Chá de casca de abacaxi é diurético e fortalece a imunidade
Saiba como reaproveitar a casca da fruta para fazer um chá delicioso e benéfico para a saúde
Segundo o Infomoney, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. O dado é alarmante, já que ao mesmo tempo temos o país voltando a ocupar o mapa da fome em 2020. Mas você sabia que é possível reaproveitar cascas de alimentos para reverter um pouco este dado? O chá de casca de abacaxi, por exemplo, além de delicioso e econômico, também tem vários benefícios para a saúde. Aprenda a fazer e conheça os benefícios.
Para que serve o chá de casca de abacaxi? 4 benefícios
O chá de casca de abacaxi é muito benéfico para a saúde, pois em sua casca estão concentrados diversos nutrientes. Dentre eles, a vitamina C, que é 38% mais presente na casca do que na polpa, segundo o Ministério da Saúde. Por conta da grande quantidade de vitamina C, é um chá que auxilia na imunidade. Além disso, o chá tem potencial diurético, especialmente quando combinado com outros ingredientes. Por isso, confira mais benefícios.
Rico em vitamina C
A casca de abacaxi possui 38% mais vitamina C do que a sua polpa. Isso significa que o consumo do chá colabora com a manutenção da nossa imunidade. Mas o consumo do chá deve ser aliado à outros hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios para colaborar com a imunidade. A vitamina C, ainda, regula a absorção de ferro no organismo e previne a anemia. Além de controlar os níveis de açúcar no sangue.
É diurético
Quem sofre com a retenção de líquidos pode contar com o consumo do chá para amenizar o problema. Ajuda a diminuir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea. Por isso, também diminui inflamações e até mesmo o surgimento de acne e outros problemas de pele. Mas atenção, quem faz uso de medicamentos para retenção de líquidos deve consumir sob orientação médica.
Ajuda no processo digestivo
Tanto a fruta quanto a casca possuem bromelina, uma enzima que favorece o processo digestivo. Além disso, a casca é rica em água, o que ajuda a hidratar o organismo e favorece o bom funcionamento do intestino. Sua casca também é rica em fibras, favorecendo o sistema digestivo e trazendo sensação de saciedade.
Repõe eletrólitos após a atividade física
Especialmente os exercícios que geram bastante perda de líquido pedem uma boa reposição de eletrólitos. Se você correu, malhou ou fez qualquer exercício que suou bastante, o chá de casca de abacaxi pode ajudar. Ele é rico em potássio e repõe os eletrólitos que foram perdidos durante os exercícios físicos. Assim, é possível evitar a fadiga e as suas consequências, como as cãibras.
Como preparar e tomar o chá de casca de abacaxi
É muito simples incluir o consumo deste chá na sua rotina, pois basta guardar as cascas após consumir a fruta. Mas atenção, para o consumo de qualquer casca é recomendável que a fruta seja orgânica, já que os pesticidas podem trazer malefícios para a saúde. Assim, confira algumas receitas e saiba como tomar o chá de abacaxi para ter benefícios.
Chá de abacaxi simples
Para essa receita você vai precisar apenas das cascas de abacaxi e água. É opcional adoçar ou não, mas o açúcar pode impedir os benefícios nutricionais. Se você vai consumir apenas pelo sabor, pode adoçar sem problemas!
Ingredientes
- Cascas de 1 abacaxi lavadas;
- 5 xícaras de água;
- Açúcar (opcional).
Modo de preparo
- Ferva a água e as cascas do abacaxi durante 15 minutos com a tampa fechada;
- Coe e consuma.
Adoce com o açúcar se desejar, mas também pode utilizar adoçantes de sua preferência. Uma opção mais saborosa é fazer um caramelo, como mostra a receita a seguir.
Chá de abacaxi com gengibre e especiarias
O chá de gengibre é diurético e potencializa este efeito da casca de abacaxi. Para mais sabor, a receita também leva canela, cravos e se desejar, adicione também algumas fatias de laranja. Cardamomo, hortelã, entre outras ervas aromáticas também combinam bem com o chá de casca de abacaxi. Veja como preparar.
Ingredientes
- Cascas de 1 abacaxi lavadas;
- 1 pedaço pequeno de gengibre descascado;
- 1 pau de canela;
- 5 cravos da índia;
- 5 xícaras de água;
- 1 xícara de açúcar.
Modo de preparo
- Comece derretendo o açúcar até caramelizar, com cuidado para não queimar;
- Adicione as cascas e especiarias e deixe que soltem bem seu aroma;
- Em seguida, adicione a água e deixe cozinhar por 15 minutos com a panela tampada;
- Depois coe, espere amornar e consuma.
O chá de abacaxi pode ser consumido até 3x ao dia. Pode ser consumido gelado, mas para a digestão é melhor que esteja morno.
Conheça também os benefícios do chá de alecrim.