Capim dos pampas: saiba como usar na decoração delicada

Popular nos anos 60 e 70, o capim dos pampas está com tudo na decoração da casa e de eventos novamente

0

Assim como na moda, o universo da decoração também é repleto de idas e vindas. O capim dos pampas, por exemplo, foi muito popular nos anos 70 e desde 2020 voltou com tudo! A planta é nativa do Brasil, da região dos Pampas do Sul, mas nos anos 70 era mais utilizada em outros países. No entanto, esse cenário mudou e o capim dos pampas está com tudo aqui também. Veja ideias para usar na decoração, como cuidar e outras informações.

12 ideias para inserir o capim dos pampas na sua decoração

O capim dos pampas pode compôr a decoração de diferentes ambientes, como quartos, salas e até mesmo cozinhas. Mas além da casa, também pode decorar casamentos. Fora do Brasil já é muito comum utilizar a planta em arcos, caminhos e mesas de casamento. Veja essas ideias para se inspirar e decorar com ele.

1. Na mesa de cabeceira

capim dos pampas na decoração
(Foto: reprodução/Pinterest)

2. No canto da sala em um vaso grande

(Foto: reprodução/Pinterest)

3. Em decorações minimalistas e delicadas

(Foto: reprodução/Pinterest)

4. Mas que tal na mesa da cozinha?

(Foto: reprodução/Pinterest)

5. Os vasos de vidro grandes são ideais para fazer os arranjos

(Foto: reprodução/Pinterest)

6. Os arranjos podem ter outros elementos além do capim dos pampas

capim dos pampas na decoração
(Foto: reprodução/Pinterest)

7. Em decorações delicadas no estilo boho em tons claro

(Foto: reprodução/Pinterest)

8. Em espaços externos e aconchegantes

(Foto: reprodução/Pinterest)

9. Em casamentos, aposte no arco feito com capim dos pampas

capim dos pampas em casamento
(Foto: reprodução/Pinterest)

10. Aposte na planta em outros detalhes da decoração do casamento

(Foto: reprodução/Pinterest)

11. Ou no caminho da noiva

(Foto: reprodução/Pinterest)

12. E por que não no próprio buquê da noiva?

(Foto: reprodução/Pinterest)

Como cuidar do capim dos pampas?

(Foto: reprodução/Pinterest)

O capim dos pampas é lindo, mas para que a sua decoração fique completa é preciso investir nos cuidados adequados. É preciso lembrar que ele é uma planta natural e por isso, pode se desfazer com o passar do tempo. É preciso tomar cuidado com correntes de ar fortes, pois podem remover suas plumagens. Mas por ser uma planta seca, certamente os cuidados são bem mais simples do que com as plantas naturais.

A dica de especialistas no capim dos pampas, no entanto, é um pouco inusitada: spray de cabelo. Isso mesmo, o laquê utilizado para fixar penteados e evitar frizz cumpre bem o papel de conservar bem a planta seca. O spray deve ser utilizado assim que a planta chegar em casa e 1x ao mês. Mantenha 30cm de distância entre a planta e o jato e aplique uma camada generosa.

Quanto custa?

É possível encontrar o capim dos pampas em diferentes faixas de preço, além do valor do frete que pode variar bastante. Mas no geral, cada haste custa em torno de R$35. O valor pode parecer alto, mas lembre-se que ele é bem cheio e que apenas com uma haste já é possível decorar com a planta. Além disso, apesar de ser natural, ele dura muito tempo se bem conservado. Por isso, lembre-se de aplicar o spray de cabelo assim que a planta chegar em casa.

Como fazer arranjo com capim dos pampas?

O capim dos pampas pode ser feito em casa sem grandes dificuldades. A seguir você vai aprender a fazer a planta de forma artificial, utilizando barbante. Mas se você tem o capim fresco, você também vai aprender a secar. Veja e faça seus arranjos em casa.

Capim dos pampas artificial feito com barbante

Se na sua cidade é muito difícil encontrar o capim dos pampas para comprar, uma dica é reproduzir um artificial! Este é feito apenas com barbante, palito de madeira e spray para cabelo, que molda no formato da planta natural. A aparência é bem convincente, vale tentar.

  1. Comece cortando 15cm de barbante;
  2. Desencape o barbante, de modo que os fios de dentro fiquem soltos;
  3. Separe em 4 partes iguais e centralize no palito de churrasco;
  4. Amarre ao redor do palito, de forma que as pontas fiquem do mesmo tamanho;
  5. Corte mais pedaços, até completar o tamanho desejado;
  6. Apare as extremidades e penteie os fios, para que fiquem bem separados;
  7. Leve os fios em direção à ponta do palito, imitando o formato do capim;
  8. Para fixar, aplique o spray de cabelo por toda a extensão e está pronto.

Como desidratar capim dos pampas

Se você plantou o capim na sua casa ou mesmo comprou fresco, é preciso secar para conservar. Se você não secar, seu capim não ficará cheio e bonito, além de poder juntar microrganismos. A forma tradicional é secar no sol durante alguns dias, virando quando necessário. Mas se você tem poucas unidades também é possível secar com um secador de cabelo. Lembre-se de passar spray de cabelo para conservar.

Como cultivar o capim dos pampas?

Além dos arranjos, o capim dos pampas também pode compor jardins ou cercas vivas. Seu tamanho é impressionante, pois pode chegar até os 3m de altura! É uma planta rústica, que pode ser cultivada no sol pleno, mas que precisa ser podado para se manter exuberante. Pode ao final dos invernos ou início da primavera. Para plantar utilize sementes ou divisão de touceiras.

+ Painel de macramê: 20 inspirações lindas para decorar sua casa

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes