Verão 2023: confira quais as tendências de moda e cores para a estação

O verão 2023 já começou e as altas temperaturas, além do período de chuvas, marcam a estação no país. O que também é relevante são as tendências da moda e das cores para esse período. Acompanhe o que é trend para inspirar o upgrade do seu guarda-roupa.

Como as tendências de moda e cores para o verão 2023 foram definidas?

As tendências de moda e cores para o verão 2023 são fruto dos estudos de mercado de empresas de moda e design. São elas que ditam o que estará em alta e a partir daí, servem de base para a criação das coleções de verão.

No entanto, se engana quem pensa que esse é um trabalho feito próximo a estação do ano em questão. Os estudos começam, a depender, até um ano antes e levam em conta as tendências antigas e propostas que se destacam pelos grandes estilistas de moda.

Para as cores o processo é parecido, ao passo que a tendência de cor vem das passarelas de moda. O Pantone Color Institute, por sua vez, é o responsável pelo estudo Fashion Color Report, que traz os blocos de cores diretamente dos desfiles.

A moda é um eterno processo de recriação, ou seja, é cíclica. Não é incomum ver tendência em alta dos anos 80, como por exemplo, as ombreiras, aparecem em peças de alfaiataria nos últimos anos. O mesmo processo acontece com as cores.

Quais são as principais tendências de moda e cores para o verão 2023?

As principais tendências para o verão 2023 são divididas entre o estilo e as cores. No entanto, a fusão de ambos é o que gera a informação de moda que vemos nas passarelas mais famosas, como Milão, Paris e São Paulo.

No quesito moda verão 2023 5 tendências chamam a atenção, com destaque para o Barbiecore, uma vez que foi apresentada como aposta para a Primavera Verão 22-23. Além dela, inclui-se a Dopamine Fashion, o All Black, o Athleisure e o Street Style.

Para as cores, com base no estudo do Pantone Color Institute, a assinatura do verão 2023 será marcada por tons quentes, bem como fortes. Essa proposta casa com a ideia de liberdade e calor, tão merecidos após 2 anos de pandemia. As cores listadas são:

  • amarelo;
  • azul;
  • rosa;
  • laranja;
  • neon (tons variados).

A seguir, vamos apresentar as tendências em detalhes para você conhecer suas ideias, assim como as inspirações. Já pode pensar em repaginar o guarda-roupa a partir dessas trends.

Mulher com roupa longa em tecido leve na cor rosa com bolsa de material análogo à couro legítimo nas cores marrom e branco com alça também branca e bem fina na frente de plantas de galhos e folhas finas e compridas com pose para foto com mão no queixo e outra na perna esquerda e sorrindo para a fotografia
Barbiecore é a tendência de moda do verão 2023 que usa toda a plenitude da cor rosa. Imagem de svetlana sokolova no FreePik.

Barbiecore é uma das tendências para o verão 2023

“Um mundo todo cor de rosa” poderia ser o slogan dessa tendência que já faz a cabeça de muita gente desde a primavera 2022. O Barbiecore, como o próprio nome indica, também é fruto do frisson que o anúncio do lançamento do filme da Barbie, para 2023, provocou.

Isso significa se vestir de rosa a cabeça aos pés e de uma forma democrática, ao passo que não é exclusivo às loiras os acertos com looks nessa paleta. Aliás, o verão 2023 abriu as portas para os mais variados tons de rosa, do bebê ao pink.

Quatro mulheres caminhando no meio de avenida estreita usando roupas leves e coloridas lado a lado sorridentes e com óculos de verão em moda dopamina
A “moda dopamina” é a trend do verão 2023 que quer estimular as emoções alegres. Imagem de user15285612 no FreePik.

Dopamine Fashion

O nome, quando traduzido para o português, indica “Moda Dopamina”. E é isso mesmo que você entendeu. A moda associou o neurotransmissor dopamina que é responsável, por sua vez, por ativar as emoções. Essas, a saber, são representadas pela explosão de cores.

Essa trend do verão 2023 aponta cores vivas, mix, estampas, brilhos e tudo mais que indica vida. De modo a fugir do tradicional preto, cinza, branco e marrom. E dessa forma, transmitir alegria e felicidade pelas roupas, assim como pela maquiagem colorida.

