Chá de amora é um grande aliado da saúde da mulher

O chá pode ser preparado com os frutos ou folhas e é rico em vitamina C, antioxidantes e muito mais

O chá de amora tem sido cada vez mais consumido, especialmente pelas mulheres, pois apresenta amplos benefícios. O chá pode ser preparado tanto com os frutos, como com as folhas e tem sido usado para sintomas da TPM e menopausa. Conheça os benefícios, saiba como preparar e veja também quando é contraindicado.

5 benefícios do chá de amora

O chá de amora pode tanto ser preparado com as folhas da amoreira, como com os frutos, sendo que a amora preta ou branca pode ser utilizadas. No entanto, a maior parte dos benefícios se refere ao chá das folhas, portanto, esse é o mais recomendado. O chá é rico em diversos nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Por isso, aliado à uma rotina saudável, esse chá pode trazer muitos benefícios. Confira alguns deles.

1. Aliado da saúde da mulher

Tanto os sintomas da TPM como os da menopausa podem ser tratados com o chá de amora. A presença dos flavonoides, especialmente as isoflavonas aliviam as dores de cabeça e irritação desses períodos. O chá também tem efeito diurético, o que pode auxiliar as mulheres durante a TPM ou menopausa, períodos em que a retenção de líquidos pode acontecer. Também diminui os fogachos, o calor presente na menopausa.

2. Emagrecimento

Embora não haja nenhuma comprovação de que o chá de amora ajude na perda de gordura, um efeito é muito interessante para essa finalidade. Ele inibe a absorção de carboidratos e evita que eles se transformem em glicose. Portanto, aliado à prática de exercício e alimentação saudável, o chá de amora pode ser um grande aliado do processo de emagrecimento.

3. Prevenção e tratamento do diabetes

Por inibis a absorção de carboidratos, que não se transformam em glicose no organismo, ele também é um grande aliado contra o diabetes. O composto 1-desoxinojirimicina (DNJ) presente no chá diminui consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, mesmo após a ingestão de carboidratos. Controlar os níveis de glicose no sangue é de suma importância para os diabéticos ou quem deseja prevenir a doença e o chá pode ajudar.

No entanto, quem já possui a doença deve consumir o chá apenas com orientação médica, já que ele pode interagir com medicamentos. Além disso, o chá não substitui o acompanhamento especializado, pois diabetes é uma doença que precisa de tratamento.

4. Diminui o colesterol

Além do diabetes, o chá de amora também ajuda a controlar os níveis de colesterol. A isoquercitrina e a astragalina presentes no chá de amora são capazes de melhorar os níveis de colesterol. No entanto, o consumo deve ser aliado à prática de exercício físico, controle do stress e uma boa alimentação.

5. Aliado da saúde óssea

O chá de folha de amora é rico em diversos nutrientes e entre eles o cálcio se destaca. Os níveis de cálcio do chá são 25x maiores do que o leite de vaca. É por isso que esse chá é um ótimo aliado da saúde óssea e pode prevenir a osteoporose, entre outras doenças.

Além desses benefícios, o chá de amora é rico em diversos nutrientes além do cálcio. As folhas de amora e também os frutos são ricos em ferro, potássio, vitamina C, antioxidantes, magnésio, entre outros. Esses nutrientes contribuem para uma boa imunidade, ajudam a tratar sintomas de resfriados, além de prevenir uma série de doenças. Mas lembramos que o consumo do chá deve ser aliado à uma rotina com práticas de exercício e alimentação balanceada.

Como preparar o chá de amora

imagem mostra amoreira

É possível usar as folhas e os frutos para o preparo do chá, no entanto, os estudos mostram os benefícios terapêuticos com as folhas. É possível sim fazer chá com os frutos, sem problema algum e o sabor é até melhor. Mas para garantir os efeitos fitoterápicos, utilize as folhas da amoreira. Você pode colher direto da árvore ou comprar em lojas de produtos naturais. Confira o preparo.

  • Leve 250ml de água para o fogão e quando ferver, desligue o fogo;
  • Adicione 2 colheres de chá de folhas de amora, tampe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Consuma em seguida.

Você pode tomar 2 xícaras de chá por dia para potencializar os efeitos terapêuticos.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de amora reduz os níveis de açúcar do sangue e em grandes quantidades pode causar hipoglicemia. É por isso que quem faz uso de medicamentos para diabetes ou reposição de insulina deve tomar apenas sob orientação médica. Algumas pessoas podem ser alérgicas e apresentar urticária ao consumir amoras. Por isso, observe os sintomas e caso notar algo diferente, procure ajuda médica. Gestantes e lactantes devem consumir o chá apenas sob orientação médica.

+ 10 benefícios do chá de alfazema, como preparar e contraindicações

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.