Como fazer trança para Carnaval? Veja como deixar a folia ainda mais colorida em 2023

Aprenda a fazer uma trança para Carnaval, mesmo que não tenha experiência com esse penteado! Essas dicas vão deixar sua folia ainda mais colorida

Um penteado que aguente longas horas de dança e folia é difícil de encontrar… É por isso que, quando conhecemos um, temos que valorizar – como é o caso da trança para Carnaval! Para quem está precisando de um penteado que seja versátil, confortável e ainda acrescente um toque de estilo ao visual, as tranças são uma opção interessante e muito popular entre as foliãs.

Nessa matéria, você encontrará vários tipos de tutoriais de trança – seja para quem já é experiente no penteado, seja para quem está começando a se aventurar nesse tipo de estilo. Veja abaixo, começando pelas tranças para Carnaval:

Como fazer trança para Carnaval?

Uma das principais vantagens de usar tranças no Carnaval é que elas são um penteado prático e duradouro, que pode aguentar várias horas sem se desmanchar (ou, ao menos, não se desmancham facilmente).

Elas podem ser usadas em diferentes estilos e tipos, o que as torna uma opção versátil e adequada para qualquer tipo de fantasia, como descreveremos a seguir. Outra vantagem das tranças que você aprenderá abaixo é que elas são capazes de dar um toque especial ao visual, adicionando textura, volume, movimento e – principalmente no Carnaval – cores para o seu cabelo!

Caso você não tenha experiência em trançar seu próprio cabelo, não se preocupe: além de termos um vídeo para ilustrar o tutorial da trança para Carnaval, logo depois também vamos descrever passo a passo sobre como fazer uma trança simples.

Você vai precisar:

• Escova de cabelo

• Pente

• Elástico / buchinha / xuxinha para cabelo

• Extensões de cabelo coloridas / ou um lenço / ou uma fita

• Spray fixador de cabelo (opcional)

tranca 1
Você pode encontrar opções baratas de extensões de cabelo coloridas para curtir o Carnaval (Imagem: © EdeWolf via Canva.com)

Passo a passo:

Passo 1: Escove os cabelos e parta seus fios no meio da cabeça. O ideal é que seu cabelo não esteja recém lavado, para que a textura seja melhor para segurar as tranças.

Passo 2: Com o cabelo dividido, escolha um dos lados para começar. Deixe o que será feito depois reservado, de preferência preso com uma buchinha.

Passo 3: Separe uma mecha do cabelo com uma das suas mãos e, com a outra, pegue a extensão de cabelo colorida (ou lenço, ou fita) que vai usar para ressaltar sua traça.

Passo 4: Trance seu cabelo usando a mesma técnica que usa normalmente – porém, em vez de trançar somente com mechas do seu próprio cabelo, use a extensão (ou lenço, ou fita) no lugar de uma das mechas. Veja no vídeo abaixo:

Passo 5: Segure sua trança finalizada com um elástico / buchinha / xuxinha de cabelo, de acordo com sua preferência.

Passo 6: Finalize com spray de cabelo da sua preferência para fixar os fios e mantê-los organizados por mais tempo.

Vale lembrar que a trança para Carnaval também são uma excelente opção para quem deseja manter o cabelo protegido do sol, do vento e do suor excessivo, que são condições comuns durante a festa. Além disso, as tranças ajudam a manter o cabelo mais organizado e fácil de cuidar, o que é uma vantagem para quem deseja passar menos tempo se preocupando com a aparência do cabelo durante a festa.

Leia também: Fantasias de carnaval para mulher: 7 ideias criativas e baratas

Como fazer uma trança para iniciantes?

As tranças são um penteado democrático e acessível, que pode ser usado por mulheres com qualquer tipo de cabelo e estilo pessoal. Seja para criar um look mais romântico e delicado ou para um visual mais ousado e extravagante, as tranças são uma opção versátil e interessante que pode deixar qualquer foliã ainda mais bonita e estilosa.

Se você não tem experiência em trançar seus cabelos, não se preocupe: a seguir, explicamos, passo a passo, como fazer o penteado que foi a base da trança para Carnaval que apresentamos logo acima.

Se tiver dificuldade em visualizar o tutorial, não se preocupe: ao final dele, você pode assistir um vídeo explicativo.

Você vai precisar:

• Escova de cabelo

• Pente

• Elástico / buchinha / xuxinha para cabelo

• Spray fixador de cabelo (opcional)

tranca 2
Trança embutida é um hit entre as foliãs (Imagem: © Pollyana Ventura via Canva.com)

Passo a passo:

Passo 1: Penteie e parta seu cabelo no meio. Novamente, o ideal é que seu cabelo não esteja recém lavado, para que a textura seja melhor para segurar as tranças.

Passo 2: Selecione três mechas do cabelo, em quantidade proporcional. Pegue essas mechas na região perto da sua testa, e puxe as três até que elas fiquem bem esticadas.

Passo 3: Antes de começar a trançar, preste atenção nisso: para os fios ficarem bem organizados, é melhor trançar as mechas mais próximas ao seu couro cabeludo. Você precisará adicionar mais mechas de cabelos à medida que avança pelo cabelo; lembre-se: você começou perto da testa e vai finalizar nas pontas do seu cabelo ou na região próxima à sua nuca.

Passo 4: Vamos começar a trançar! Com os dedos, separe as três mechas do cabelo. Pegue a mecha à esquerda e cruze-a sobre a mecha do meio. Logo depois, pegue a mecha direita e cruze-a sobre a do meio. Siga este padrão enquanto adiciona mais cabelo a cada mecha. Cada uma delas deve ter a mesma espessura, ou seja, a mesma quantidade aproximada de fios de cabelo.

Dica: quanto mais apertado você segurar as mechas quando estiver chegando no final da sua trança, mais apertada ela vai ficar. Se você preferir uma trança mais solta e mais grossa, mantenha as mechas menos esticadas e as mãos mais afastadas do couro cabelo à medida que você terminar a trança.

Passo 5: Quando as mechas terminarem, proteja seu trabalho! Use um elástico (ou buchinha, ou xuxinha) para segurar a trança.

Passo 6: Finalize com spray de cabelo da sua preferência para fixar os fios e mantê-los organizados por mais tempo.

Veja o vídeo explicativo:

Como você viu, as tranças são opções versáteis e práticas para quem quer inovar o visual de um jeito rápida e fácil! Com essas opções de trança para Carnaval, você poderá se sentir mais confortável e ainda mais bonita para curtir a folia sem se preocupar com o cabelo. Lembre-se que o importante é aproveitar cada momento com muita alegria, descontração e, claro, com muito estilo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.