Mulher de cabelos pretos e longos colocados à frente do seu tronco escorada em parede branca na frente de planta com folhas grandes vestindo uma calça com listras cinza, branca e pretas e nó na frente com cordão preto, blusa preta curta que mostra um pouco da barriga, óculos de sol com lente escura e dégradé entre preto e roxo e chapéu de palha, além de shocker preto no pescoço com pequena argola de metal na frente
Athleisure é a tendência do verão 2023 que une peças esportivas com itens atemporais. Imagem de svetlana sokolova no FreePik.

Athleisure

A trend une conforto e elegância, ao passo que é inspirada em pessoas que gostam de se cuidar e não desejam abrir mão de peças coringa que têm no armário. Dessa ideia, sai a mistura de looks “comfy” com itens atemporais, como por exemplo, o blazer.

Também é uma trend democrática, ao passo que é popular entre homens e mulheres. O fato de usar um tênis esportivo junto a um terno ou mesmo uma legging com uma blusa mais colorida de tecido fino indicam a assinatura desta proposta para o verão 2023.

Mulher em local que lembra cobertura de prédio diante de árvore pequena de galhos finos vestindo camisa lilás com frase em inglês DUT OF SPACE que se repete quatro vezes em tom claro quase branco meio amarelado, bolsa amarela de alça preta que parece pochete ao redor do seu tronco na diagonal e chápeu preto segurando na alça da bolsa com mão esquerda em pose para fotografia
A moda Street Style aparece no verão 2023 para democratizar o estilo e a personalidade. Imagem de kroshka_nastya no FreePik.

Street Style no verão 2023

Para definir a trend Street Style basta observar o que se usa nas ruas, assim como o que os digitais influencers viralizam nas redes sociais. Ou seja, que a moda é você quem faz e nela, pode existir a junção do confortável com o elegante, ao passo que confortável.

Esse tipo de moda é o que foge dos padrões e que oferece liberdade para vestir aquilo que tem a sua personalidade. A mistura de cores, assim como texturas, são uma boa pedida desse grito de autonomia de todos os guarda-roupas.

Mulher com vestido preto e óculos escuros de lente dégradé de preto e roxo deitada em piso de madeira com tábuas finas enquanto segura na perna direita do óculos
O preto nada básico é a tendência All Black do verão 2023. Imagem de marymarkevich no FreePik.

All Black

Por fim, quando se fala em tendência de moda para o verão 2023, tem-se o clássico preto. Optar por um look all black pode ser uma fuga do básico, ao escolher peças com brilho, como por exemplo, os paetês.

O mix de tecidos é outro item que determina o sucesso do “pretinho nada básico”. Além disso, a cor preta é a coringa das combinações, bem como o tom mestre para evidenciar makes, em especial a maquiagem para festa, e acessórios.

Duas mulheres diante de parede roxa fazem pose para foto com biquinhos de beijo usando óculos de verão meio pontiagudos, posicionadas meio de lado com uma por trás da outra colocando a mão em seu ombro
O amarelo vem para o verão 2023 como cor que indica energia e vida. Imagem de svetlanasokolova no FreePik.

Cor Amarela é a promessa para o verão 2023

A cor amarela surge como tendência do verão 2023 e pode adentrar em várias propostas de modo, como por exemplo a Dopamhine Fashion. A escola do amarelo, em qualquer tom da cartela, indica energia. Palavra essa que combina com as boas emoções.

Se a aposta, no entanto, estiver no universo do Street Style, cabe o mix de texturas de uma peça amarela, combinada por exemplo, com o verde militar ou mesmo o azul marinho.

A dica de atenção para essa cor, no entanto, é observar o tom de pele, para não morrer com a “sobreposição”. Pessoas mais claras, por exemplo, devem optar por tons mais queimados, como o mostarda.

Mulher com vestido leve e de alças finas na cor azul com algumas bolinhas espalhadas de tamanhos diversos, mas todas pequenas, diante de parede azul similar à estúdio de fotografia
A paleta azul, em todas as suas variações, compõe tendência de cor no verão 2023. Imagem de halayalex no FreePik.

