Água com gás engorda? Descubra se é mito ou verdade

Ama água com gás? Então entenda se ela pode ou não comprometer a sua dieta, além de saber se faz mal para a saúde

A água com gás é amada por muitas pessoas, assim como é odiada por outros. Mas além de dividir opiniões, ela também desperta muitas dúvidas. Afinal, água com gás engorda? Pode fazer mal para a saúde? O fato é que diversos mitos e verdades sobre a água com gás rondam as mentes de quem aprecia a bebida. Então, continue lendo e solucione suas dúvidas sobre esse tema.

Afinal, água com gás engorda?

A água com gás é livre de calorias, ou seja, ela NÃO tem impacto nenhum na sua dieta. Assim como a água sem gás, ela hidrata o corpo sem que você esteja consumindo calorias. Contudo, as versões saborizadas da água com gás podem possuir açúcar, o que confere calorias para a bebida. Assim, o consumo em excesso pode sim comprometer a sua dieta. Ainda que sem calorias, as versões diet das águas saborizadas podem trazer malefícios para a saúde, quando consumidas em excesso. Mas a água com gás tradicional não tem impacto algum na sua dieta.

Diferença entre água com gás e saborizada: entenda porque água com gás não engorda

água com gás engorda
Foto: Canva Pro

 

Para entender porque a água com gás não engorda, é preciso entender a diferença entre a água com gás e a versão saborizada. Enquanto a água com gás é apenas água mineral com adição de dióxido de carbono, a água com gás saborizada é bastante similar a um refrigerante. Há versões com grandes quantidades de açúcar, além de conservantes, corantes e xaropes sintéticos que podem fazer mal para a saúde. Conhecer essa diferença é fundamental para entender porque a água com gás não engorda.

3 mitos sobre a água com gás

A água com gás é uma bebida que, além de dividir opiniões, gera muitas dúvidas. Já sabemos que a bebida não é capaz de engordar, nem emagrecer, mas você sabia que ela também não faz mal algum para a saúde? Confira esse e outros mitos desmistificados e solucione suas dúvidas sobre ela.

1. Aumenta a fome

Muitas pessoas deixam de tomar a água com gás por acreditarem que ela aumenta a sensação de fome. Na verdade, o efeito oposto acontece. Por ser gaseificada, ao ser consumida, ela causa uma ligeira dilatação no estômago. Portanto, há a sensação de saciedade, por conta do estômago ser preenchido. O consumo da água com gás ajuda a comer menos durante as refeições. Mas atenção, o consumo da água com gás não deve ser utilizado para substituir refeições, pois deixar de se alimentar causa diversos problemas para a saúde. Se deseja emagrecer, procure ajuda profissional para o processo ser realizado com saúde.

2. Contribui para o aparecimento de celulite

A água com gás não possui calorias, açúcar, gordura ou qualquer outro componente que está relacionado com o aparecimento de celulites. Muito pelo contrário, a água com gás é uma bebida hidratante, assim como a natural. A desidratação é uma das causas da celulite, portanto, consumir líquidos regularmente funciona como prevenção da celulite.

3. Água com gás faz mal para a saúde

A água com gás nada mais é do que água comum, com a adição de dióxido de carbono, o responsável pela gaseificação. Esse composto, quando ingerido em pequenas quantidades não traz malefício algum para a saúde. Contudo, quando ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma dilatação leve no estômago, o que traz um desconforto. Mas a dilatação desaparece em poucos minutos, assim como o desconforto.

Pessoas com gastrite severa ou úlceras também podem notar um leve desconforto ao consumir a água com gás. Isso porque a sensação de dilatação pode aumentar as dores causadas pela doença. Isso não significa que a água com gás é responsável pela corrosão do estômago, mas que apenas aumenta a sensação de dor.

Benefícios da água com gás para a saúde

agua com gas engorda 2
Foto: Canva Pro

Além de não fazer mal para a saúde, a água com gás pode trazer benefícios para a sua rotina. Afinal, é uma opção extra de hidratação e consumir água em abundância só traz benefícios para a sua saúde. Assim, veja quais os benefícios que a água com gás possui.

  • Substituição saudável do refrigerante: se você ama refri e está tentando diminuir ou parar o consumo, a água com gás pode ser uma ótima forma de substituição. Para realçar o sabor, experimente colocar rodelas de limão, laranja ou outras frutas ao consumir. A melhor parte é que não tem nenhuma caloria ou malefício para a saúde!
  • Fonte de hidratação extra: tem dificuldade em beber água? Se você gostar da água com gás, ela pode te ajudar a manter esse hábito. Mas lembre-se de não consumir em excesso para não sentir desconfortos.
  • Limpa o paladar: já reparou que quando você pede um café em alguns lugares ele vem acompanhado da água com gás? Isso porque o gás presente na água é capaz de limpar as papilas gustativas e deixar seu paladar mais sensível ao sabor dos alimentos.
  • Rica em nutrientes: assim como a água mineral, a água com gás é rica em nutrientes. Cálcio, potássio e magnésio são alguns dos nutrientes presentes em abundância na água mineral.

Água com gás e hipertensos: cuidado

Apesar da água com gás não conter malefícios para a saúde e nem ser capaz de engordar, ela pode ser rica em sódio. Assim como qualquer água mineral, as pessoas com pressão alta devem evitar o consumo excessivo. O mesmo vale para pessoas com problemas de rim severos ou que tenham tendência à formação de pedras. Algumas marcas já oferecem água mineral tanto natural como com gás com redução de sódio. Tenha atenção ao rótulo e evite as marcas com muito sódio.

FONTES: Vitat, Hospital Albert Einstein e Minha Vida.

+ Conheça 13 benefícios do óleo de coco para a saúde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.