7 dicas para começar a aplicar o Feng Shui na sua casa
Sempre quis aplicar o Feng Shui na sua casa, mas não sabe por onde começar? Veja essas dicas para começar a entender a técnica milenar chinesa de harmonização
Muito se fala sobre o Feng Shui e os seus benefícios para a harmonização dos ambientes e pessoas. A técnica milenar chinesa busca harmonizar a energia do ambiente, com base em um mapa de centros energéticos. Cada cômodo é arrumado utilizando estes preceitos. A princípio pode parecer muito difícil, mas aos poucos é possível inserir algumas dicas e organizar. Saiba como!
O que é Feng Shui?
Antes de mais nada, conheça um pouco mais sobre a técnica. O Feng Shui, que em chinês se escreve 風, também conhecido como geomancia chinesa. É uma prática milenar originária na China e que utiliza a energia, a partir da disposição dos itens, para harmonizar as pessoas e os indivíduos. A tradução literal do termo Feng Shui é “vento-água”. Além das residências, a técnica pode ser aplicada em empresas, salas de aula e qualquer tipo de ambiente. O objetivo da técnica é harmonizar e garantir a abundância.
7 dicas para aplicar o Feng Shui na sua casa
Agora que você já sabe o que é o Feng Shui, deve estar imaginando que é muito difícil aplicar na sua casa ou ambiente de trabalho. No entanto, a técnica é bastante adaptável e relativamente simples de ser colocada em prática. Por isso, separamos algumas dicas para você começar a praticar sem muita dificuldade, confira.
1. Conheça os centros de energia
O baguá é um mapa utilizado para aplicar a técnica. A partir dele é possível compreender os centros de energia da casa e de cada cômodo. Assim, será possível se orientar e começar a aplicar na sua casa. São nove segmentos que influenciam a sua vida, veja na imagem a seguir.
Aplicar o Feng Shui no ambiente nada mais é do que moldar a energia e fazer com que ela caminhe em fluidez e harmonia pelo ambiente. A energia é chamada de chi e é influenciada pela forma como os itens estão dispostos pelo ambiente. Ou seja, a organização pode influenciar para que o chi caminhe em fluidez pelo seu lar.
2. Feng shui no quarto
O quarto é o local em que há grande procura para aplicar a técnica, já que garante uma boa noite de sono e descanso. Além disso, também garante a harmonia entre os casais. A cama é o objeto central do quarto e a atenção está voltada para ela ao seguir a técnica. Quando estiver na sua cama deve ser possível ver a porta, mas jamais deve estar diretamente à frente. Também não deve sobrar um vão entre a parede e a cama na região da cabeceira.
3. Água corrente atrai prosperidade
A água está relacionada à capacidade de fluir, de manter a vida em constante movimento. Ela também é fonte de energia, de chi. Portanto, a técnica recomenda que você tenha uma área destinada para a prosperidade em sua casa e que nela tenha água corrente. Existem formas bem simples de se fazer isso, pode ser um aquário, uma pequena fonte ou então, peças de decoração inusitadas com água corrente.
4. Inclua os elementos em cada cômodo
O Feng Shui é bem minimalista e recomenda que não tenhamos itens sem utilidade, já que eles barram o chi, ao invés de fluir. No entanto, a técnica também recomenda que se tenha um representante de cada elemento em cada cômodo. Metal, água, ar, madeira e terra devem ser representados por objetos em cada cômodo. Use sua percepção e intuição para dispôr cada um dos representantes.
5. Remova obstáculos
A porta principal de entrada da sua casa deve ter uma atenção especial, sem objetos que travem a energia fluída, já que ela deve dar boas-vindas aos visitantes. No entanto, essa região também deve te proteger da agitação que vem da rua. É preferível ter vasos com plantas, mas que não estejam diretamente na entrada. Se houver um caminho até a porta, é preferível que seja levemente curvo, ao invés de reto. E nem precisamos dizer que a porta da casa é um péssimo lugar para acumulação, não é mesmo?
6. Mantenha a porta do banheiro fechada
Assim como o quarto, o banheiro também é um região da casa que merece mais atenção. Mas duas dicas são fundamentais: deixar o vaso com a tampa sempre abaixada e a porta do banheiro fechada. O banheiro é um local inteiramente relacionado à saúde, já que neles podemos perceber se estamos saudáveis ou não. Dê atenção a estes pontos para manter a energia da sua casa circulando em fluidez.
7. Atenção ao sentir
Quando falamos em energia, ela está muito mais em sentir do que em receitas prontas e práticas, com o Feng Shui não é diferente. Comece estudando a técnica se deseja colocar em prática, mas tenha atenção à sua intuição também! Observe o baguá que está na dica 1, vá internalizando o significado de cada centro de energia e percebendo como se sente em relação aos itens e à organização da sua casa. Com o tempo vai ser possível aplicar ainda mais os preceitos da técnica, com mais fluidez, sem se prender tanto às técnicas.
Aos poucos vai ser possível aplicar na sua casa e começar a perceber a mudança na energia do seu lar. Confira também o método KonMari, outra forma de organizar seu lar.