Como tirar mancha de base da roupa: 6 truques para testar em casa

“Carimbou” a roupa com base no momento de se vestir ou derrubou o produto na peça? Veja como tirar as manchas com truques caseiros e simples

Na pressa do dia a dia provavelmente você já “carimbou” uma peça com base ou derrubou um pouco do produto ao se maquiar. Esse acidente que é bastante comum também tem soluções bem simples com produtinhos que você tem em casa. Por mais que as bases sejam bastante pigmentadas, é possível remover as manchas sem grandes problemas. Para isso, é preciso se atentar à cor da peça e o tipo de tecido para usar o produto e método correto. Então, veja 6 truques de como tirar mancha de base da roupa.

Como tirar mancha de base da roupa branca

  1. Espere a mancha secar e aplique uma pequena quantidade de água oxigenada 10 vol. em cima da mancha;
  2. Depois, esfregue com as mãos ou uma escova macia e deixe agir por alguns minutos;
  3. Em seguida, enxágue com água fria;
  4. Lave a peça normalmente na máquina ou à mão.

As fórmulas de base e corretivos são bastante pigmentadas, o que faz com que os tecidos brancos precisem de cuidados especiais. O truque da água oxigenada é uma das melhores opções para remover completamente a mancha e sua peça voltar a ser branca. Para garantir que a mancha saiu completamente, passe com o ferro de passar na região. Caso sua peça não possa ser passada, espere secar naturalmente.

Como tirar mancha de base de toalhas brancas

  1. Pegue um pequeno pedaço de algodão, o suficiente para a mancha e umedeça com vinagra branco (de álcool);
  2. Em seguida, esfregue bem em cima da mancha até que ela desapareça;
  3. Depois, a toalha pode ser lavada normalmente com outras peças brancas para manter sua cor intacta.

O vinagre branco é excelente para remover manchas de roupas brancas e ainda mais para as toalhas. Além de deixar suas toalhas branquinhas como nova removendo as manchas de base e outras, esse produtinho super acessível também deixa as toalhas mais macias. Dica extra: experimente substituir o amaciante comum pelo vinagre para ver a diferente. E não, as suas toalhas não vão ficar com cheiro de vinagre.

Como remover mancha de roupa colorida usando álcool

Já para as roupas coloridas, a água oxigenada e o vinagre não são opções tão interessantes. Neste caso, o mais recomendado é usar um secador de cabelo para remover todo o excesso de produto, no modo frio, para que a mancha seque e o excesso seja removido pelo vento. Feito isso, veja como tirar a mancha com álcool:

  1. Umedeça um pedaço de algodão do tamanho da mancha com um pouco de álcool;
  2. Em seguida, aplique na mancha e esfregue até remover completamente;
  3. Por fim, a peça pode ser lavada na máquina normalmente ou você pode continuar usando caso não estiver em casa.

Essa técnica quebra um galho para quando a mancha acontece e você não tem como trocar de roupa naquele momento. Mas se mesmo assim a mancha não sair, o que pode acontecer com produtos mais pigmentados, você pode usar um pouco de alvejante sem cloro na próxima lavagem.

Como remover mancha de base de roupa preta

como tirar mancha de base da roupa 1
Foto: Canva Pro

Para tirar mancha de maquiagem de roupas pretas, menos é mais. Aqui, quanto menos abrasivo for o produto, melhor ele vai remover a mancha e garantir a integridade da cor da sua roupa. Aposte em sabão neutro ou sabão de coco, que são menos abrasivos e dão conta de remover a maquiagem. Veja como fazer:

  1. Umedeça a região manchada e aplique uma pequena quantidade de sabão neutro ou sabão de coco;
  2. Deixe agir durante 10 minutos, sem deixar secar para não ficar esbranquiçado;
  3. Por fim, é só enxaguar com água fria.

Qualquer mancha em tecidos pretos deve ser tratada com muito cautela. Evite produtos com efeito clareador ou com corantes, pois pode ser que aquela região da peça fique de outra cor. Use produtos simples como o sabão de coco ou sabão neutro. Também é importante não deixar a mancha secar para não penetrar nas fibras. do tecido. Se você estiver fora de casa, faça o truque com a peça, utilizando uma toalha para secar.

Remova mancha de base de roupas jeans

Com o jeans é preciso tomar o mesmo cuidado que temos com os tecidos pretos e não utilizar produtos tão abrasivos que podem desbotar a peça. Mas por ser um tecido grosso, é preciso ter cuidados específicos para remover a mancha completamente. A maneira mais efetiva é deixar a peça de molho por pelo menos duas horas. Veja como:

  1. Em um balde, coloque metade água e metade vinagre de álcool;
  2. Depois, coloque sua peça na mistura e deixe de molho durante pelo menos meia hora;
  3. Retire a roupa e aplique álcool diretamente na mancha, se ela persistir;
  4. Deixe agir durante 10 minutos e depois lave normalmente.

Se você está usando a peça no momento em que manchou, remova a maior parte possível da mancha com um papel toalha. Assim que chegar em casa repita o passo a passo acima para garantir que sua peça não ficará manchada.

Mancha de base seca

como tirar mancha de base da roupa 2
Foto: Canva Pro

Muitas vezes não é possível lidar com a mancha na hora em que acontece por estarmos vestido a roupa no momento. Neste caso, para as manchas de base secas, será preciso deixar a peça de molho. Considere o tipo de tecido e cor e escolha os produtos adequados conforme as orientações apresentadas acima. Assim que chegar em casa, deixe a peça de molho por pelo menos 30 minutos e observe a evolução da limpeza. Se necessário, repita o procedimento. A etapa do molho é primordial para um bom resultado, pois na maioria dos casos apenas jogar a roupa na máquina de lavar não vai resolver.

+ Como tirar mancha de óleo da roupa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.