Estilo dark academia: o que é e dicas de como aderir à estética

Dark academia, além de uma estética, se tornou um estilo de vida das pessoas adeptas ao mundo acadêmico e do conhecimento

As redes sociais possibilitam a troca de informações e referências o tempo todo, com uma velocidade enorme. Com isso, muitas tendências surgem e algumas delas se tornam verdadeiros estilos de vida. É o caso do estilo dark academia, o qual é expressado através do visual e até mesmo dos ambientes frequentados pelos adeptos. Neste post, vamos explicar o que é esse estilo, a diferença entre dark e light academia, além de dar dicas de como ter o estilo.

O que é o estilo dark academia?

estilo dark academia
@bookstrollogy

Definido tanto como uma estética, quanto como um estilo de vida, o dark academia é repleto de referências do final da idade média e da década de 40. No visual, a estética aparece com figurinos inspirados em uniformes de colégio, cores sóbrias, alfaiataria e xadrez. Tem muita inspiração especialmente no visual dos estudantes ingleses e, por isso, muitas pessoas definem a estética como eurocêntrica.

Já no estilo de vida, para além de apenas um visual, o dark academia é expressado pelo apreço ao conhecimento. Ou seja, muitos dos adeptos ao estilo amam estudar, ler, frequentar bibliotecas, além de serem pessoas acadêmicas e estudiosas no geral. Imagine uma biblioteca inglesa nos anos 40, uma música clássica tocando ao fundo e chuva caindo lá fora: esse é o cenário perfeito para o estilo dark academia.

Características principais

  • Referências do final da idade média, especialmente a arte e a arquitetura gótica;
  • Inspiração no visual dos colégios ingleses dos anos 40;
  • Hobbies como leitura, xadrez, eventos acadêmicos e estudos em bibliotecas antigas;
  • Programas culturais como visita a museus e prédios históricos;
  • Música clássica;
  • Tons sóbrios e terrosos;
  • Alto contraste, distanciamento e mistério.

Referências do estilo dark academia

Apesar do nome dark academia ser bem recente, muitas obras como filmes, livros e séries retratam bem o que é esse estilo. São obras referenciadas pelos adeptos do estilo, além de serem ótimas fontes de inspiração, caso você deseje entender melhor do que se trata. Confira quais são.

  • Saga Harry Potter: tanto os livros como os filmes retratam uma iluminação escura, de alto contraste, com cenários repletos de cenas em bibliotecas e estudos. Sem falar, é claro, no uniforme que é uma grande referência de estilo;
  • A Sociedade dos Poetas Mortos: filme de 1989 que se passa em um colégio interno. O cotidiano dos colégios internos e os visuais são grandes referências do estilo;
  • O Gambito da Rainha: a série de 2020 da Netflix mostra a vida de uma jogadora de xadrez. O xadrez está entre as atividades apreciadas pelos adeptos do estilo dark academia;
  • O Pintassilgo: tanto o livro como a versão adaptada para o cinema possuem referências de roupa, hobbies, cenários e iluminação que remetem à estética.

Há muitos outros filmes, livros e séries para se inspirar e conhecer um pouco mais sobre a estética. Trouxemos alguns que vão alimentar a sua inspiração para se jogar de vez no estilo. Que tal maratonar todos eles?

Qual a diferença entre dark academia e light academia?

estilo dark academia 13
Dark academia e light academia no visual @elfaeriel | @shoppellucid

 

Com a popularização do estilo dark academia, os países de clima tropical e outras regiões quentes passaram a utilizar uma adaptação da estética. Se trata do light academia, muito similar ao dark academia, mas com algumas adaptações mais práticas e para os climas mais quentes. No light academia, ainda são utilizadas as mesmas cores e estampas, contudo, os tecidos e peças são bem mais leves.

Mas as diferenças não ficam apenas no visual, já que as referências também são outras. As obras que mais se encaixam na estética light academia são os romances de Jane Austen e até mesmo animações e literatura infanto-juvenil como Alice no País das Maravilhas e Coraline. Hobbies como estar ao ar livre para piqueniques e passeios em parques também são apreciados. De forma geral, a estética light academia é mais leve e menos acadêmica do que a versão dark.

