Chá de casca de abacaxi é diurético e fortalece a imunidade

Saiba como reaproveitar a casca da fruta para fazer um chá delicioso e benéfico para a saúde

Segundo o Infomoney, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. O dado é alarmante, já que ao mesmo tempo temos o país voltando a ocupar o mapa da fome em 2020. Mas você sabia que é possível reaproveitar cascas de alimentos para reverter um pouco este dado? O chá de casca de abacaxi, por exemplo, além de delicioso e econômico, também tem vários benefícios para a saúde. Aprenda a fazer e conheça os benefícios.

Para que serve o chá de casca de abacaxi? 4 benefícios

cha de casca de abacaxi 1
Foto: Unsplash

O chá de casca de abacaxi é muito benéfico para a saúde, pois em sua casca estão concentrados diversos nutrientes. Dentre eles, a vitamina C, que é 38% mais presente na casca do que na polpa, segundo o Ministério da Saúde. Por conta da grande quantidade de vitamina C, é um chá que auxilia na imunidade. Além disso, o chá tem potencial diurético, especialmente quando combinado com outros ingredientes. Por isso, confira mais benefícios.

Rico em vitamina C

A casca de abacaxi possui 38% mais vitamina C do que a sua polpa. Isso significa que o consumo do chá colabora com a manutenção da nossa imunidade. Mas o consumo do chá deve ser aliado à outros hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios para colaborar com a imunidade. A vitamina C, ainda, regula a absorção de ferro no organismo e previne a anemia. Além de controlar os níveis de açúcar no sangue.

É diurético

Quem sofre com a retenção de líquidos pode contar com o consumo do chá para amenizar o problema. Ajuda a diminuir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea. Por isso, também diminui inflamações e até mesmo o surgimento de acne e outros problemas de pele. Mas atenção, quem faz uso de medicamentos para retenção de líquidos deve consumir sob orientação médica.

Ajuda no processo digestivo

Tanto a fruta quanto a casca possuem bromelina, uma enzima que favorece o processo digestivo. Além disso, a casca é rica em água, o que ajuda a hidratar o organismo e favorece o bom funcionamento do intestino. Sua casca também é rica em fibras, favorecendo o sistema digestivo e trazendo sensação de saciedade.

Repõe eletrólitos após a atividade física

Especialmente os exercícios que geram bastante perda de líquido pedem uma boa reposição de eletrólitos. Se você correu, malhou ou fez qualquer exercício que suou bastante, o chá de casca de abacaxi pode ajudar. Ele é rico em potássio e repõe os eletrólitos que foram perdidos durante os exercícios físicos. Assim, é possível evitar a fadiga e as suas consequências, como as cãibras.

Como preparar e tomar o chá de casca de abacaxi

chá de casca de abacaxi
Foto: Unsplash

É muito simples incluir o consumo deste chá na sua rotina, pois basta guardar as cascas após consumir a fruta. Mas atenção, para o consumo de qualquer casca é recomendável que a fruta seja orgânica, já que os pesticidas podem trazer malefícios para a saúde. Assim, confira algumas receitas e saiba como tomar o chá de abacaxi para ter benefícios.

Chá de abacaxi simples

Para essa receita você vai precisar apenas das cascas de abacaxi e água. É opcional adoçar ou não, mas o açúcar pode impedir os benefícios nutricionais. Se você vai consumir apenas pelo sabor, pode adoçar sem problemas!

Ingredientes

  • Cascas de 1 abacaxi lavadas;
  • 5 xícaras de água;
  • Açúcar (opcional).

Modo de preparo

  1. Ferva a água e as cascas do abacaxi durante 15 minutos com a tampa fechada;
  2. Coe e consuma.

Adoce com o açúcar se desejar, mas também pode utilizar adoçantes de sua preferência. Uma opção mais saborosa é fazer um caramelo, como mostra a receita a seguir.

Chá de abacaxi com gengibre e especiarias

O chá de gengibre é diurético e potencializa este efeito da casca de abacaxi. Para mais sabor, a receita também leva canela, cravos e se desejar, adicione também algumas fatias de laranja. Cardamomo, hortelã, entre outras ervas aromáticas também combinam bem com o chá de casca de abacaxi. Veja como preparar.

Ingredientes

  • Cascas de 1 abacaxi lavadas;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre descascado;
  • 1 pau de canela;
  • 5 cravos da índia;
  • 5 xícaras de água;
  • 1 xícara de açúcar.

Modo de preparo

  1. Comece derretendo o açúcar até caramelizar, com cuidado para não queimar;
  2. Adicione as cascas e especiarias e deixe que soltem bem seu aroma;
  3. Em seguida, adicione a água e deixe cozinhar por 15 minutos com a panela tampada;
  4. Depois coe, espere amornar e consuma.

O chá de abacaxi pode ser consumido até 3x ao dia. Pode ser consumido gelado, mas para a digestão é melhor que esteja morno.

Conheça também os benefícios do chá de alecrim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.