Conheça as superstições de casamento mais populares em 2023

Descubra as superstições de casamento mais curiosas e intrigantes ao redor do mundo, e saiba por que muitos casais ainda as seguem até hoje

Não é de se estranhar que o casamento – uma prática feita há séculos e existente em várias culturas – tenha diversas superstições associadas a ele. Mesmo hoje em dia, muitas pessoas acreditam que certas superstições podem trazer sorte e felicidade para o matrimônio.

Algumas dessas superstições são tão antigas que remontam a séculos atrás, enquanto outras, por serem tão comuns ao redor do mundo, não têm como traçar uma época específica.

Neste texto, vamos explorar as superstições de casamento mais populares e tudo o que você precisa saber sobre elas, desde o significado por trás de cada uma até a forma como elas podem influenciar o seu grande dia.

O que a noiva tem que ter no dia do casamento?

Algumas superstições de casamento indicam o que a noiva deve ter no dia do casamento. Exemplos são:

1. Usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul

2. Usar o anel de compromisso até o dia do casamento

3. Usar o vestido de noiva branco

4. Não ajudar a confeccionar o próprio vestido de casamento

5. Não tropeçar nem cair ao entrar na nova casa pela primeira vez após o casamento

Subir ao altar com “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” é uma das mais populares, especialmente nos Estados Unidos. O “algo velho” simboliza a conexão da noiva com sua família e seu passado, podendo ser um vestido ou joia de família.

Já o “algo novo” representa o futuro e a esperança do casal, sendo geralmente o vestido de noiva ou algum acessório novo. O “algo emprestado”, por sua vez, é para trazer sorte e felicidade ao casamento, podendo ser um acessório emprestado de uma amiga ou parente. Por fim, o “algo azul” representa a pureza do relacionamento e afasta energias negativas.

O que dá azar no casamento?

Parte das crendices associadas ao casamento são relacionadas ao azar ou, ao menos, com o que fazer para trazer o oposto dele: boa sorte. Uma das superstições mais populares é a de que o noivo não deve ver a noiva antes de entrar na igreja, justamente para não dar azar; outra crença é a de que a noiva deve arremessar o buquê e a convidada que o agarrar será a próxima a se casar, trazendo, então, boa sorte. Além disso, para atrair prosperidade, os noivos devem cortar o bolo juntos e iniciar o corte de baixo para cima.

Dentre outras crenças populares, destacam-se a de que não se deve contrair matrimônio em janeiro, agosto, no dia 13 ou às terças-feiras. A gravata do noivo também é alvo de superstições: se estiver torta pode ser um presságio de futuras infidelidades. Também acredita-se que duas irmãs não devem se casar no mesmo dia.

Enquanto a origem de algumas dessas crenças não seja possível apontar com certeza, outras possuem raízes históricas: por exemplo, há especialistas que apontam a possibilidade de que a tradição do uso do véu remonta aos tempos dos casamentos arranjados, nos quais a família do noivo não permitia que ele visse sua futura esposa até o dia do matrimônio.

A tradição de a noiva se posicionar à esquerda do noivo durante a cerimônia de casamento também tem uma possível origem histórica, baseada na crença de que o noivo deveria usar a espada com a mão direita para proteger a noiva.

Por que chuva de arroz no casamento?

A tradição de jogar arroz nos noivos durante o casamento tem origem incerta. Acredita-se que ela tenha se originado no Oriente e se espalhado para outras partes do mundo.

É importante lembrar que, na consolidação do casamento como instituição, sendo a cerimônia vista como a continuação do legado entre famílias, fatores como a fertilidade, a abundância e a prosperidade eram os principais objetivos na união entre os casais. O arroz seria, então, considerado um símbolo dessas virtudes, e o ato de jogá-los nos noivos seria para representar o desejo de boa sorte para o casal em sua vida juntos.

No passado, os grãos jogados não eram necessariamente de arroz. Na Roma antiga, por exemplo, utilizava-se trigo para essa finalidade. As noivas carregavam buquês enquanto os convidados jogavam esses grãos como um sinal de prosperidade e fertilidade.

De acordo com alguns relatos, o arroz tornou-se popular no início do século 20 devido às viagens ao Oriente e tem sido utilizado não apenas em vários países europeus, mas também no continente americano, tanto no norte quanto no sul.

Embora ainda seja o momento favorito de muitas pessoas, alguns noivos optaram por dar um toque mais moderno a essa tradição ancestral do arroz. Para isso, foram criadas alternativas ao arroz, como papelinhos e pétalas de flores, que mantêm a tradição, mas com uma ênfase diferente, de acordo com a temática escolhida para a festa de casamento.