Como ser dark academia? 12 dicas para aderir ao estilo

Gostou de conhecer mais sobre o dark academia? Se o estilo tem tudo a ver com você ou apenas é a sua vontade experimentar um visual diferente, veja essas dicas. O estilo é bastante inspirado na estética dos colégios ingleses e é como se você se vestisse para uma tarde de estudos. Confira as dicas.

1. Use peças de alfaiataria

estilo dark academia
@catiavra

Esse estilo é um tanto quanto formal. Para aderir, é possível comprar peças antigas de verdade em brechós, com tecidos nobres e mais rígidos. Vale conjunto de terninho, saia e blaser ou versões mais básicas como uma calça de alfaiataria + tricot. O visual não precisa ser exatamente formal, mas geralmente peças mais estruturadas são combinadas com itens mais contemporâneos nos detalhes.

2. Aposte em acessórios de couro

estilo dark academia 2
@kennie.cheng

Para combinar com a alfaiataria, nada melhor do que complementar com acessórios em couro, seja couro de verdade ou fake. Calçados, bolsas e cintos neste material trazem um contraste de brilho e opacidade no visual. Quase sempre em cores neutras como preto, branco ou em tons terrosos.

3. Bolsa carteiro

estilo dark academia
@windsorburylane

Falando em acessórios de couro, a bolsa carteiro é um modelo super utilizado nessa estética. Seja em versões menores para o dia a dia ou nas versões clássicas, ideais para levar para a faculdade e carregar seus livros por aí. Afinal, o principal hobbie dos adeptos deste estilo é a leitura.

4. Inspire-se em uniformes escolares

estilo dark academia 4
@kirstenwendlandt

5. Tricot nos dias frios

estilo dark academia 5
@monpolinn

Por ser uma estética bastante européia, é comum ver blusões de tricot e cachecóis nos looks. Mas se o inverno da sua região te permite, mesmo aqui no Brasil é possível incorporar esse detalhe ao visual. A proposta é um look confortável para passar um dia chuvoso estudando na biblioteca.

6. Tons terrosos e sóbrios

estilo dark academia
@sarahmantelin

Tons de marrom, terracota, bege e outros tons quentes e terrosos que remetem ao conforto no outono fazem parte deste visual.

7. Xadrez

estilo dark academia 7
@whenelizabethreads

 

As estampas quase não aparecem na estética dark academia. Contudo, o xadrez é uma estampa bem presente, se não a única estampa utilizada. Mas atenção, o xadrez é quase sempre escuro ou com um alto contraste.

8. Referências da Idade Média

estilo dark academia 8
@valeri_seitr

 

Por ter referências da arte gótica, há muitos elementos do final da idade média nessa estética. A valorização do ar livre, das florestas e os mistérios que elas trazem constantemente estão nas referências e fotos. Imagine um filme de terror que se passa neste período para montar um visual. Os cabelos longos e soltos também são uma referência do período.

9. Alto contraste no visual

estilo dark academia
@olyapronya

Os visuais são bem dramáticos, com alto contraste entre as cores. Ou seja, tons de vermelho no preto, contraste entre brilho e opacidade ou calçados em outra cor. Mas sempre com cores sóbrias e mais escuras. As fotos sempre são em alto contraste.

10. Aposte nas meias

estilo dark academia 10
@richellekingsland

Sejam meias de cano curto, médias ou meia-calça, elas sempre estão presentes nos visuais e são mais uma referência dos uniformes de colégio.

11. Adapte o visual de acordo com o clima

estilo dark academia 11
@keziacook

Sim, é possível aderir ao visual mesmo morando em um país tropical e nos climas quentes. Para isso, aposte nas meias mais curtas, em saias e tecidos bem leves. Deixe a alfaiataria para a noite e para as estações frias. Lembre-se do seu conforto em primeiro lugar.

12. Vista-se como se estivesse indo para a biblioteca

estilo dark academia 12
@thenovelacademy

 

Pense em um dia chuvoso, em uma antiga biblioteca iluminada por velas. Qual visual você usaria para um dia de estudos?

+ Cottagecore

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.