que relembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

A celebração cristã, por sua vez, incorpora elementos tanto da tradição judaica quanto de práticas pagãs, incluindo a apropriação de costumes dos povos germânicos que foram convertidos ao cristianismo. Alguns historiadores apontam que a Páscoa pode ter sido influenciada pelo culto à deusa germânica Ostara ou Eostern, por exemplo, que celebrava a chegada da primavera após o inverno.

Por isso, embora tenha raízes judaicas, a Páscoa cristã assumiu um significado e uma forma de celebração diferentes, o que resultou em grandes diferenças entre as duas comemorações. Alguns elementos modernos, como o coelho e os ovos, são herdados de povos pagãos, ou seja, não cristãos.

No Brasil, a tradição mais popular é a católica. Dessa forma, durante a Semana Santa, a celebração é marcada pela realização de missas diversas encenações da Paixão de Cristo e procissões religiosas.

Leia também: Quaresma 2023: veja 30 frases para renovar a fé e a esperança

Qual é a origem da Páscoa no Brasil?

A tradição da Páscoa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses durante o século XVI. Com o passar dos anos, ela ganhou características próprias e se misturou com outras tradições e festividades locais. Entre os costumes comuns em todo o território brasileiro, estão a troca de ovos de chocolate.

No Nordeste do país, por exemplo, três pratos são bastante tradicionais durante a Páscoa: bacalhau à Zé do Pipo, cabrito assado e arroz-doce. No Sul, é comum preparar a “paska”, um pão caseiro que é abençoado na primeira missa do domingo, e também fazer pêssankas, ovos decorados à mão que representam bons desejos para quem os recebe.

Já na região Norte, a Procissão do Senhor Morto é uma tradição realizada durante a Semana Santa, onde os fiéis caminham da praça da Sé até a igreja de São João. Essa celebração cristã também é marcada pelo toque dos sinos nas igrejas, anunciando a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.

Em todo o território nacional, o calendário religioso considera que o feriado da Páscoa tem início após o Carnaval, com a Quarta-Feira de Cinzas marcando o começo da Quaresma (o período de 40 dias litúrgicos que antecede o Domingo de Ramos). Em 2023, o domingo que comemora a Páscoa cairá no dia 9 de abril.

pascoa historia 2
O ovo de chocolate de Páscoa é um símbolo tradicional dessa celebração, mas você sabia que sua origem remonta ao século XIX? (Imagem: © margouillatphotos via Canva.com)

Como surgiu a tradição do ovos de Páscoa?

A tradição dos ovos de Páscoa tem origens antigas, remontando aos primeiros cristãos que viviam na região da Mesopotâmia e, posteriormente, migraram pela Europa Oriental. No entanto, antes do cristianismo, muitos povos de diferentes culturas já usaram ovos decorados como símbolo de ressurreição.

Na tradição cristã, os primeiros cristãos pintavam os ovos cozidos de vermelho para representar o sangue de Cristo, e essa tradição ainda é mantida pela Igreja Ortodoxa Oriental.

Já o costume de abençoar ovos na Páscoa tem suas raízes na proibição do consumo de ovos durante a Quaresma – no início da igreja cristã, a instituição proibiu esse alimento como parte de uma condição mais estrita de jejum, encorajando os cristãos a se absterem de subprodutos animais em preparação para a Páscoa.

Os primeiros registros de ovos de chocolate remontam ao início do século XIX, feitos nas regiões onde, atualmente, estão os países França e Alemanha. Em 1828, o químico holandês Coenraad Johannes van Houten usou uma prensa hidráulica para retirar metade da gordura do cacau, tornando o chocolate preto mais suave e mais saboroso.

Com outras evoluções tecnológicas, os ovos de chocolate ocos começaram a ser produzidos em massa na década de 1870. A empresa britânica Cadbury desenvolveu uma manteiga de cacau pura que permitiu a criação de ovos de chocolate com formas suaves, recheados com amêndoas açucaradas, originando a versão moderna que conhecemos.

Qual é o significado do coelho para a Páscoa?

As origens da associação do coelho com a Páscoa remontam a tradições da era pré-cristã, especialmente o festival de Eostre, que era dedicado à deusa germânica da fertilidade e cujo animal simbólico era o coelho, escolhido pela abundância de filhotes que o animal reproduz.

Nos escritos alemães do século XVI, há as primeiras evidências de um Coelhinho da Páscoa mais “moderno”. Este coelho, conhecido como Oschter Haws (ou lebre da Páscoa) foi descrito como depositando um ninho de ovos coloridos para as crianças.

pascoa historia 3
Coelhos são símbolos tradicionais da Páscoa, representando a fertilidade e a nova vida (Imagem: © JillWellington via Canva.com)

Oração de Páscoa

É muito comum entre fiéis cristãos fazer orações de Páscoa, que expressam a gratidão e a fé em Deus. Aprenda uma oração para esse período logo a seguir:

“Bom e gracioso Deus,

Ao saudarmos os sinais na natureza que nos rodeiam louvamos por um sinal ainda maior de vida nova: a ressurreição de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que celebramos especialmente neste momento.

A tristeza e o desespero de sua morte deram lugar à brilhante promessa de imortalidade; pois a ressurreição é nossa garantia de que a justiça triunfará sobre a traição, a Luz vencerá as trevas e o amor vencerá a morte.

Ao celebrarmos, ousamos também pedir Sua graça para que possamos viver a promessa que nos foi dada, imitando a vida de Jesus ao alcançar os pobres, os marginalizados, os menos favorecidos entre nós, enquanto nos esforçamos para ser bons irmãos para todos aqueles que encontramos.

E Você, Senhor Jesus, que sacrificou sua vida, deixando para trás aqueles que tinham sido seu conforto e fiéis seguidores; Você os deixou para trás para vencer o medo e nos inspirar a fazer o mesmo.

Nós o louvamos nesta época da Páscoa, Senhor. Mude nossas vidas e mude nossos corações para sermos mensageiros da alegria e da esperança pascal.

Fazemos nossa oração sempre por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor ressuscitado.

Amém.”

pascoa historia 4

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.