3 5 3
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga que simboliza fertilidade, boa fortuna e prosperidade (© kkshepel via Canva.com)

O que não devo usar num casamento?

Entre as superstições relacionadas ao que a noiva poderia ou não usar no casamento, destaca-se a crença de que ela não deve retirar seu anel de compromisso até o dia do casamento, traria má sorte à cerimônia.

Também é costume que os anéis de noivado e as alianças de casamento sejam utilizados no quarto dedo da mão esquerda, pois os romanos acreditavam que neste dedo anelar passava uma veia que estaria ligada ao coração – batizada em latim como “vena amoris” (veia do amor). Atualmente, no entanto, sabe-se que essa veia não passa por esse dedo; vasos sanguíneos importantes para a circulação do corpo que passam pelo local, mas nenhum ligado diretamente ao nosso coração.

Existe uma outra superstição que indica que a noiva não deve contribuir na criação de seu vestido de casamento, tampouco emprestá-lo a outra pessoa, visto que essa prática pode trazer má sorte. E, como frisamos anteriormente neste texto, é tradição que o noivo não veja a noiva antes da cerimônia de casamento.

2 7 3
O uso do anel de casamento no dedo anelar é uma tradição antiga (© Zeinab Ghassemi via Canva.com)

É de costume que o noivo chegue à igreja antes da noiva e entre no recinto primeiramente com o pé direito, além de ser recomendado que passem a noite anterior ao casamento separados, mesmo que já vivam juntos.

Passando para o buquê da noiva, esse adereço que complementa o visual é objeto de uma das mais antigas e tradicionais superstições de casamento: durante a festa, a noiva deve jogar o buquê e, de acordo com a crença popular, a convidada que o apanhar será a próxima a se casar.

Há também superstições relacionadas ao bolo de casamento. É dito que os noivos devem cortá-lo juntos e de baixo para cima, com o objetivo de atrair sorte e prosperidade para o casamento. É aconselhável, ainda, que eles compartilhem o primeiro pedaço do bolo.

Leia também: Oração para encontrar seu amor

O que significa pular a vassoura em um casamento?

A tradição de pular a vassoura em um casamento teria várias origens, uma delas relacionada às pessoas escravizadas que viveram no sul dos Estados Unidos, especificamente no período anterior à Guerra Civil Americana (1861 – 1865).

Sequestradas na África e trazidas à força para os EUA, essas pessoas não tinham acesso a uma cerimônia de casamento legal e, segundo a crença popular, para substituir os atos oficiais, os casais pulavam sobre um cabo de vassoura no chão, simbolizando a união de suas vidas.

Essa tradição seria uma maneira de declarar publicamente o amor e o compromisso um com o outro. A vassoura era um objeto comum nas casas dos escravos e, portanto, um símbolo de humildade.

Após a Guerra Civil Americana, a tradição de pular a vassoura se tornou menos comum, mas foi retomada no final do século XX por muitos afro-americanos como forma de honrar seus ancestrais e manter a conexão com a história de seus antepassados.

Outra explicação vem da popularização do termo “jumping the broom” (“pulando a vassoura”, em português) durante a introdução do casamento civil na Grã-Bretanha pela Lei do Casamento, em 1836. “Pular a vassoura” seria, nessa época, uma espécie de eufemismo para casamentos inválidos ou não oficializados.

4 5 4
“Marrying over the Broomstick” (“Casando por cima da vassoura”), ilustração datada de 1822 (Imagem: James Catnach, Public domain, via Wikimedia Commons)

Por que dá azar ver a noiva antes do casamento?

A tradição de que o noivo não deve ver a noiva com o vestido de casamento antes do evento é uma das crenças populares mais famosas. Acredita-se que essa prática pode trazer má sorte ao casal e a origem dessa superstição, justamente por ser antiga e presente em diversas culturas, é difícil de cravar com absoluta certeza.

A teoria mais recorrente é relacionada à época dos casamentos arranjados, quando a união era considerada um “negócio” que precisava ser bem sucedido e as noivas, por sua vez, eram vistas como propriedades a serem entregues aos noivos; eles não conheciam antes da cerimônia, sendo ela toda acertada entre os pais.

Em teoria, se o noivo visse a noiva antes do casamento e não gostasse da aparência dela, isso poderia colocar em risco o casamento e a continuidade do “negócio”, e vice e versa.

Com o tempo, a tradição foi se adaptando e passou a ser vista como uma forma de manter o suspense e a surpresa do momento em que o noivo vê a noiva vestida de noiva. Hoje em dia, muitos casais optam por não seguir essa tradição e escolhem se encontrar antes do casamento, seja para tirar fotos ou ter um momento a sós.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.