Filmes de terror: 10 obras do cinema que despertam medo e fascínio

Veja a seleção do Dicas Delas e bom filme!

Filmes de terror estão entre as opções mais populares do cinema e de streamings como a Netflix. Afinal, essas opções de longas despertam até curiosidades sobre os bastidores e atrai pessoas de todas as idades, a fim de explorar temas como a vida após a morte.

1 – O Exorcista

Um verdadeiro ícone lançado nos anos 70 que ainda é considerado um dos filmes de terror mais aclamados de todos os tempos. Assim, ele não poderia deixar de encabeçar a lista. Inclusive, o longa tem muitos mistérios como:

  • Incêndio no set de gravações;
  • Membros do elenco morreram;
  • Um padre benzeu os locais das filmagens.

Baseado em um livro do mesmo nome, o clássico tem direção de William Friedkin. Além disso, foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Oscar. Recentemente, ele ganhou destaque novamente com a série premiada “O Exorcista”, que remete ao filme.

Medo primitivo

O enredo da história gira ao redor da jovem Regan MacNeil, que é possuída pelo demônio Pazuzu. Dessa forma, ela é salva pelo padre Merrin após uma longa batalha contra o mal, fenômenos violentos e questionamentos sobre a existência de Deus.

Grupo de 4 pessoas sentadas em um sofá com uma mesa na frente e um notebook. Todos estão com expressão de surpresa e desespero
Legenda: Os filmes de terror costumam deixar muitas pessoas assustadas. Imagem de DCStudio no Freepik.

2 – O Brinquedo Assassino é um dos filmes de terror de roer as unhas

O visual indefeso e doce do boneco Chucky por trás de uma mente maligna é um contraste que agradou ao público e gerou uma série de filmes que são lançados até os dias de hoje. Além disso, o longa também traz uma série de curiosidades:

  • Há uma referência a Charles Manson;
  • O roteiro original incluía um pacto de sangue;
  • Referências à prática vodu.

Chucky, com certeza, ainda está assustando crianças em todo o planeta. A obra foi lançada em 1988 e ganhou tantas continuações que é considerada a franquia de filmes de terror mais bem-sucedida da história.

Infância perigosa

A história do boneco começa com a morte de um criminoso baleado pela polícia em uma loja de brinquedos. No entanto, em seu último minuto de vida, ele realiza um ritual e transfere sua alma para um boneco que é dado de presente a um menino.

3 – Invocação do Mal

Um dos filmes mais bem aclamados da atualidade, esse longa levou multidões ao cinema e teve uma bilheteria de milhões de dólares, um recorde. Assim, é um sucesso de James Wan que conquistou um grande público e coleciona muitos traços interessantes, como:

  • É baseado em uma história real;
  • Presenças estranhas foram sentidas no set;
  • As pessoas que inspiraram o filme atuaram como consultores.

A principal discussão sobre “Invocação do Mal” é o quanto os roteiristas e produtores foram fiéis ao caso original. Por isso, o longa traz muitos sustos, suspense e uma história sobrenatural de dar arrepios.

Terror sem fim

O filme tem como base os relatos da família Perron, que foi perseguida por espíritos e uma entidade maligna que queria matá-los. Dessa forma, o famoso casal Warren, especialista em situações paranormais, foi chamado para resolver o caso e salvar a família.

4 – Sobrenatural: Capítulo 1

Mais um sucesso de James Wan, esse longa atual abusa da criatividade para criar uma trama cheia de surpresas. Dessa forma, se tornou um dos filmes de terror mais populares e inspirou uma continuação, além de derivados com os seguintes títulos:

  • Capítulo 2;
  • A Origem;
  • Última Chave.

“Sobrenatural” usa elementos comuns em obras do gênero, mas os aborda de forma inteligente e inovadora. Assim, Wan conquistou mais uma vez um público fiel que garantiu o sucesso da sequência de longas que se relacionam entre si.

Mundos para explorar

A obra narra a trajetória de um menino cuja alma navega entre dimensões enquanto dorme. No entanto, em uma dessas viagens, uma entidade maligna o sequestra e o deixa em coma, o que leva a família do garoto a buscar a ajuda de uma médium.

Mulher sentada no sofá e na sua frente tem um copo de refrigerante, uma tigela com pipoca e outra com chips de batata
Legenda: Os filmes de terror despertam curiosidade e medo do público. Imagem de DCStudio no Freepik.

5 – Mama é um dos filmes de terror mais assustadores

Medo e crianças caminham lado a lado. Sem dúvida, esse filme soube explorar bem essa combinação de modo a aterrorizar pessoas de todas as idades. Assim, esse longa de Andy Muschietti, lançando em 2013, tem muitas características marcantes, por exemplo:

  • Visual escuro e sombrio;
  • Recursos que dão um aspecto assustador à aparição;
  • Elenco de peso.

Esse longa aborda questões importantes que se alinham como o trauma de crianças órfãs e a necessidade da busca de uma figura materna. Dessa forma, é um filme de terror fora dos moldes tradicionais, que faz refletir sobre as tristezas que aproximam os vivos dos mortos.

