Unha postiça decorada: como usar, personalizar e 9 ideias para se inspirar

A unha postiça decorada é a melhor opção para quem precisa de praticidade e uma ótima produção. Então, entenda como usar esse tipo de acessório e veja lindas inspirações para fazer em casa ou comprar pronta.

unha postica decorada 2
Muitas pessoas investem em unha postiça decorada. Imagem de Freepik

O que é unha postiça?

São unhas artificiais usadas sobre as naturais a fim de ter um melhor resultado estético. Diferente dos alongamentos, elas possuem menor durabilidade e são ideais para quem não quer passar muito tempo no salão.

A grande vantagem da unha postiça decorada é a praticidade, já que pode-se colocá-la em casa, desde que tenha os materiais certos. As mais comuns, encontradas em várias lojas, são feitas de plástico e isso exige alguns cuidados durante o período de uso.

Mesmo que o seu objetivo principal seja o estético, não é só pela beleza que se pode usar unhas postiças. Pessoas que têm o hábito de roê-las ou que possuem unhas fracas também podem aplicar esse material a fim de permitir seu crescimento.

Outra vantagem desse tipo de unha é que elas possuem valores muito acessíveis e geralmente são vendidas em kits. Assim, é possível optar por elas em situações em que precisa sair e não quer ir ao salão ou pagar preços mais altos.

Montagem com fotos de unhas postiças decoradas
A unha postiça decorada em degradê ou francesinha é ideal para quem prefere um design clássico. Fotos do Pinterest (link 1, link 2)

Como colocar unha postiça?

Após comprar o seu kit, o primeiro passo é testar o tamanho de cada unidade nas unhas de cada dedo da mão. Então, o ideal é que ela se ajuste bem sem deixar a sua unha natural à mostra. Para facilitar a organização, coloque-as na sequência de cada mão em uma mesa.

O segundo passo é empurrar a cutícula e usar uma lixa ou bloco modelador para nivelar a superfície da unha. Em seguida, use um algodão com acetona para tirar a oleosidade.

Por último, aplique a cola na base da unha postiça e coloque-a sobre a sua unha natural deslizando do meio até encostar na cutícula. Pressione por alguns segundos e se certifique de não deixar bolhas de ar.

Quanto tempo pode ficar com a unha postiça decorada?

O tempo máximo que a sua unha postiça decorada pode durar é de até 15 dias, de acordo com a sua rotina de cuidados para não estragá-la. Assim, não existe uma manutenção para esse tipo de material, elas devem ser removidas nesse período em média.

Pode passar gel na unha postiça?

Sim. Mas para que ela fique com o resultado desejado e durável é preciso ter uma lâmpada UV ou LED para secá-las. Aliás, alguns esmaltes em gel já possuem essa indicação.

Como fazer a unha postiça decorada durar mais?

Em primeiro lugar, não use a ponta das unhas para ajudar a abrir algo, pois elas são flexíveis, mas não muito fortes. Elas também derretem com a acetona, logo é preciso ter cuidado na hora de fazer a limpeza após a esmaltação.

Qualquer produto químico forte como o cloro também pode danificar a sua unha postiça decorada. Então, se não for possível evitar usar esse tipo de material, use luvas para proteger as mãos.

Como personalizar unha postiça?

Algumas unhas postiças já são vendidas decoradas, assim basta apenas aplicar e fazer os ajustes. Mas para quem gosta de usar a criatividade com estilos de nail arts que serão tendência em 2023, pode-se comprá-las sem decoração alguma.

unha postica decorada 1
O esmalte é essencial para a unha postiça decorada. Foto de PabloKlik no Pexels

Esmaltes

A opção mais comum para personalizar a unha postiça é usar o seu esmalte em sua cor favorita. Não há muito mistério para realizar esse processo, pois a esmaltação funciona da mesma forma que para as unhas naturais, a diferença é o cuidado com o acabamento.

Adesivos

Para deixar a sua unha postiça decorada ainda mais personalizada, pode-se comprar adesivos decorativos. Existem uma grande variedade deles que você pode encontrar com facilidade em lojas físicas e online com:

  • borboletas;
  • flores;
  • laços;
  • sapatos;
  • estampadas.

Essa é a solução mais prática para quem não tem tanto talento com o desenho em unhas e quer otimizar seu tempo. Aliás, pode-se encontrar esses adesivos para quase tudo que desejar, como animais, referências de filmes e livros.

Quais os tipos de decoração de unha?

Na verdade, existem muitos estilos de unha postiça decorada, pois não há limites para a criatividade. Mas existem algumas que por sua popularidade se tornaram desenhos clássicos entre as nail arts como:

  • francesinha;
  • inglesinha;
  • espanhola;
  • purpurina.

As tendências, por outro lado, não param e a cada ano há muitas novidades. Algumas de fato conquistam espaço e outras caem no esquecimento com o passar do tempo. Então, há muitas opções para os mais diversos gostos.

Ideias de unha postiça decorada

Como você já sabe, é possível comprar a sua unha postiça decorada, mas há tantos estilos que a escolha por apenas uma pode se tornar difícil. Portanto, confira algumas ideias de nail arts para aplicar ou adquirir pronta de acordo com seu estilo.

Montagem com fotos de mulheres mostrando unhas recém feitas
Investir nas cores e no brilho são ótimas opções para unha postiça decorada – Fotos do Pinterest (link 1, link 2)

Francesinha colorida

A francesinha é uma das decorações favoritas de muitas mulheres. A vantagem dela é que combina com qualquer pessoa e se adequa a todas as ocasiões. Além disso, ela tem um design romântico e delicado, o que contribui para quem deseja ressaltar seu lado feminino.

