Calmante natural: 8 opções que combatem a ansiedade e ajudam no sono

O stress e a ansiedade são grandes problemas da atualidade. Opções naturais podem te ajudam com esses problemas

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O ritmo acelerado da vida moderna pode trazer sérias complicações para a saúde. Stress, dificuldade para dormir e ansiedade são cada vez mais comuns. É por isso que opções de calmante natural são interessantes aliados na rotina. Existe grande eficácia em chás de ervas ou em cápsulas naturais. Saiba quais.

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8 opções de calmante natural

(Foto: Pexels)

A sabedoria popular já utiliza algumas plantas para acalmar há muito tempo. É mais recente que a ciência comprovou a eficácia de algumas delas. Confira algumas boas opções para aliviar a ansiedade, o stress e ajudar a dormir.

1. Camomila

Seu chá pode ser consumido para acalmar o sistema digestivo ou nervoso. Cria uma sensação de harmonia e acalma os estados de agitação e dificuldade para desligar.

2. Valeriana

A raiz de valeriana é um dos calmantes naturais mais consumidos. É possível encontrar a raiz, em pó ou em cápsulas. Por seu cheiro desagradável, muitas pessoas preferem as cápsulas. Sua ação é estimulante do sono, recomendada para casos de insônia.

3. Lavanda

Também conhecida como alfazema, possui o óleo essencial mais conhecido do mercado. Para utilizar, pingue duas gotas do óleo essencial no travesseiro antes de dormir ou a mesma quantidade no difusor pessoal. Também é possível abrir o frasco do óleo e sentir o aroma durante alguns segundos. O chá também pode ser feito com as flores.

4. Melissa

Chamada também de erva-cidreira, é potente contra a agitação, ansiedade e nervosismo. É possível fazer o chá com a planta seca ou fresca.

5. Mulungu

É muito utilizado para tratar os distúrbios do sono e para reduzir a ansiedade.  Possui efeito sedativo, por isso não é bom exagerar. Também é benéfico no tratamento da enxaqueca e dores musculares, causando o relaxamento. O chá é feito com as cascas a partir da decocção, método em que se ferve a planta junto com a água.

6. Erva de São-João

Também é conhecida como hipericão e é uma ótima restauradora do sistema nervoso. Seu chá ou tintura podem ser utilizados no tratamento dos sintomas da depressão e da ansiedade.

7. Passiflora

A passiflora incarnata é a flor do maracujá. É amplamente utilizada como calmante e sedativo natural, traz calma, reduz a agitação e favorece uma noite tranquila de sono. A forma mais comum de encontrar é em cápsulas, mas também é possível encontrar as flores e fazer o chá.

8. Erva-doce

O efeito calmante da erva-doce é um pouco diferente das demais plantas apresentadas. Isso porque ela não é sedativa, é relaxante muscular e acalma as estruturas corporais possivelmente enrijecidas pelo stress ou ansiedade. Também é ótima para problemas gastrointestinais. O chá é feito com as sementes a partir da decocção.

Calmante natural infantil

Uma boa opção de chá calmante para crianças e bebês é o chá de camomila com erva-doce. Além de acalmar a agitação, também ajuda com as cólicas. O suco natural de maracujá também é uma boa opção para crianças a partir de 1 ano. O ideal é que o suco não seja adoçado, apenas a fruta batida em água, em pequena quantidade.

Apesar de apresentarem poucos riscos para a criança, tanto o chá como o suco devem ser consumidos em pequenas quantidades e sob o conhecimento do pediatra da criança.

Efeitos colaterais e contraindicações do calmante natural

(Foto: Pexels)

Mesmo os calmantes naturais possuem riscos e devem ser consumidos com cautela. Não é porque algo é natural que pode ser consumido em grandes quantidades ou mesmo todos os dias. No geral, as plantas citadas podem causar sonolência e efeito sedativo, não sendo recomendado o consumo antes de dirigir ou operar máquinas, por exemplo. Gestantes e crianças devem consumir de acordo com o acompanhamento médico ou fitoterápico.

As dicas contidas aqui são de caráter informacional e não substituem uma consulta médica.

FONTE: Formulário de Fitoterápicos – Farmacopeia Brasileira da Anvisa e site Tua Saúde.

 

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