Planta que atrai dinheiro: 5 espécies para ter prosperidade em casa em 2023

Cultivar tipos de planta específicos é, para crença popular, uma forma de atrair riqueza e abundância para sua casa

Além de deixar qualquer casa bonita, ter uma planta também é uma forma maravilhosa de trazer a natureza para mais perto de nós, além de fornecer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. Para muitas pessoas, o lado bom não para por aí: de acordo com crenças populares, certas espécies poderiam atrair dinheiro. Embora não exista garantia disso, esse costume segue forte.

A seguir, você conhece que plantas carregam essa superstição e como você pode cuidar de cada uma delas. E atenção: independentemente de qual você gosta mais, nunca deixe de lado o trabalho, a disciplina e o planejamento financeiro!

Quais são as cinco plantas que atraem dinheiro?

Segundo uma série de crenças populares, as plantas que atraem dinheiro seriam Dinheiro-em-penca, Espada de São Jorge, Alecrim, Flor-da-fortuna e Lírio-da-paz. Conheça cada uma e como cuidar delas.

Dinheiro-em-penca | Planta da sorte

O dinheiro-em-penca é uma planta da família Commelinaceae muito utilizada como forração em projetos de paisagismo, pois tem ótima cobertura e resistência. De acordo com a crença popular, plantar o dinheiro-em-penca em casa atrairia dinheiro, fartura e sorte. No Brasil, existem duas variedades: a Callisia Repens e a Pilea Nummulariifolia, sendo esta última a mais resistente ao clima brasileiro.

Como cuidar: Os cuidados com ela são simples, mas é importante segui-los com dedicação: o solo dela deve ser regado de dois em dois dias, sempre ficando atenta para não encharcar; evite exposição direta à luz solar; e use vasos que não absorvam muita água.

Espada de São Jorge | Planta da sorte

Essa planta é originária da África e se adapta bem ao clima brasileiro. Popularmente, é usada como proteção para os ambientes e, geralmente, é colocada na entrada das casas. A autêntica espada de São Jorge é verde e rajada, sendo capaz de promover uma boa produção de oxigênio no local onde está.

Como cuidar: A Espada de São Jorge não necessita de muita água e resiste bem à falta de luz, mas precisa ser regada quando o primeiro dedo do solo estiver seco – a frequência indicada é de 10 em 10 dias. A poda pode ser feita quando as folhas começam a cair: use um instrumento de corte desinfetado para evitar doenças e borrife a planta com uma solução de bicarbonato de sódio e sabão líquido antes de podar.

plantas
A Espada-de-São-Jorge, segundo a tradição popular, é capaz de afastar energias negativas e atrair prosperidade para o seu lar (Imagem: © akchamczuk via Canva.com)

Alecrim

O alecrim é uma erva aromática que pode viver por até 20 anos, sendo nativa da região mediterrânea e cultivado em mais de 80 países, tanto para uso caseiro quanto profissional. Além da crença popular de que o Alecrim atrai bonança, a planta pode ser usada em pães e preparações de carne, além de possuir propriedades terapêuticas importantes como antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias.

Como cuidar: O ideal é plantar o alecrim em solo drenável; ele se adapta bem a solos pobres, arenosos e pedregosos. Ele precisa receber luz solar direta ao menos durante algumas horas do dia (quanto mais sol recebe, mais aroma tem!). O alecrim precisa ser regado de acordo com o clima: durante os meses de verão, a irrigação por gotejamento é aplicada e as plantas são regadas por 20 minutos uma vez por semana; quando não há chuva, é preciso regá-las a cada poucos dias.

planta 1
Além de tudo, o alecrim: é capaz de dar um ótimo sabor à comida (Imagem: © GP Images via Canva.com)

Flor-da-fortuna

Qual é a flor que chama dinheiro? Para muitos, é a flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana). Nativa do México e da América Central, essa planta gosta de um ambiente com bastante sol. Veja abaixo os principais cuidados para cultivar esta suculenta para ela florir.

Como cuidar: Ela precisa de luz direta para permanecer bonita e saudável; o recomendado são 6 horas de luz solar todos os dias. Regue a planta somente quando o solo estiver seco, pois muita água pode apodrecer as raízes. Depois que a muda enraizar, mantenha o solo úmido. A Tagetes lucida tolera bem a seca nessas condições, podendo florescer desde o começo do verão até o outono se os cuidados forem tomados. É importante remover as flores secas para garantir que a planta siga forte durante todo o verão.

Lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta perene comum de biomas tropicais, como é o caso de várias regiões do Brasil (mas não de todas – então, fique atenta a isso!). Normalmente, o lírio-da-paz cresce, aproximadamente, 30 centímetros a um metro dentro de um local fechado. Mas, quando plantada na natureza, pode chegar até 1,80 metro. A planta possui folhas verde escuro e uma única folha branca que protege a flor, uma estrutura cilíndrica de coloração bege com pontas em suas extremidades.

Como cuidar: O lírio da paz é relativamente fácil de cuidar! Ele precisa de água e luz solar indireta – ele nunca deve receber luz solar direta, pois as folhas podem ficar queimadas. Além disso, é importante manter a planta em um local com bastante umidade, borrifando as folhas regularmente com água morna ou colocando um umidificador próximo a ela. É também importante prestar atenção na quantidade de água adicionada no solo ou no vaso para evitar o encharcamento.

planta 2
Lírio-da-paz: além de trazer tranquilidade, acredita-se que esta planta possa atrair prosperidade e harmonia (Imagem: © judywatt via Canva.com)

Leia também: Cacto: aprenda a cuidar desta planta de forma simples

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.