Conheça 10 plantas que purificam o ar para ter em casa

Nos anos 80, a NASA trouxe uma lista de plantas que ajudam a purificar o ambiente e podem te ajudar a respirar um ar mais puro, saiba quais e como cultivar

0

Em casa, as plantas possuem muito mais funções além de embelezar. Como organismos complexos que são, elas são capazes de filtrar compostos prejudiciais à saúde como xileno, benzeno, formaldeído, amoníaco e tricloroetileno. Em 1989 a NASA já sabia sobre essas propriedades e publicou um estudo com algumas plantas que purificam o ar. A seguir, trazemos algumas delas, além de dicas de cuidados para mantê-las sempre saudáveis. Descubra!

1. Orquídeas

plantas que purificam o ar - orquídeas
Foto: Pexels

As orquídeas são capazes de filtrar o xileno, composto tóxico presente em colas e tintas. É ótima para ser mantida no quarto, já que faz trocas de oxigênio durante este período, purificando o ar. As orquídeas podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e formatos, mas os cuidados são quase sempre os mesmos. Não toleram regas em excesso, além de preferirem ambientes sem luz solar forte. O ideal é que sejam mantidas à meia sombra, com exposição solar durante 4 horas ao dia, nos horários amenos.

É importante utilizar substrato próprio para orquídeas, além de adubar com frequência para que mantenham-se saudáveis e com flores. Pesquise sobre a sua espécie para saber se ela necessita outros cuidados específicos para se manter saudável.

2. Hera: uma das melhores plantas que purificam o ar

Foto: Pexels

A NASA classificou a hera inglesa como a que tem a maior capacidade para filtrar o ar. É ótima para filtrar diferentes tipos de toxina do ar, além de se multiplicar com muita facilidade, por estaquia. É facilmente cultivada em vasos e forma um lindo arranjo pendente. Mas também pode ser apoiada em suporte para fazer o revestimento de muros e cercas. É uma planta bastante fácil de cuidar, sendo que tolera amplas variações de temperatura. Tolera geadas e também o sol forte e se desenvolve bem tanto no sol pleno, como à meia sombra.

3. Lírio da paz

Foto: Unsplash

Outra planta muito interessante na classificação da NASA é o lírio da paz, capaz de absorver os cinco compostos tóxicos citados no início. Ideal para ser mantida no quarto, na sala ou no ambiente de trabalho.

É uma planta bastante resistente que sobrevive com pouca luz e por isso se adapta bem aos ambientes de meia sombra ou sombra total. É preciso tomar cuidado com as regas, pois a planta precisa de pouca água e apodrece com facilidade. É ideal para os ambientes internos, sendo que não tolera temperaturas abaixo dos 18ºC. Também é recomendado manter a planta longe de janelas, pois é prejudicada pelo vento. Ela é tóxica quando ingerida, então tome cuidado com crianças e animais domésticos.

4. Plantas que purificam o ar: Crisântemo

plantas que purificam o ar - crisântemo
Foto: Pexels

O crisântemo é uma das plantas com flores mais conhecidas em todo o mundo. O gênero chrysanthemum é capaz de produzir flores em diversas cores e formatos, sendo que centenas são catalogados. A planta é capaz de remover benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno, entre outros tóxicos do ar. A planta gosta de luz indireta e deve ser regada entre 2 e 3 vezes por semana. Evite temperaturas baixas e correntes de ar.

5. Espada-de-São-Jorge

Foto: divulgação/ Manual do Jardim

A espada-de-São-Jorge é conhecida por limpar as más energias do ambiente, mas você sabia que ela também purifica o ar? A planta remove da atmosfera benzeno, xileno, formaldeído e também o tolueno e o tricloroetileno. Além disso, outra vantagem é que ela é muito fácil de cultivar e sobrevive até em condições desfavoráveis.

Tolera bem as mudanças de temperatura, vive bem até 40ºC e também se dá bem nas temperaturas baixas de -5ºC. Apenas tome cuidado com as regas, pois em excesso podem apodrecer suas raízes. O ideal é manter o solo levemente úmido, mas sem encharcar.

6. Aloe vera (babosa)

plantar que purificam o ar - aloe vera
Foto: Pexels

Amplamente conhecida por beneficiar pele e cabelos nos tratamentos de beleza caseiros, a babosa também é capaz de purificar o ar. A planta é capaz de filtrar benzeno e formaldeído e é uma suculenta muito fácil de cuidar. Cresce bem em vasos, para quando se deseja manter em ambientes internos. Dentro de casa é apenas indicado que a planta receba boas horas de luz solar direta, devendo ser posicionada perto das janelas. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco.

7. Plantas que purificam o ar: jiboia

Foto: divulgação/ Lojinha da Flori

A jibóia é uma planta bastante comum e fácil de encontrar e que é eficaz na absorção de formaldeído, xileno e benzeno. A planta é bastante resistente e cresce bem rápido, ideal em vasos pendentes ou para formar cobertura. O melhor ambiente é a meia sombra, com incidência solar apenas nos horários amenos. As regas devem ser feitas 2 ou 3 vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

8. Palmeira raphis

plantas que purificam o ar - palmeira raphis
Foto: divulgação/ Alma Nórdica

Também conhecia como ráfia ou apenas raphis, é uma palmeira que pode chegar até os 3 metros de altura. Mas também se desenvolve bem em vasos, quando as mudas são menores. De acordo com a NASA a palmeira raphis é capaz de eliminar do ar o formaleído, xileno e amoníaco. Quanto aos cuidados, a raphis gosta de meia sombra, mas tolera bem o sol pleno. Nos ambientes interno, opte por colocá-la perto de uma janela para receber bastante luz. As regas devem ser feitas uma vez por semana ou duas vezes nas semanas mais quentes.

9. Aglaonema

Foto: divulgação/ Casa Vogue

Apesar do nome não ser tão conhecido, a planta é amplamente cultivada no Brasil e no mundo e apresenta mais de 100 variedades catalogadas. Geralmente suas folhas apresentam padrões em diferentes tons de verde, em verde e rosa ou em verde e vermelho, entre outras cores. A planta é capaz de eliminar do ar o benzeno e o formaldeído. A planta é de fácil cultivo e ideal para os ambientes internos, já que não tolera o sol. As regas devem ser feitas entre 2 e 3 vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido e borrifando água em suas folhas.

10. Philodendron cordatum

Foto: divulgação/ Leaf Life Sydney

Por fim, temos a philodendron cordatum, que possui esse nome devido à aparência de suas folhas, que se parecem com corações. É eficaz na limpeza do formaldeído e ideal para os ambientes internos. Não tolera luz solar e se desenvolve bem na sombra total, mas com bastante incidência de luz. Posicione a planta perto de uma janela e regue entre 2 ou 3 vezes por semana, com cuidado para não concentrar a água apenas perto do caule.

As plantas que purificam o ar vão trazer muito bem-estar para seus momentos em casa, além de embelezarem. E se você gosta de plantas, veja também as melhores plantas para o quarto.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes