9 filmes nacionais que você não pode deixar de conferir

Os filmes nacionais são produções brasileiras com longas-metragens divididos em drama, ação e comédia. Além disso, tem-se em média de 90 a 100 obras gravadas por ano no país. Portanto, confira esta lista dos nove melhores para assistir em família, casal ou sozinho.

1 – O Auto da Compadecida é um dos grande filmes nacionais

Este filme conta a história de João Grilo e Chicó, dois trapaceiros que viviam em um vilarejo no interior do sertão da Bahia. Mas, logo após a invasão dos cangaceiros à cidade, todos morrem e vão para o Juízo Final, a fim de serem julgados.

Durante o julgamento, suas almas ficam nas mão de um Jesus negro e também nas do diabo, que faz de tudo para condená-los ao inferno. Assim, Nossa Senhora aparece e intercede por eles em um final surpreendente.

Grande clássico nacional

Foi o primeiro trabalho de grande sucesso de Selton Mello e Matheus Nachtergaele, que atuaram em 2000 no filme que é uma adaptação teatral de 1955. Desse modo, ele se passa na década de 30 e exibe uma comédia crítica da sociedade.

mulher vestida de jaqueta e calça jeans sentada no sofá com um pote de pipoca e controle na mão. Ela está sorrindo, parecendo escolher alguma coisa para assistir
Legenda: Os filmes nacionais são uma forma de prestigiar o cinema do Brasil. Imagem de Freepik.

2- Central do Brasil (1998)

Dora é uma ex-professora que trabalha com a escrita de cartas para pessoas analfabetas, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Assim, as pessoas diziam o que ela deveria escrever e pagavam por isso, mas ela nem as postava.

Um dia, uma de suas clientes é morta em um acidente de ônibus e deixa seu filho só. Então, mesmo sem querer cuidar do menino, ela se junta a ele em uma viagem em busca do pai que ele nunca conheceu.

Indicado ao Oscar

Estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira, este filme foi indicado ao Oscar e recebeu muitos prêmios, além de homenagens. Desse modo, tornou- se um dos ícones dos filmes nacionais.

3 – Cidade de Deus é um dos filmes nacionais com história real

Buscapé, que é morador da Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro, teme o seu destino. Dessa forma, com medo de seguir o rumo do tráfico, ele escapa desse propósito ao descobrir sua paixão e talento como fotógrafo.

Ao seguir carreira por trás das câmeras, ele narra a vida de todos e analisa o dia a dia da comunidade. Entretanto, percebe que a violência ali parece nunca ter fim.

Baseado em fatos reais

Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais. Ou seja, Zé pequeno, Bené e Mané galinha, existiram de verdade, inclusive, as amizades e os conflitos.

4 – Tropa de Elite é um dos filmes nacionais mais famosos

Tropa de Elite é um dos filmes nacionais de ação mais populares de todos os tempos. Desse modo, ele é narrado pelo Capitão Roberto Nascimento, que conta suas histórias de violência no Rio de Janeiro. Assim, ele vivenciou tudo ao estar à frente do BOPE e da PM do RJ.

Curiosidades sobre o filme

O diretor José Padilha, de fato, trabalhou dois anos em investigações com o BOPE, psiquiatras da PM e ex-traficantes. Portanto, ele ouviu a história de 15 policiais para se inspirar no filme.

Com isso, então, conquistou grandes prêmios do cinema nacional, como melhor:

  • Ator;
  • Filme;
  • Atriz;
  • Diretor.

A intenção do cineasta era filmar um documentário pensando em um best-seller, mas encontrou dificuldades. Isso porque, muitos policiais recusaram a se expor e fazer declarações para o livro.

5 – Cidade dos homens é um ícone dos filmes nacionais

Laranjinha e Acerola são dois jovens de 18 anos, com obrigações para encarar. Este primeiro tem um filho de dois anos, mas não se sente tão confortável com a paternidade e o casamento precoce.

Já Laranjinha, sente a ausência do pai que ele não conhecia e decide encontrá-lo. Além disso, diante de tantos desafios, os dois também têm que conviver com a guerra do tráfico no morro e com essas tramas, esta obra se tornou um clássico dos filmes nacionais.

Tema que é o retrato das favelas

Esse filme traz ao centro a discussão de um tema bastante comum na população, a ausência paterna. Dessa forma, enquanto Acerola aprende a ser pai, Laranjinha quer descobrir quem é o seu.

6 – O homem que copiava

André é um jovem rapaz que faz fotocópias em uma papelaria. Então, ele se apaixona por Sílvia e tem a intenção de se aproximar dela ao descobrir que trabalha em uma loja de roupas. Logo, o amor está no ar, mas ele precisa de 38 reais para comprar um presente.

Uma obra com orçamento de R$ 3 milhões

Muitas filmagens foram feitas em Porto Alegre, com exceção da sequência no Cristo Redentor, que foi no Rio de Janeiro. Então, custou um orçamento de R$ 3 milhões de reais.

A obra ganhou grandes prêmios com o seu elenco e equipe de nomes consagrados no cinema nacional, como melhor:

  • Filme;
  • Ator: Pedro Cardoso;
  • Diretor: Jorge Furtado;
  • Atriz: Luana Piovani;
  • Roteiro original.

É um longa-metragem que conta ainda com as participações especiais de atores consagrados no grande elenco deste filme nacional de destaque.

7 – Olga (2004)

Com direção de Jayme Monjardim, o filme conta a história de Olga Benário, uma militante alemã e judia. Dessa forma, conhece Júlio Prestes e os dois mantêm um grande caso de amor. Assim, terão de lutar pelo romance, o comunismo e pela sobrevivência.

História de amor e sobrevivência

Ele é baseado em fatos reais, porque Olga era uma militante comunista. Dessa forma, esta história conta as atrocidades do nazifascismo e as ideias defendidas pelo comunismo e o capitalismo.

mulher com blusa branca e vermelha segurando em uma mão uma pipoca e na outra um copo de refrigerante
Legenda: Os filmes nacionais trazem histórias para rir e chorar. Imagem de drobotdean no Freepik.

8 – Turma da Mônica Laços (2017)

Floquinho, o cachorro do Cebolinha desaparece. Diante disso, ele desenvolve um plano infalível para encontrar seu amiguinho e para isso, ele precisa da ajuda de sua turma que são:

  • Monica;
  • Cascão;
  • Magali.

Juntos, eles enfrentam desafios e vivem grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. Entretanto, eles também descobrem o cativeiro de animais que foram sequestrados por um vilão. Assim, este é um dos importantes filmes nacionais.

9 – Minha mãe é uma peça é um dos filmes nacionais mais queridos

Todos que gostam de comédia devem ver esse filme para dar altas risadas com a história de Dona Hermínia. Ou seja, uma mulher divorciada do marido que a trocou por uma jovem. Assim, a obra retrata uma mãe coruja e hiperativa que arranca lágrimas de riso do público.

Vítima de Covid

O título é estrelado pelo grande ator e comediante, Paulo Gustavo, que faleceu no dia 04 de maio de 2021, vítima da Covid-19. Portanto, ele deixa todo o seu carisma e profissionalismo, além de saudade no cinema brasileiro.

As melhores obras do cinema do Brasil

Todos esses títulos são tão bons que dá até vontade de assistir várias vezes. Além disso, contam com excelentes profissionais que atuam com empenho e dedicação. Dessa forma, tem-se filmes nacionais para maratonar para todos os gostos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.