Cor Azul

Seja azul candy, serenity, royal ou marinho. Qualquer aposta na cor azul passa a ideia de modernidade, assim como autoconfiança e liberdade. Quem usa o azul, independente da informação de moda, sempre estará bem vestido.

Para combinar, você vai do básico ao estiloso com a troca de uma peça. Os looks ficam básicos com o branco e o preto, ao passo que passam informação de moda quando misturados ao laranja, vermelho e até mesmo, o amarelo.

Mulher com roupa rosa e câmera fotográfica antiga com luz grande acima na frente de portas de vidro com cortinas brancas do outro lado
O cor-de-rosa não passa em branco como cor destaque no verão 2023. Imagem de haritanita no FreePik.

Cor de rosa está entre as tendências no verão 2023

Se uma das trends do verão 2023 para a moda é o BarbieCore é natural que o rosa seja uma cor tendência. Para as mulheres, nenhuma novidade a cor reaparecer em alta e nos seus mais diversos tons: bebê, blush, choque, fúcsia, magenta, pastel ou pers.

A combinação varia nas misturas dos próprios tons, no mix do clássico branco e preto, ou na inovação que simboliza a união com amarelo, laranja e roxo.

E não pense que usar rosa é “coisa de menina”, ao passo que a moda é democrático e há muitos tons de rosa que caem muito bem nos perfis masculinos.

Mulher fotografada em espelho no piso em pose de ensaio com roupa de verão laranja com pernas bem folgadas
A cor laranja alcançou patamar de estrela nos guarda-roupas do verão 2023. Imagem de pikisuperstar no FreePik.

Cor Laranja

A cor laranja é uma das mais lembradas durante o períodos de altas temperaturas. Para o verão 2023, no entanto, o tom rompeu barreiras e aparece em destaque em composições mais sociais.

Camisas, vestidos e calças são apenas alguns dos exemplos, a saber, que demonstram como o laranja ganhou espaço no guarda-roupa. Para uma combinação moderna e com estilo, misture o tom com as cores marrom, azul, verde, assim como o rosa.

Duas mulheres de mãos dadas sorriem com trajes de verão em cor neon e faixa de tecido com utilidade de tiara em suas testas prendendo cabelo em local análogo à praia com céu azul ao fundo com algumas nuvens
As cores neon continuam em alta com trend de cor no verão 2023. Imagem de halayalex no FreePik.

Tons neon

A paleta neon já foi sucesso na década de 90 e nos anos 2000 (quem não se lembra da banda Restart). No entanto, desde o verão 21-22 que as cores vibrantes se popularizaram e ganharam espaço nos closets.

Para quem tem medo de “aparecer demais”, a dica é combinar os tons neon com cores neutras ou mesmo como um toque de cor entre os acessórios ou nas mãos, como a trend das unhas baby color.

Mas tudo bem também se a sua opção é mesclar a paleta, o que demonstra a força do seu estilo e o poder da sua criatividade. Verde e rosa, por exemplo, é uma combinação explosiva entre a paleta neon.

Como aproveitar as tendências de moda e cores do verão 2023 sem errar?

Aproveitar a moda e suas tendências no verão 2023 é usar aquilo que compõe o seu estilo. Seja ele moderno ou clássico, colorido ou básico, as tendência de moda são cíclicas e retratos da sociedade em determinado momento.

Você não precisa ter um item no seu guarda-roupa apenas porque ele está na moda agora. A compra consciente, por sua vez, prevê o uso de peças atemporais com toques atuais, que simbolizam a sua personalidade. Por isso, na hora de comprar, pense e observe:

  • o seu tom de pele;
  • o tipo de tecido;
  • o seu conforto;
  • o que você deseja transmitir com a composição;
  • as peças que poderão compor vários looks, ou seja, são dinâmicas.

De nada adianta lotar seu guarda-roupa com modinha e deixar as peças lá, sem uso. Um bom guarda-roupa é coringa, ao passo que uma única peça nova, pode transformar outros looks já existentes. A seguir, acompanhe a dica de como ter um armário estiloso.

Como você já deve ter ouvido por aí, “a moda é você quem faz”. E faz a partir do seu investimento e daquilo que você se vê feliz em usar. Moda e cores são instrumentos para melhorar a autoestima e esse remédio, você usa sem moderação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.