12 temperos naturais para trazer saúde e sabor aos seus pratos
Substitua os temperos industrializados pelos naturais e traga mais bem-estar para o seu cotidiano
Muita gente conhece os malefícios dos temperos industrializados, no entanto não consegue deixar de utilizar por gostarem do sabor. Mas você sabia que é possível temperar os alimentos com temperos naturais e conseguir muito sabor? Existe uma grande variedade, para todos os gostos e que de quebra podem te ajudar a reduzir o sal na alimentação. Confira e conte com eles para uma alimentação mais equilibrada!
12 temperos naturais para substituir os industrializados
Você sabia que é possível garantir uma alimentação saborosa sem temperos industrializados? Ervas e outros temperos naturais podem trazer mais saúde e muito sabor aos seus pratos. Confira algumas boas opções, com certeza você conhece tem em casa boa parte deles.
1. Alho
Amplamente utilizado na culinária brasileira, o alho é ideal para temperar quase tudo. Vai bem no arroz branco e no feijão, além de poder ser utilizado para temperar carnes diversas, vegetais e até mesmo saladas. Experimente dourar um pouco de alho e adicionar às folhas verdes, muito mais sabor! Além disso também é possível fazer pastas e molhos com ele para realçar os sabores dos pratos.
2. Cebola
Assim como o alho, a cebola é amplamente utilizada no Brasil. Ideal para massas, risotos, arroz branco, carnes e vegetais. A cebola roxa, de sabor mais doce e suave também é deliciosa crua, compondo saladas e pratos frios. E que tal fazer caramelizada? Mais sabor e variedade para a tradicional cebola.
3. Salsinha
Junto com a cebolinha ela compõe o cheiro verde, sendo o mix de ervas mais utilizado com finalidades diversas. A salsinha possui sabor marcante, por isso é mais recomendado utilizar sozinha ou combinar com hortelã, manjericão e a própria cebolinha. Tome cuidado para não exagerar, pois o sabor é bem forte. A maionese verde feita com salsinha é uma boa opção para variar o cardápio e trazer mais sabor.
4. Cúrcuma
Além do sabor, a cor da cúrcuma traz muito beleza para os pratos. É facilmente encontrada em pó, mas se você deseja utilizar os benefícios para a saúde prefira comprar in natura. Vai bem no arroz temperado, no feijão e traz muito sabor aos pratos feitos com legumes. O golden milk, bebida tradicional indiana feita à base de leite, também utiliza a cúrcuma em sua composição. Se você não conhece, vale à pena experimentar.
5. Manjericão
Não pode faltar manjericão na culinária típica italiana. Vai muito bem muito bem em massas, risotos, legumes e molhos. Você também pode utilizar a erva em peixes e frutos do mar. Além disso, que tal dar um toque especial nas suas saladas com ele? O manjericão também é a base do tradicional molho pesto, uma delícia para variar o cardápio.
6. Alecrim
Alecrim tem sabor marcante e bem fresco. Vai bem em peixes diversos e também com carne suína. Mas os vegetais e arroz também podem ser temperados com ele. Experimente também colocar um ramo de alecrim para ferver junto com sopas e caldos, veja como vai fazer toda a diferença! Se desejar um sabor mais suave é possível deixar os alimentos marinando com um pouco da erva e retirar no momento de preparo.
7. Hortelã
Hortelã é muito versátil, pois é amplamente utilizado em preparações doces e salgadas. Nos pratos salgados é muito utilizado nas comidas árabes. Tabule e quibe são apenas algumas sugestões de pratos nos quais o hortelã vai muito bem. É possível utilizar também em saladas, legumes e pratos frescos nos dias mais quentes. Fica incrível em sucos e drinks alcoólicos. Experimente nos drinks com gin.
8. Tomilho
Muitas pessoas conhecem e utilizam o orégano, mas poucas conhecem o tomilho, de sabor bem similar. Para variar os seus pratos e trazer um sabor requintado, aposte nessa erva. Vai muito bem em caldos, sopas, risotos, massas com molho branco ou vermelho e também em preparações ao forno. Experimente e se surpreenda com a diferença que faz nos pratos. Também é muito recomendado para os peixes.
9. Mostarda
Para além do molho de mostarda, o grão ou em pó ou ainda as folhas, podem ser utilizados como tempero. Harmonizam bastante com a carne suína e também com as leguminosas. É possível utilizar para dar mais sabor nos pratos veganos e vegetarianos feitos à base de feijão, lentilha, ervilha, entre outros. Que tal testar um hambúrguer de feijão branco com mostarda em pó? Garantimos que fica incrível.
10. Gengibre
O sabor picante do gengibre pode muito bem substituir a cebola, você sabia? Há quem não goste muito dela e o gengibre pode ser um substituto incrível. Experimente ralar em pequena quantidade, refogar e usar como base para temperar legumes e carnes. Além disso, o gengibre também harmoniza bastante com sucos e drinks alcoólicos.
11. Limão
O limão é muito versátil na cozinha, sendo quase indispensável ao marinar carnes. Frango, peixes e porco podem ser marinados com limão e ervas para garantir um sabor especial. Ele também combina muito bem com a proteína de soja e outros vegetais. Também é incrível como tempero de salada, molhos complementares e em sucos.
12. Coentro
Por fim, uma erva que divide opiniões, há quem ame e há quem odeie. Para os que amam, podem utilizar folhas e sementes para finalizar pratos diversos. Carnes, feijões e o molho vermelho harmonizam bem com coentro. Também é possível fazer molhos para saladas e até mesmo em sopas e caldos.
Trouxemos apenas algumas opções de temperos e dicas para utilizar na prática. Existem muitos outros temperos naturais que o seu paladar pode descobrir e harmonizar nos preparos do dia a dia. Assim é possível substituir os industrializados e diminuir o sal, trazendo mais sabor. Confira também receitas de petiscos para trazer mais diversidade à sua cozinha.