Como tirar mancha de óleo da roupa: 8 dicas para eliminar o problema

É possível tirar mancha de óleo da roupa com detergente, sal e álcool e até mesmo com lustra móveis, saiba como fazer

Quem nunca deixou cair um pouco de óleo na roupa, não é mesmo? Mas o problema tem solução! O mais importante quando isso acontece é lidar com a mancha o mais rápido possível, pois assim o resultado será mais efetivo. Então, confira 8 dicas que te mostram como tirar mancha de óleo da roupa com facilidade.

1. Como tirar mancha de óleo da roupa com papel toalha

Essa dica vale para quando a mancha acabou de acontecer e você não tem como limpar a roupa naquele momento. Sabe quando você come um pastel e cai uma mancha de óleo na roupa? Não é possível lavar naquele momento, mas retirar o excesso com um papel toalha vai ajudar a remover depois. Para isso, aperte um papel toalha na mancha até sentir que tirou todo o óleo possível naquele momento. É claro que a dica não remove 100% da mancha, mas assim será mais fácil lavar a peça quando você chegar em casa.

2. Retire o excesso de óleo com talco

Outra forma de remover o excesso de óleo é com talco. Se a mancha aconteceu em um momento em que você está em casa, o ideal é lidar com ela já naquele momento. Basta colocar uma quantidade generosa de talco em cima da mancha e deixar durante algumas horas. Repita o processo até que a mancha seja completamente removida. Se você não tem talco em casa, você pode usar amido de milho. Veja os resultados no vídeo.

3. Aposte no detergente neutro

Não existe nada melhor para remover óleo e gordura como o bom e velho detergente neutro. Depois de remover o excesso da mancha, com papel toalha ou talco, como na dica acima, você vai aplicar detergente. Para isso, é importante aplicar uma quantidade generosa, até deixar a região afetada úmida com o produto. É importante aplicar dos dois lados para remover a mancha completamente. Esfregue bem e se a mancha for grande, deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar e secar na sombra. Repita o procedimento se for necessário.

4. Sal e álcool

O sal e o álcool funcionam bem em emergências, se você está na rua e não tem como lavar a peça naquele momento. Assim como o papel toalha, o sal ajuda a puxar a gordura que está no tecido. Mas tome cuidado, pois os tecidos muito sensíveis podem ser danificados pelo sal. Você também pode diluir um pouco de álcool e aplicar na região. Mas assim que chegar em casa, lembre-se de lavar a peça com um pouco de detergente.

5. Como tirar mancha de óleo da roupa já lavada?

Se você já lavou a roupa e a mancha não saiu, ainda é possível retirar a mancha. Para isso, você vai precisar fazer uma misturinha utilizando detergente e lustra móveis. Misture bem uma quantidade necessária de cada um dos produtos, de acordo com o tamanho da mancha. Aplique a mistura apenas na mancha e deixe agir durante 20 minutos, esfregue se necessário. Depois basta enxaguar para remover completamente a mancha. Veja o resultado no vídeo.

6. Como tirar mancha de óleo antiga da roupa?

As manchas de óleo antigas são bem mais difíceis de serem removidas, visto que o óleo gruda no tecido e se torna mais difícil de remover. Neste caso, se você já tentou as dicas caseiras, o mais recomendável é apostar em um produto tira manchas. O produto é bastante eficaz, já que foi criado para esse propósito. Aplique a quantidade recomendada pela fabricante e deixe agir por alguns minutos. Tente remover a maior quantidade possível da mancha e depois coloque a peça na máquina de lavar. Se for um tecido mais sensível, lave à mão e tenha atenção se o produto tira manchas pode ser utilizado nesse tecido, olhe a etiqueta para saber.

7. Utilize água quente

Você provavelmente já conhece a técnica de deixar as louças engorduradas de molho em água quente, não é mesmo? Mas você sabia que a água quente também é ótima para remover óleo das roupas? A dica é deixar a peça de molho durante alguns minutos com o produto utilizado juntamente com água quente. Basta deixar de molho durante uns 20 minutinhos. Não precisa mergulhar a peça inteira na água quente, basta deixar a região manchada. Depois, enxágue e provavelmente o problema vai ter se resolvido.

A técnica da água quente pode ser feita com qualquer uma das outras dicas acima, pois vai potencializar o efeito. É muito eficaz para quando há muito óleo ou manchas mais antigas.

8. Não seque no sol e nem passe a roupa

Por fim, essa dica diz respeito aos passos finais após lavar a roupa. Às vezes acontece do óleo não sair completamente e se você secar a peça no sol ou passar com o ferro quente por cima, o calor vai fazer com que a mancha se fixe ainda mais no tecido. E como é difícil saber se a mancha saiu com a roupa molhada, é melhor não arriscar, não é mesmo? Então, o ideal é deixar a peça secar na sombra e não passar se a mancha ainda estiver lá. Caso a mancha ainda esteja na roupa, siga as dicas de como tirar mancha de óleo da roupa já lavada.

Viu só como tirar mancha de óleo da roupa é possível? Certamente você já tem o que é preciso para eliminar o problema de vez. Confira também como tirar mancha de roupa branca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.