Feng Shui no quarto: 12 dicas de como aplicar e harmonizar
Saiba como aplicar o Feng Shui no seu quarto para trazer mais harmonia ao ambiente
Quem segue o Feng Shui sabe que alguns cômodos da casa precisam de cuidados específicos. No caso do quarto, é preciso se atentar bastante em relação à posição da cama e ter cuidados extras para que o ambiente seja ideal para descansar. Afinal, uma boa noite de sono influencia muito na saúde. No caso do quarto do casal, também influencia diretamente na harmonia do mesmo. Por isso, selecionamos 12 dicas para você aplicar o Feng Shui no quarto.
1. Atenção na posição da cama
A cama é a peça central do quarto e começamos nos atentando neste item para manter a energia do ambiente em fluidez. Uma cabeceira firme é recomendada para trazer a sensação de firmeza, como se a cama fosse o seu porto-seguro e afinal, é. Além dessa recomendação também é preciso se atentar sobre a posição do móvel. A cama precisa estar com a cabeceira encostada na parede e em frente a porta, mas os pés não devem estar totalmente voltados para ela. É preciso que quando você deitar na cama tenha uma visão ampla de quem entre e sai do ambiente.
2. Não guarde objetos embaixo da cama
Outra dica importante relacionada à cama é sobre não guardar objetos embaixo dela. Além da questão prática, por ser difícil para acessar o item, também bloqueia a energia no ambiente. A parte de baixo da cama garante que a energia flua livremente por essa região. Além disso, segundo o Feng Shui, todos os objetos possuem energia e quando ficam embaixo da cama podem atrapalhar o sono.
3. Não coloque prateleiras em cima da cabeceira
Nem prateleiras, nem quadros, nem nada. Seja para o Feng Shui no quarto de casal ou solteiro, essa é uma ideia a ser dispensada. Ter itens em cima da cabeça pode bloquear o fluxo energético, impedir que a mente descanse durante a noite e causar diversos outros problemas. Insônia, dores no corpo, entre outros problemas relacionados ao sono podem acontecer.
4. Não acumule objetos com energia do passado
Como já apontado, para o Feng Shui tudo tem energia. Então não é interessante guardar itens com a energia densa do passado, não é mesmo? Fotos que não trazem alegria, itens que trazem más recordações, entre outros exemplos são capazes de acabar com a nossa energia. Reflita o que deseja e o que não deseja manter em seu quarto.
5. Utilize plantas
A decoração urban jungle está em alta há várias temporadas e para aplicar o Feng Shui no quarto elas são muito bem-vindas. Lírio da Paz, Samambaias, Jibóias, Zamioculcas, entre outras plantas de sombra são ideais para o quarto. Apenas tenha cuidado com o exagero, pois dessa forma pode atrapalhar. Também é aconselhável evitar plantas com espinhos, pois tendem a causar discussão neste ambiente.
6. Invista em cores que trazem harmonia
Para além do Feng Shui, é conhecido o poder que as cores tem em influenciar um ambiente. Para aplicar o Feng Shui no quarto as cores devem transmitir paz, serenidade, tranquilidade e amor, caso esse for o quarto do casal. Aplique tons suaves como rosa, lilás, pêssego, verde, azul e tons terrosos claros.
7. Dê adeus aos eletrônicos
Não é novidade para ninguém que os eletrônicos dificultam o processo de pegar no sono e ter uma noite tranquila. Embora esses aparelhos ainda não existissem na época em que o Feng Shui foi criado, a técnica diz respeito a tudo que pode alterar o fluxo de energia. É sabido que eletrônicos nos deixam dispersos, as redes sociais podem causar ansiedade, assim como assistir televisão. Se você utiliza os aparelhos no quarto, ao menos evite usar perto do horários de dormir.
+ 10 dicas de como dormir rápido
8. Posicione corretamente os espelhos
Os espelhos são fonte de energia acelerada e quando aplicamos o Feng Shui no quarto eles não podem refletir a cama. Já que isso é capaz de tirar o sono, acelerar a mente e causar ansiedade. Portanto, tenha espelhos na parte interna da cama ou em uma parede que não reflita a cama.
9. Mantenha o guarda-roupas fechado
Outro aspecto importante do Feng Shui no quarto é manter guarda-roupas, armários e gavetas sempre fechados. Além de trazer uma sensação de bagunça, deixar tudo aberto afeta negativamente a energia do ambiente, que não irá caminhar em fluidez. A dica vale especialmente para o Feng Shui em quarto pequeno, já que em espaços reduzidos atrapalha ainda mais.
10. Distribua os 5 elementos pelo quarto
Uma das aplicações básicas do Feng Shui inclui distribuir objetos dos 5 elementos em cada ambiente. São eles: água, madeira, terra, fogo e metal. Assim será possível manter a energia sempre em equilíbrio. Pode ser qualquer item que remeta materialmente ou simbolicamente os elementos.
11. Precisa ter personalidade e conforto
Apesar de haver preceitos muito específicos, o Feng Shui não é rígido e o principal objetivo da técnica é trazer harmonia aos espaços. É por isso que seu quarto, mais que os outros espaços, precisa ser confortável, aconchegando e te fazer se sentir bem nele. Objetos pontiagudos, por exemplo, não são recomendados por trazer uma sensação ruim, ainda que de forma inconsciente. Pense naquilo que te traz conforto e organize seu quarto desta forma.
12. Mantenha a limpeza e organização sempre
Por fim, mas não menos importante, mantenha sempre a limpeza e a organização. Ninguém gosta de estar e muito menos descansar em um ambiente sujo e desorganizado. A presença da bagunça, segundo o Feng Shui, é responsável por más energias, que têm um efeito negativo imediato em suas emoções. Também não é interessante manter objetos quebrados ou roupas sem uso dentro do armário, por exemplo, já que carregam energias densas. Que tal organizar tudo? Uma ótima forma é com o método KonMari.
O Feng Shui é uma técnica milenar e que pode trazer diversos benefícios quando aplicado de forma correta. Certamente você conseguirá dormir melhor, sentir mais aconchego e conseguir manter uma relação mais harmônica com as pessoas da sua casa. Confira também como colocar quadros na parede.