Amor que aprisiona

Mama conta a história de duas meninas que foram sequestradas pelo pai e viveram por cinco anos em uma cabana no meio da floresta. Assim, sozinhas, elas foram acolhidas por um espírito que passou a protegê-las e a tratá-las como filhas.

6 – Um dos melhores filmes de terror é A Entidade

Paganismo e violência são a temática deste filme que aborda um enredo que choca, pois traz filhos que matam os pais. Dessa forma, é um longa forte, com imagens repletas de sangue que causam pavor nos mais sensíveis, além de trazer questões como:

  • Mitologias primitivas;
  • Quebra de expectativa a respeito da inocência de crianças;
  • Final que surpreende.

Com um nome de peso como Ethan Hawke, a obra parte de um lugar comum para ampliar a percepção do público. Por isso, é uma excelente sugestão de filme de terror para quem quer se surpreender e gosta de narrativas de investigação.

Ficção que assusta

“A Entidade” conta a história de um escritor de livros sobre crimes que decide se mudar para uma casa onde uma família foi morta. No entanto, tudo muda quando ele encontra provas que um demônio antigo está recrutando crianças para matar os pais e os irmãos.

7 – O Chamado é um dos filmes de terror clássicos

Um terrível e assustador clássico que traz a tecnologia como porta de entrada para um espírito vingativo que amaldiçoa e condena à morte todos que assistem uma fita VHS. Entretanto, há elementos, além do medo, que trazem mais riquezas à obra, por exemplo:

  • Simbologia;
  • Mediunidade;
  • Abuso infantil.

Lançado em 2002, “O Chamado” tem como base um curta japonês e traz uma estética gótica que cria uma atmosfera de tensão, bem como, medo. Assim, é um ótimo filme para ver acompanhado e durante o dia, se quiser dormir bem à noite.

Portal para a morte

O filme conta a história de Samara, uma jovem que foi maltratada e morta pelos pais por ter poderes paranormais. Atirada em um poço, o espírito da garota se conecta a uma fita de vídeo misteriosa na qual todos que assistem são mortos por ela após sete dias.

8 – O Grito

Mais um clássico dos filmes de terror inspirado em uma produção japonesa de roer as unhas. Lançado em 2004, a obra investe em um visual assustador que impressiona mais pelas cenas que assustam do que pelo enredo. Assim, aborda temas batidos como:

  • Maldições;
  • Entidades interculturais;
  • Passados misteriosos que justificam todos os fenômenos.

O horror japonês baseado em tradições populares do país, oferece matéria-prima para muitos filmes do gênero, mas pode ser abstrato para o público ocidental. No entanto, “O Grito” é considerado uma ótima obra, capaz de arrancar muitos sustos.

Pavor causado pela ira

O filme se passa em Tóquio e conta a história de uma assistente social que assume o caso de uma mulher muito debilitada que vive em uma casa amaldiçoada. Assim, ela descobre que o espírito que age no local é motivado pelo ódio que sentia no momento da morte.

Grupo de 5 pessoas sentadas em um sofá comendo pipoca, chips e pizza. Todos estão com expressão de surpresa
Legenda: Filmes de terror são uma boa pedida para assistir em grupo. Imagem de wayhomestudio no Freepik.

9 – Filmes de terror: A Chave Mestra

A escravidão dos povos africanos tem a marca da crueldade, mas também da mistura cultural. Por isso, esse longa é a escolha perfeita para aqueles que adoram sincretismo, mistério e história. Entre os elementos que o filme traz estão:

  • Hoodoo;
  • Magia;
  • Fé.

A cultura africana foi demonizada pelos colonizadores, mas resistiu, sob o medo dos opressores. Assim, “A Chave Mestra” não só é um filme muito rico, com muita tensão, mas também marca o preconceito que os negros ainda sofrem.

Fardo do homem branco

O filme se passa em Nova Orleans e conta a trajetória de uma cuidadora de idosos contratada para cuidar de um homem vítima de um AVC. No entanto, com o passar dos dias, ela percebe que o paciente foi alvo de um feitiço e que ela também está sob ameaça.

10 – Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado

O mistério das fotos de pessoas mortas foi transportado para esse filme. Dessa forma, é um longa assustador que brinca com os maiores temores da maioria dos seres humanos, por exemplo:

  • Ser assombrado;
  • O medo do invisível.

A obra “Espíritos” é de 2006, tem a direção de Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, dois cineastas tailandeses que levaram marcas de sua cultura para as telas. Assim, é um filme rico, que traz reflexões sobre a morte e o karma.

Passado cheio de remorso

Um casal de fotógrafos atropela uma jovem e não presta socorro. No entanto, pouco tempo depois, eles percebem que uma figura assustadora aparece em todas as fotos tiradas. Assim, começa uma investigação sobre a presença de espíritos em imagens.

Filmes de terror são uma pedida mundial

Esse gênero é famoso por atuar de forma direta sobre os temores mais primários das pessoas, mas sem precisar submetê-las a situações de estresse real. Dessa forma, segundo uma pesquisa da Universidade de Chicago, eles são uma válvula de escape.

Os dados coletados para esse estudo apontam que filmes do gênero terror podem gerar muitos prós para o público. Isso porque, são capazes de satisfazer um desejo muito secreto e natural do ser humano, que é sentir medo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.