Horta vertical: 5 passos para começar a plantar com pouco espaço
A horta vertical é uma solução incrível para quem tem pouco espaço. Saiba como começar a cultivar em casa com este método
Ter uma horta em casa é a vontade de muitas pessoas. No entanto, quem mora em apartamento ou tem pouco espaço pode ter dificuldade para conseguir. A horta vertical é uma solução que permite plantar mesmo com a limitação do espaço. É possível utilizar paredes, muros e até mesmo instalar na sua sacada. Por isso, confira essas 5 dicas e veja como realizar o sonho da horta própria.
1. Onde instalar
Antes de mais nada, precisamos dizer algo com sinceridade: hortaliças não prosperam em ambientes de sombra. Então, é preciso ter pelo menos 4 horas de sol direto no local da instalação. Quem mora em apartamento também tem o problema de que o sol não bate o ano todo no mesmo lugar. Neste caso, a melhor opção é instalar uma horta com estrutura móvel. Pode ser algo apenas encostado na parede ou uma estante, que dê para remover e transportar para outro local.
Observe o local, veja quantas horas de sol você tem disponível por dia. Lembre-se que a maioria das hortaliças gosta de bastante sol, então pense no local com mais incidência possível. Se possível, tente se lembrar também do movimento que o sol faz durante o ano na sua casa, para ter o seu segundo lugar disponível para transportar a horta. Feito isso, veja em qual parede ou muro instalar. Você também pode colocar a horta em um cantinho na sacada. A varanda do apartamento é a melhor opção, já que também é ventilada, apenas tome cuidado com o vento em excesso, já que pode danificar as plantas.
2. O que usar para a estrutura
Escolhido o local onde vai plantar, vamos pensar na estrutura da sua horta. Existem muitas opções para fazer uma horta vertical, mas na maioria delas é utilizada uma estrutura em madeira com vasos fixados. Então, é possível fazer a estrutura com pallets ou madeira de demolição. Mas também é possível utilizar uma floreira ou mesmo estante, que facilita o transporte para outra região, conforme a incidência de sol durante o ano.
Para plantar, você pode utilizar vasos que sejam fundos para as raízes se desenvolverem bem. Também é possível utilizar materiais reciclados, como garrafas pet ou latas de metal. Use sua criatividade. No vídeo, é possível aprender como fazer sua horta vertical com pallets, uma forma acessível e simples de fazer. Transforme aquele cantinho ensolarado da sua casa com a horta!
3. O que plantar
No vídeo há boas sugestões do que plantar. Mudas de temperos e ervas são ótimas opções para iniciantes. Assim como tubérculos. O rabanete, por exemplo, cresce em menos de um mês. Que legal plantar e logo já poder colher, não é mesmo? Mas no caso dos tubérculos, atente-se para plantar em vasos fundos. Pesquise sobre as condições de cultivo de cada planta e veja se elas se adaptam ao local onde serão plantadas. Veja algumas sugestões interessantes e que não precisam de muito espaço para plantar na sua horta vertical:
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Coentro;
- Sálvia;
- Manjericão;
- Alecrim;
- Tomilho;
- Orégano;
- Malva cheirosa;
- Peixinho da horta;
- Funcho;
- Rabanetes;
- Cenoura;
- Couve;
- Alface.
Essas são apenas algumas ideias, você pode plantar outras hortaliças de sua preferência, mas sempre se atentando aos cuidados. Além de saber o que plantar, também é preciso se atentar com plantas no mesmo vaso. Já que não é possível plantar um alecrim e um manjericão no mesmo vaso, por exemplo. Escolha plantas que precisem do mesmo tipo de solo e mesma quantidade de umidade. As plantas que estão no mesmo vaso precisam se harmonizar.
4. Como plantar e cuidar
Escolhido o local, a estrutura e o que plantar, chegou a hora de colocar a mão na terra e se atentar aos cuidados necessários. Basicamente, existem 3 passos que precisam ser seguidos para cuidar bem das suas hortaliças. Vamos detalhar eles a seguir para que sua horta seja plantada corretamente e bem cuidada.
Regas
Principalmente em plantas de ambiente fechado o maior risco de errar é por regar demais. Observe a umidade do solo, se estiver muito úmido suspenda as regas. Utilize a ponta dos dedos para verificar ou então um palito. Além disso, estude sobre as plantas que você tem, afinal, algumas precisam de muita água enquanto outras precisam de muito pouco. Ao replantar, lembre-se de regar bem para as raízes se soltarem facilmente do vaso e não danificar.
Adubagem
O substrato é uma parte bem importante do cultivo. Afinal, é ele quem garante que as hortaliças tenham um bom desempenho. Por isso, busque conhecer os diferentes tipos, bem como quando é necessário adubar a sua planta. Neste vídeo você vai saber qual a melhor terra para a sua planta e a frequência de replantar e adubar.
Eliminar pragas
Você começa a plantar, as hortaliças ficam lindas e de repente começam a aparecer as pragas. É muito comum, mas não é preciso se desesperar, pois é bem fácil eliminar todas elas. E o melhor de tudo, de forma caseira, sem utilizar agrotóxicos que são tão prejudiciais para a saúde e o meio-ambiente. Veja no vídeo como preparar uma receitinha de detox de pragas.
5. Como colher
Tudo tem o tempo certo: plantar, cuidar e colher. Muita gente perde suas hortaliças por perder o tempo certo de colheita. Tudo bem, a planta está linda no vaso e você pode estar com dó de colher, acontece. Mas saiba que depois disso, a planta vai direcionar toda sua vitalidade para a produção de flores, o que vai ocasionar a morte da planta. Por isso, colha ao menos parte da planta. No caso do manjericão, pode as flores com frequência. Tubérculos, atente-se ao tempo de colheita indicado na embalagem das sementes.
Se a sua horta rendeu produção demais, que tal oferecer para vizinhos e pessoas próximas? Só não vale deixar o tempo de colheita passar e desperdiçar essas hortaliças. E lembre-se sempre que para elas continuarem lindas a colheita é fundamental. Pode ser também que algumas plantas precisem ser colhidas inteiras e aí é necessário plantar novamente.
Com esse guia você já está pronta para começar a plantar, afinal, a melhor forma de aprender é na prática! Se você gostou, leia sugestões de temperos naturais, ótimas opções para ter em sua horta.