10 benefícios do chá de alfazema, como preparar e contraindicações
O chá de alfazema é indicado para relaxar e dormir melhor, além de poder ser aplicado na pele. Conheça mais benefícios
Alfazema é um nome popular dado a diversas espécies de lavanda e para não gerar confusões é preciso falar que estamos falando da lavandula angustifolia. Essa espécie é a que contém mais benefícios conhecidos e é por isso que o óleo essencial de lavanda mais comum é o dela. Para além da aromaterapia, o chá de alfazema também apresenta benefícios para o corpo e a mente. Conheça suas funções fitoterápicas, saiba como preparar e as contraindicações.
10 benefícios do chá de alfazema
Ao pensar em alfazema certamente o relaxamento vem em mente, não é mesmo? Sim, a alfazema é uma ótima opção de chá calmante, no entanto, esse não é seu único benefício. Abaixo listamos 10 usos da alfazema para você aproveitar as propriedades desta planta incrível!
- Melhora o humor;
- Reduz a pressão arterial;
- Estimula a cicatrização cutânea;
- Reduz os sintomas da enxaqueca;
- Analgésico;
- Melhora a qualidade do sono;
- Relaxante;
- Reduz a ansiedade;
- Estabiliza os batimentos cardíacos;
- Diminui a febre.
Apesar de todos esses benefícios lembramos que o chá não substitui o tratamento médico. As opções naturais podem sim fazer parte do tratamento, mas sempre com orientação médica. Em alguns casos o chá pode ser contraindicado.
Diferença entre alfazema e lavanda
Toda alfazema é uma lavanda, mas nem toda lavanda é uma alfazema. A diferença está no nome, pois há diversas espécies de lavanda e a mais conhecida é a lavandula angustifolia, ou lavanda inglesa. No entanto, outras espécies também são conhecidas como alfazema. Para evitar confusões, é interessante comprar a planta sempre pelo seu nome. Neste caso, compre sempre a lavandula angustifolia, que é a alfazema da qual falamos neste texto.
Como preparar chá de alfazema
O chá de alfazema pode ser utilizado de duas principais formas: pode ser consumido ou aplicado na pele. Os banho de alfazema feitos com chá concentrado são ideais para os benefícios tópicos ou para promover a sensação de relaxamento. Já para os outros benefícios é recomendável consumir o chá até três vezes ao dia. Veja como preparar.
Chá de alfazema
O chá de alfazema geralmente é preparado a partir das flores, parte que contém mais propriedades. No entanto, também é possível utilizar as folhas, mas elas são difíceis de encontrar. Lembre-se sempre de procurar saber se a planta é mesmo a alfazema que contém benefícios fitoterápicos. Veja como preparar.
Você vai precisar de
- 3 colheres de alfazema;
- 500ml de água.
Como fazer
- Esquente a água e quando começar a levantar bolhas, antes de atingir o ponto de fervura, desligue o fogo;
- Adicione as flores de alfazema, tampe e deixe em infusão durante 5 minutos;
- Coe e consuma em seguida.
Você pode consumir este chá até três vezes ao dia para obter mais benefícios, mas em alguns casos é necessário o acompanhamento médico.
Banho de alfazema
O banho de alfazema é amplamente recomendado para tratar alergias ou mesmo para promover a sensação de relaxamento. Para fazer é recomendável utilizar as flores e preparar um chá bem concentrado. Confira.
Você vai precisar de
- 50g de flores de alfazema;
- 1 litro de água.
Como fazer
- Esquente a água até começar a levantar bolhas, sem deixar ferver. Desligue o fogo em seguida;
- Adicione as flores de alfazema na água, tampe e deixe em infusão durante 5 minutos;
- Aplique o chá morno na região desejada ou no corpo todo para promover o relaxamento;
- Repita sempre que desejar.
Esse chá concentrado também pode ser utilizado para preparar máscaras faciais. Pode ser conservado na geladeira por até 3 dias. Antes de fazer o banho é recomendável testar se a planta não vai causar alergia.
Cuidados e contraindicações
Gestantes, lactantes e bebês só devem consumir o chá de alfazema com recomendação médica, mas no geral, é um chá seguro. As contraindicações estão relacionadas apenas ao consumo excessivo ou por aquelas pessoas que tenham alergia à alfazema. A alergia ao linalol, molécula presente na planta, é bem comum, por isso, antes de consumir, experimente apenas uma pequena quantidade.
Quando consumido em excesso causa sonolência, por conta de seus efeitos relaxantes. Não é recomendável consumir antes de dirigir ou operar máquinas. É preferível consumir o chá antes de dormir.
Existem muitos chás que podem ajudar a ter uma vida mais leve e relax. Se você procura por opções naturais para se acalmar, confira também essa lista de calmante natural.