Decoração em alta: aprenda a montar um ambiente com a sua cara

É possível fazer a decoração de um ambiente de acordo com a sua personalidade, quem sabe, um feng shui no quarto ou algo mais clássico. Portanto, siga este guia rápido, saiba quais são os principais tipos e estilos para se inspirar na hora de montar um bom cenário.

Quais são os tipos e estilos de decoração?

Hoje em dia, há muitos tipos de decoração que você pode escolher para a sua casa ou sua sala de trabalho. Assim, é fácil achar estilos comuns ou modelos atuais mais ligados à cultura pop.

Como escolher?

Você deve escolher um adorno para sua casa de acordo com o vão em questão. Dessa forma, o correto é usar itens que vão relaxar sua mente no seu quarto de descanso, por exemplo.

Para seu escritório ou local de trabalho, opte por poucos detalhes, para não te distrair de alguma forma. Mas, caso suas atividades profissionais exijam um processo criativo, escolha algo mais lúdico.

Sala de estar com decoração estilo concreto, sofá de couro e vasos de plantas
Legenda: A decoração fala muito sobre você e ajuda de forma direta no seu bem-estar. Imagem: vanitjan no Freepik

Quais os estilos mais comuns de decoração?

Entre os tipos, há alguns mais vistos do que outros, o que ajuda a resumir os principais. Assim, veja abaixo quais são os estilos mais usados, para ver se estes são os ideais pra você:

  • Clássico;
  • Estilo rústico;
  • Contemporâneo;
  • Moderno;
  • Estilo da moda.

Todos estes têm alguns detalhes únicos e você pode entender ao longo deste artigo. Com isso, use estas dicas para decorar melhor e mescle elementos entre um tipo em locais divididos por vãos.

Estilo de decoração clássico

Aqui é uma forma de decorar o seu ambiente rico em detalhes, o que o deixa mais imponente. O estilo tem como característica trazer um ar de luxo ao lugar e algumas cores te ajudam neste processo como:

  • Vinho;
  • Bege;
  • Azul-marinho;
  • Preto;
  • Branco.

O usuário pode trabalhar seu arquétipo também com base neste tipo de enfeite. Ou seja, busque por acessórios, além de adornos mais sofisticados e menos chamativos.

Detalhes do estilo rústico

Nesta forma de decorar, use cores mais neutras e terrosas nos seus adereços. Desse modo, este estilo combina:

  • Madeira;
  • Revestimentos naturais.

Vale mencionar ainda que esse tipo não busca a perfeição nos acabamentos. Portanto, fica interessante para um ambiente de trabalho mais informal, como um home office.

Como é o estilo contemporâneo?

Este é um tipo de decoração mais limpo, como um feng shui no trabalho ou quarto. Portanto, pode-se ver abaixo mais algumas características desta maneira de adornar seu ambiente:

  • Linhas mais retas;
  • Traz ar de requinte;
  • Usa superfícies mais lisas.

O estilo tem como base as linhas usadas na Grécia e Roma antigas, por exemplo. Assim, usa detalhes da época para criar um visual único e que pode ser ideal para locais com pouco espaço.

Decoração moderna

Como ocorre na ornamentação rústica, a moderna também usa cores em tom terra. No entanto, este visa ser um lugar mais simples e foca em ser funcional, além de objetivo, o que o deixa limpo também.

Muitos diferenciais no estilo

O estilo moderno se diferencia do anterior no sentido de época. Desse modo, o contemporâneo foca em tendências mais atuais, onde o outro procura linhas de meados do século XX.

Estilos mais recentes de decoração

Algumas formas de decorar o seu local estão em alta hoje em dia, seja por causa da internet ou outra maneira de influenciar. Então, há um motivo da sua alta procura, como as vantagens a seguir:

  • Custo-benefício;
  • Alívio mental;
  • Mais espaço.

Devido ao número de informações que a mente tem acesso hoje, um ambiente simples ajuda na hora de relaxar. Com isso, é muito comum ver locais com poucos adereços ou quase sem nenhum.

Minimalista

Esta decoração é a mais limpa de todas e seu nome fala por si. Assim, esta é a forma que leva menos móveis e objetos, logo, pode ajudar na sua criatividade, além de usar cores neutras. Aliás, pode-se incluir ainda algumas plantas para sala para dar um ar sofisticado.

Industrial

O estilo citado visa unir traços mais urbanos, com elegância e texturas em concreto ou natural. Desse modo, use a luz do sol se preferir e combine metal com linhas modernas, além da cor preta e cinza.

Mediterrâneo

Use gesso ou pedra neste estilo, a fim de combinar cores como o azul e tons terrosos. Então, o estilo é um dos mais relaxantes e remete às casas da região. Além disso, use capim dos pampas, uma flor que deixa qualquer espaço delicado.

Quais são as decorações da moda?

Para seguir com as dicas para decorar seu ambiente, conte com as formas que estão na moda hoje em dia. Portanto, se você gosta da cultura jovem, pode se basear nestes estilos para montar um lugar legal.

Estilos geek e nerd

Na decoração geek é comum tentar deixar o local parecido com cenários de filmes ou séries. Além disso, como no estilo Nerd, usa objetos que vão remeter a personagens de ficção ou não.

Decoração vintage

Para este estilo, use adereços mais antigos e mescle com estampas florais ou cores pastéis. Mas, você pode usar uma luz que passe o mesmo ar do ambiente, para trabalhar o arquétipo.

Estilo escandinavo

O estilo usa cores neutras onde é mais comum o branco predominar, além de linhas sóbrias. Assim, este dá uma sensação de mais paz e sossego a um ambiente, ideal para sua moradia.

Sala de estar com poltrona amarela, cômoda de madeira e luminária branca
Legenda: Use tipos de decoração diferentes para cada ambiente, para te ajudar a relaxar no dia a dia. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Existem mais tipos de decoração?

Há alguns outros tipos para enfeitar sua casa, trabalho ou até mesmo eventos. Assim, cresce entre as pessoas, as formas de decoração que se baseiam na natureza ou até mesmo no romantismo, como:

  • Oriental;
  • Provençal.

Em ambas, você deve usar móveis delicados e simples. No entanto, no estilo oriental, há uma menor presença de adorno ou outro objeto, o que o difere do provençal.

Boho

Pode -se usar também este tipo, que pode ser o Boho Chic ou o mais comum. Dessa forma, esta maneira de decorar une dados da cultura hippie, punk e country. Aliás, aqui pode-se usar elementos do estilo vintage.

Decore a sua maneira

O legal de combinar elementos visuais e manter um padrão é ajudar de forma direta no seu bem-estar, a fim de:

  • Gera conforto;
  • Diminuir o estresse do dia a dia;
  • Criar memórias e sensações.

Há também o benefício de ativar ou relaxar mais a sua mente, de acordo com o estilo e sua personalidade. Dessa forma, escolha a ornamentação que mais lhe dá conforto e aumenta a sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.