Yoga para iniciantes: vídeos e posturas para começar a praticar

Para além de um exercício físico, o yoga pode auxiliar com o autoconhecimento e a trabalhar a mente. Veja vídeos e posturas iniciantes para começar a praticar

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O yoga possui diversos benefícios físico e mentais. Com a prática é possível alongar a coluna, fortalecer o corpo e também lidar melhor com as emoções. Se você deseja começar, mas não sabe como, separamos alguns vídeos e posturas de yoga para iniciantes. Confira a seguir, prepare um local silencioso, vista roupas confortáveis e bora praticar!

Vídeos com séries de yoga para iniciantes

Para começar, vamos ver alguns vídeos. Por meio deles fica mais fácil entender o que você precisa fazer e se orientar durante a sua prática. Selecionamos práticas tranquilas e com diferentes propósitos para você começar a inserir o yoga no seu cotidiano, confira.

1. Aula simples e rápida

Para acalmar a mente, alongar o corpo e manter seu coração aberto, essa é uma ótima série para começar. Você vai precisar começar sentada, alongada e se concentrar em sua respiração. Lembre-se que a prática no tapetinho alinha respiração e posturas sempre.

2. Aula para fortalecer a coluna

Depois de aprender a respiração consciente, você pode praticar essa aula para fortalecer a sua coluna. E olha só que maravilha, você vai poder fazer a prática deitada! É uma aula muito relaxante e ideal para quem nunca praticou reconhecer a prática.

3. Aula iniciante para alongar e fortalecer o corpo

Se você deseja uma prática mais agitada, para aquecer e trazer energia, essa prática é ideal. Você vai começar sentada, prestando atenção em sua respiração e se conectando ao momento presente. Em seguida, uma série de posturas iniciantes, que mesmo quem nunca fez vai conseguir fazer e receber os benefícios. Por fim, o relaxamento para aliviar o corpo todo.

4. Aula tranquila para iniciantes

Para quem deseja começar a treinar, essa aula traz as posturas de forma mais lenta. É fácil visualizar para começar a praticar e reconhecer cada postura. Ao fim da aula tem a lista de todas as posturas, bem como seus benefícios e contraindicações. Muito interessante para começar a criar uma percepção corporal junto com a prática.

5. Yoga matinal para iniciantes

A prática de yoga pela manhã é ideal para acordar o corpo e a mente. É uma prática curta, com menos de 15 minutos e que é possível de ser feita por quem é iniciante. Você vai começar percebendo sua respiração, se conectar com seu corpo e em seguida uma série de posturas para acordar o corpo. Que tal iniciar seu dia assim a partir de agora?

Trouxemos 5 aulas que são possíveis mesmo para quem nunca praticou. Assim, vai ser possível criar uma percepção sobre a sua respiração, conhecer as posturas e adquirir consciência corporal. Com o tempo você vai perceber o quanto vai se tornar simples praticar, especialmente se você transformar a yoga em um hábito.

Posturas de yoga para iniciantes

Agora que você já conheceu alguns vídeos para começar a praticar, você pode treinar as posturas. Trouxemos algumas imagens para que você possa memorizar as posturas e fazer com constância. Praticar sempre é o que garante avanço na prática e garante que você obtenha todos os benefícios.

A vaca e o gato

Movimento simples e sutil que ajuda a acordar e fortalecer a coluna. (Foto: reprodução)

 

Essa série de movimentos que é conhecida como a vaca e o gato é muito comum na prática de yoga. É bem simples de fazer e basta alinhar os movimentos junto com a respiração. Para fazer, fique em quatro apoios. Comece inspirando, levantando a cabeça e empinando o bumbum, entrando na postura da vaca. Depois expire, curve a coluna e abaixe a cabeça, entrando no gato. Repita os movimentos alinhados com a respiração.

Série saudação ao sol

A série saudação ao sol é básica e simples de fazer. (Foto: reprodução)

 

A saudação ao sol é uma série básica dentro do yoga e que faz parte de diversas outras séries. É uma série completa, que apenas ao praticá-la já é possível obter diversos benefícios. Flexibilidade, foco, atenção plena, entre outros benefícios podem ser sentidos após a prática. Confira na imagem.

Variações do guerreiro

Após se familiarizar com a saudação ao sol, você pode testar as variações da postura do guerreiro. (Foto: reprodução)

 

A postura tradicional do guerreiro está presente na saudação ao sol. Para expandir ainda mais a sua prática, é possível adicionar essas variações durante a saudação ao sol. Lembre-se de manter o peito aberto, coluna alinhada e a respiração com cada movimento.

Postura da árvore

Essa é uma ótima postura para treinar o equilíbrio a nível físico e também mental. (Foto: reprodução)

 

A postura da árvore é uma das mais recomendadas para ter mais foco e atenção plena. O interessante da postura é que possui vários níveis, então você pode começar colocando o pé na canela. Se estiver fácil, você vai subindo até chegar na coxa, como na foto. Para fazer, concentre o olhar em um ponto fixo, enraíze um dos pés no chão e suba o outro como na imagem. Permaneça por alguns segundos e depois repita para o outro lado.

Como começar a praticar yoga?

Agora que você já se familiarizou com alguns vídeos, com séries e também posturas, é a hora de praticar. Para isso, é possível encontrar diversos vídeos além desses que sugerimos e iniciar a sua prática por eles. Além disso, também existem diversos apps para praticar. No entanto, a melhor opção é encontrar alguém para te instruir. É mais fácil encontrar constância e avançar na prática quando se tem um/a instrutor/a de yoga para te ensinar. Além disso, se você possui alguma área lesionada no seu corpo, é ainda mais recomendável ter ajuda profissional.

Se na sua cidade não tem ninguém que dá aulas de yoga, você pode contar com instrutores que oferecem o serviço de forma online. E não se preocupe, se você ainda não tem um tapetinho é possível utilizar uma toalha ou canga.

Esperamos que você se sinta motivada a começar a praticar, pois a prática de yoga é muito interessante para viver com mais bem-estar e adquirir autoconhecimento. Conheça também a yoga facial e rejuvenesça seu rosto.

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