O design dela consiste em lixar a unha em formato quadrado e usar uma base com uma linha fina de esmalte nas pontas. No modelo clássico, a cor é a branca, mas para quem gosta de algo mais moderno pode-se usar a sua favorita ou uma combinação delas.

Essa é uma ótima opção de unhas decoradas simples para fazer sozinha com praticidade. De fato, é preciso ter um traço firme para ter um acabamento melhor, mas isso pode ser feito com auxílio de um adesivo.

unha postiça decorada
A unha postiça decorada estilo filha única é muito popular. Imagem do blog Dicas de Mulher

Filha única

A filha única para unha postiça decorada consiste em dar destaque especial apenas para a do dedo anelar. Assim, você pode pintar todas as outras com apenas uma cor ou com detalhes mais discretos e deixar a decoração mais elaborada para a do dedo anelar.

unha postiça decorada degradê
A unha postiça decorada degradê é uma das mais famosas atualmente. Imagem do blog Pajaris

Unha postiça decorada degradê

A unha degradê é uma nail art muito delicada e que possui um dos designs mais versáteis para qualquer estilo. A técnica consiste em usar dois tons, em que um é a base do outro para gerar o efeito de transição de cores.

Com isso, pode-se apostar nas mais diversas combinações e o resultado é uma unha delicada e moderna. Mas uma dica para quem vai fazer isso em casa é: não use a esponja de cozinha porque ela não dá o acabamento correto para essa nail art.

unha postiça decorada baby boomer
A unha postiça decorada baby boomer parece muito com a degradê. Imagem do blog UnhasDecoradas2023

Baby boomer

A unha postiça decorada baby boomer é muito semelhante a técnica do degradê, a principal diferença está na estética sugerida pelo nome da tendência. Assim, o ideal é escolher tons de esmalte claros e românticos como:

  • branco;
  • rosa;
  • lilás;
  • azul;
  • verde;
  • laranja.

Todos em suas tonalidades mais claras, mais puxadas para o branco e para os tons pastéis. Então, essa é uma opção de nail art com visual clássico e delicado.

unha postiça decorada com pedras
Muitas mulheres curtem unha postiça decorada com pedras. Imagem do blog Minha Tatuagem

Unha postiça decorada com pedras

Existem muitas opções de pedras para decoração de unhas que você pode encontrar em lojas físicas e online. Elas são ideais para quem deseja mais brilho e glamour para suas mãos e pode-se escolher entre muitos formatos e cores.

Quanto aos estilos de decoração, isso pode ser feito de acordo com a sua criatividade, do mais simples ao mais elaborado. Assim, mais um cuidado que se deve ter com a sua unha postiça decorada é evitar lavar a louça e outras atividades com muito contato com a água.

unha postiça decorada holográfica
A unha postiça decorada holográfica tem ficado cada vez mais popular. Imagem de Freepik

Decoração com holografia

Uma unha decorada com o efeito holográfico possui um design metalizado e tridimensional. Pode-se obter esse resultado com o uso de esmalte em gel, intensificador de cor ou pó específico para isso.

unha postiça decorada marmorizada
A unha postiça decorada marmorizada é uma das mais elegantes. Imagem do canal no YouTube Simone Dutra

Marmorizada

O design, como o nome sugere, lembra os desenhos naturais presentes em uma pedra de mármore. Então, em casa, o método mais simples é pingar os esmaltes de sua preferência dentro de um recipiente de água gelada de modo que cada pingo fique no meio do anterior.

Dentro da água, os esmaltes vão se expandir e você pode aproveitar para fazer alguns desenhos com um palito. Assim, o passo seguinte é colocar as mãos na água e deixar alguns segundos, retirar e fazer os acabamentos.

Pode-se usar cores diversas para essa técnica, mas para ficar mais próximo do efeito de mármore o ideal são os tons mais claros.

Stiletto

As unhas stiletto são as que possuem as pontas mais finas, o que lembra bastante um formato de V. São ideais para mulheres de personalidade forte por terem esse design bem marcante.

O formato é parecido com as unhas amendoadas, porém são mais pontiagudas. Então, para conseguir esse efeito você terá que lixar até atingir as proporções adequadas. Vale lembrar que há opções prontas no mercado também.

Montagem com mulheres exibindo unha postiça decorada
A unha postiça decorada precisa de acabamentos no formato e tamanho para parecer o mais natural possível – Fotos do Pinterest (link 1, link 2)

Bailarina

A unha bailarina é a que possui um formato semelhante a uma sapatilha de balé, mais quadrado nas pontas e afinado. Possuem um visual romântico e que combinam com qualquer estilo de decoração.

unha postiça decorada
Existem inúmeras possibilidades para as unha postiça decorada. Foto de Roman Titov no Pexels

Como fazer a unha postiça decorada parecer de verdade?

A unha postiça decorada realista é que fica muito parecida com a natural. Para alcançar esse efeito, a melhor opção é ficar atenta aos acabamentos como:

  • usar unha no tamanho e formato adequado para a sua mão;
  • cortar;
  • lixar;
  • tirar a pequena diferença entre a unha postiça e a natural.

O resultado vai ficar melhor com esses cuidados, então, procure os produtos de maior qualidade para usar. Agora você já conhece ótimas inspirações, use-as com criatividade e estilo em suas produções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.