Suco de chuchu ajuda a emagrecer e controlar a pressão alta

O chuchu é rico em fibras, água e diversos nutrientes que auxiliam no processo de emagrecimento saudável e equilibram a pressão

0

A princípio pode até parecer estranho preparar suco de chuchu, mas você sabia que ele é repleto de benefícios para a saúde? O legume possui poucas calorias, é rico em fibras, além de ser rico em água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. Além disso, o seu sabor é bem neutro, o que torna possível adicionar frutas para ficar ainda mais gostoso. Por isso, conheça os benefícios e aprenda a preparar.

Para que serve o suco de chuchu? Conheça os benefícios

suco de chuchu
Foto: Pexels

Um dos principais benefícios do suco de chuchu é ser rico em fibras, o que traz saciedade e ajuda no processo de emagrecimento saudável. As fibras presentes no chuchu também colaboram com o bom funcionamento do intestino. O chuchu também é rico em água, o que auxilia na hidratação do organismo. As fibras do chuchu, junto com a água, forma o tônico ideal para o bom funcionamento do intestino.

O vegetal também é rico em diversos nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitamina B9, zinco, ferro e magnésio. A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é especialmente interessante para as gestantes ou quem deseja engravidar. Isso porque esse nutriente é responsável pela formação de tecidos e células. Mas o nutriente é indispensável em todas as idades. Este nutriente também ajuda no bom funcionamento do cérebro.

O consumo do suco de chuchu também está relacionado ao controle dos níveis da pressão arterial, por conter altos níveis de potássio. Contudo, mais estudos são necessários para comprovar este benefício. Além disso, vale lembrar que não há cura para a pressão alta, o que é possível fazer reduzir os níveis e assim equilibrar a pressão. Por fim, outro benefício interessante do suco de chuchu é que é diurético, ideal para prevenir e eliminar o inchaço.

Receitas de suco de chuchu

Como o sabor do chuchu é bem neutro, ele pode facilmente ser complementado com outros ingredientes. As frutas cítricas, como limão, abacaxi e laranja vão muito bem com o chuchu. Além disso, também é possível colocar ervas aromáticas como o hortelã, capim cidreira e até mesmo gengibre. Confira como preparar o suco de chuchu.

Suco de chuchu com casca de abacaxi

Neste vídeo a nutricionista Patricia Leite fala sobre os benefícios do suco de chuchu, além dos outros ingredientes utilizados na receita. Além da casca de abacaxi é utilizado o alface, pepino, salsinha e berinjela. Todos os ingredientes são diuréticos e ajudam a baixar a pressão. Veja como preparar.

Para preparar basta bater muito bem todos os ingredientes. Se desejar, pode adoçar com açúcar ou mel, mas o sabor é levemente adocicado graças à casca de abacaxi. Você também pode colocar outras frutas como melancia, melão, morangos e o que desejar para adoçar naturalmente.

Suco de chuchu com limão

Mas também é possível fazer um preparo mais simples, apenas com chuchu e limão. Esse suco também ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico por conta do limão. Veja como preparar.

Você vai precisar de

  • 2 limões;
  • 1 chuchu;
  • 800ml de água;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Comece cortando o chuchu em 4 partes e então, retire a parte do meio. Depois, esprema os dois limões, coando as sementes. Leve tudo ao liquidificador, bata bem e consuma. Para uma versão mais saudável, não adoce ou substitua o açúcar por mel.

Contraindicações

Apesar do suco de chuchu ter vários benefícios para a saúde e ser bem saudável, ele também apresenta algumas contraindicações. Portanto, se você faz uso de medicamentos diuréticos ou para pressão alta, é importante tomar com cautela. Como o chuchu é diurético ele pode potencializar os efeitos desses medicamentos e prejudicar a sua saúde. Além disso, é importante se hidratar muito bem ao consumir medicamentos ou alimentos com efeito diurético.

Já quem sofre de doença renal grave também deve evitar consumir o chuchu, pois sua alta concentração de potássio pode piorar o problema. Por fim, vale lembrar que o consumo deste suco não substitui o acompanhamento médico.

Se você gosta de conhecer mais sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável, conheça também a alimentação plant based.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes