Óleo essencial para ansiedade: 10 opções que podem te ajudar

A aromaterapia pode te ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade, por isso, conheça 10 OEs que te ajudam a lidar com esse processo

A aromaterapia pode nos ajudar de diversas formas, inclusive a adquirir mais bem-estar e melhorar a saúde mental. Neste caso, há boas opções de óleo essencial para ansiedade que atuam como sedativos e podem aliviar o stress e outros fatores que causam a ansiedade. Por isso, conheça 10 opções e escolha qual a melhor para você.

Como a aromaterapia pode ajudar na ansiedade? 10 OEs que podem aliviar o problema

oleo essencial para ansiedade 1
Foto: Unsplash

Os aromas liberados pelos óleos essenciais atingem o sistema nervoso, além de ter um efeito químico no organismo. Essas reações são responsáveis por aliviar a ansiedade, stress, trazer mais confiança, entre outras funções. Isso acontece porque o sistema límbico, responsável pela relação entre aromas e sistema nervoso, está muito relacionado com as memórias emocionais. Alguns OEs também são capazes de interagir com a produção de hormônios, incluindo a serotonina e a dopamina. Conheça 10 opções que podem te ajudar a aliviar a ansiedade.

1. Óleo essencial para ansiedade: Lavanda

O óleo essencial mais conhecido e também mais utilizado pela aromaterapia. A  Lavandula angustifolia, variedade da qual conseguimos mais benefícios, se mostrou eficaz em alguns quadros de ansiedade e também depressão. Para usufruir dos benefícios, inale com ajuda de um difusor de ambientes ou difusor pessoal. Outra opção interessante é fazer uma massagem corporal. Para isso, dilua 5 gotas de OE de lavanda em 1 colher de óleo vegetal carreador.

2. Bergamota

A bergamota é bastante eficaz para melhorar o humor de forma geral. Possui um aroma cítrico e revigorante, que alivia a ansiedade, reduz o stress e também pode complementar o tratamento da depressão. O uso deste OE deve ser apenas via inalação, no ambiente ou colocando 1 ou 2 gotas em um algodão e inalando durante alguns minutos. O OE de bergamota causa fotossensibilidade e portanto, é melhor evitar o uso tópico e também no colar difusor.

3. Camomila

Quem nunca tomou um chá de camomila para se acalmar, não é mesmo? O óleo essencial de camomila romana é bastante benéfico para aliviar os momentos tensos. É especialmente utilizado após situações traumáticas e pode auxiliar no tratamento da síndrome do pânico. É um calmante para a pele também e irá beneficiar se utilizado de forma tópica. Dilua ente 3 e 5 gotas para uma colher de óleo vegetal carreador e faça uma massagem relaxante.

4. Vetiver

Vetiver é uma planta de raízes profundas, das quais é extraído o óleo essencial. Possui um aroma terroso, mas doce ao mesmo tempo. É muito utilizado em casos de insônia, além de aliviar o stress e trazer coragem. Auxilia os processos de autoestima. E de acordo com esse estudo, possui efeitos similares ao Diazepam. Use no difusor de ambientes para dormir melhor ou então, faça uma massagem relaxante com 2 gotas de OE de vetiver em 1 colher de sopa de óleo vegetal.

5. Ylang-Ylang

Possui um aroma floral, intenso e exótico. Possui propriedades relaxantes e ajuda a aliviar tensões, estados depressivos e ansiedade. Também reduz a pressão, no caso de aumento por conta do stress, além de acalmar a taquicardia. Amplamente utilizado como afrodisíaco. Inspire diretamente do frasco por alguns segundos, use no difusor para ambiente ou então, faça uma massagem relaxante com 5 gotas de OE para 1 colher de sopa de óleo carreador.

6. Óleo essencial para ansiedade: Laranja-doce

O óleo essencial de laranja-doce é um dos mais acessíveis, além de ser considerado um dos mais seguros para o uso. Pode ser usado, inclusive, para aquietar a ansiedade em crianças. É um sedativo leve, aquieta os estados ansiosos, além de trazer alegria e estímulo para os estados de tristeza. Também pode ser utilizado em casos de insônia. Utilize no colar difusor, no difusor de ambiente ou inale diretamente do frasco.

7. Patchouli

Possui um aroma leve e amadeirado e é muito interessante para equilibrar o humor. É interessante sozinho ou acompanhado do OE de lavanda em blends. Para usar, inale diretamente do frasco, use no colar difusor ou dilua 4 gotas em uma colher de sopa de óleo carreador para uma massagem relaxante.

8. Sálvia sclarea

Especialmente interessante durante o período da TPM. Se há ansiedade, stress e modulações gerais do humor neste período, aposte na sálvia. Para usar, inale diretamente do frasco ou dilua 3 gotas para cada colher de óleo carreador e faça uma massagem relaxante. Também pode ser utilizado na região do ventre durante a menstruação.

+ Chá para TPM

9. Gerânio

Há diversos tipos de OE de gerânio e quanto mais geraniol tiver, maiores serão os benefícios para o humor. Por isso, ao comprar, observe o laudo de cromatografia. É efetivo para diminuir a ansiedade em diferentes contextos, mas ajuda especialmente durante a TPM e também durante o trabalho de parto. Para inalar, pingue 1 ou 2 gotas em um pedaço de algodão e inale.

10. Capim-limão (lemongrass)

Ajuda a aliviar os casos de ansiedade em que há a sensação de esgotamento mental, pois é bastante revigorante. Por isso, aliviar a ansiedade e traz foco para os momentos de trabalho, estudo e outros que pedem concentração. Para utilizar, pingue 1 ou 2 gotas em um pedaço de algodão e inale. Também pode ser utilizado no difusor de ambiente ou colar difusor.

Como usar óleo essencial para ansiedade?

oleo essencial para ansiedade 2
Foto: Unsplash

Trouxemos algumas sugestões de uso em cada opção de OE, mas vale lembrar que o uso exagerado e incorreto dos óleos essenciais pode ser perigoso. O tratamento caseiro com os OEs deve ser feito apenas via inalação ou por uso tópico e feito de forma pontual. Para tratamentos longos e que precisam de outras vias de administração é preciso consultar ajuda de aromaterapeuta. Além disso, as pessoas que possuem problemas graves de saúde ou fazem uso de medicamentos contínuos devem consultar seus médicos.

Lembramos também que a ansiedade é um problema sério e que pode se tornar ainda mais grave quando não tratado. Assim, o tratamento com os óleos essenciais não substitui a psicoterapia e o uso de medicamentos quando necessários.

Confira também mais benefícios do óleo essencial de gerânio.

FONTE: Mayara Benatti é aromaterapeuta em formação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.