Óleo essencial de gerânio é aliado da saúde feminina

O óleo pode ser utilizado para reduzir os sintomas da TPM, da menopausa, além de ter benefícios para a pele

0

O óleo essencial de gerânio possui um aroma floral e doce, muito similar ao de rosas. É por isso que esse OE é amplamente utilizado pela perfumaria. Entre seus benefícios destacamos os para a pele e para a saúde da mulher. Conheça mais sobre esse óleo essencial, como usar com segurança e também as contraindicações.

O que significa gerânio?

Gerânio é o nome popular dado às diversas plantas da espécie Pelargonium graveolens. Um dos significados do gerânio ao longo dos tempos e para diferentes povos é o de simbolizar a essência feminina e as diferentes expressões do que é ser mulher. Mas para além deste significado espiritual e cultural, o OE de gerânio é muito interessante para a saúde feminina, como veremos a seguir. Como existem diversos tipos de óleo essencial de gerânio, é importante se atentar a eles para garantir os benefícios.

O gerânio bourbon, por exemplo, é um tipo com aroma mais floral, parecido com o de rosas. Esse tipo possui mais geraniol, mais utilizado pela perfumaria. Além disso, também possui benefícios mais concentrados desta molécula, como os usos terapêuticos para a pele. Já os tipos comuns geralmente possuem mais citronelol, o que pode conferir um aroma próximo ao de citronela. Este OE não é muito indicado para a perfumaria, mas também possui efeitos terapêuticos.

Quais os benefícios do óleo essencial de gerânio?

flores de gerânio
(Foto: Pexels)

Um dos maiores benefícios do óleo essencial de gerânio, sem dúvidas, é ser um grande aliado da saúde feminina. É um tônico para a saúde uterina, combate os sintomas da TPM, é capaz de regular os hormônio femininos e muito mais. Também é excelente para a pele, além de ter efeitos positivos no humor. Confira mais detalhes.

Aliado da saúde da mulher

Conhecido como o óleo essencial da feminilidade, o gerânio atua tanto amenizando os efeitos da TPM, como regulando os hormônios femininos. Sua ação é similar a dos hormônios estrogênio e testosterona no organismo e atua regulando os mesmos. Portanto, é muito interessante para aliviar os sintomas no período pré-menstrual e também os da menopausa. Atua diminuindo a irritabilidade causada pela modulação dos hormônios, entre outros sintomas destes períodos.

Mantém a pele bonita

É um excelente antisséptico, ideal para as peles oleosas e acneicas. Também possui ação antimicrobiana, combatendo fungos e bactérias presentes na pele. Por ser adstringente, equilibra a produção de oleosidade e pode reduzir a acne. Também tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir a vermelhidão da pele. Pode ser utilizado em baixa concentração e sempre diluído em máscaras e cosméticos.

Também ajuda a reduzir manchas da pele e tem efeito rejuvenescedor quando diluído em cosméticos, máscaras e óleos vegetais.

Melhora o humor

Possui efeitos calmantes e sedativos, pode ser usado via inalação em momentos de ansiedade e stress. Também pode ser utilizado diluído em óleos vegetais para massagens relaxantes. Por ter um efeito similar aos hormônios estrogênio e testosterona, também interfere positivamente no humor. Em quadros de depressão também pode atuar como reanimador. Mas não deve ser utilizado como tratamento principal e o uso não substitui acompanhamento especializado.

Auxilia os processos circulatórios

Previne coágulos e reduz hemorragias. Em casos de menstruação forte, sangramentos na gengiva, entre outros tipos de hemorragia, pode ajudar a regular. Também possui efeito diurético e é aliado contra a retenção de líquidos.

Anti-inflamatório

O citronelol presente neste óleo essencial é um excelente anti-inflamatório. Pode ser utilizado diluído em massagens em locais inflamados ou para uso tópico, em casos de dermatite e outras inflamações na pele. Também ajuda a amenizar a sensação de coceira.

Ação antioxidante

O geraniol apresente um efeito antioxidante que ajuda a proteger as células do processo natural de oxidação. Reduz os radicais livres, age contra o envelhecimento precoce e por consequência, reduz uma série de doenças.

Como usar o óleo essencial de gerânio

(Foto: Pexels)

O óleo essencial de gerânio é um composto 100% natural e muito concentrado, que deve ser utilizado diluído e em pequenas quantidades. Em tratamentos longos é necessário o auxílio de aromaterapeuta e em caso de doenças graves, o uso deve ser relatado ao médico. Em casa há duas formas seguras de usar o OE de gerânio, veja como.

Via inalatória

No colar difusor: pegue um pequeno pedaço de algodão ou gaze e coloque dentro do colar difusor. Pingue 1 gota de OE.

No difusor de ambiente: a quantidade de gotas vai depender do seu difusor, siga as orientações do aparelho. Quando utilizar o difusor, mantenha portas e janelas abertas para ventilar o ambiente.

Inalação direto do frasco: se você não possui colar difusor, nem o difusor de ambiente, não tem problema. É possível abrir o frasco e inalar na tampinha por alguns momentos. Nas primeiras vezes não se exponha durante muito tempo ao aroma, pois pode causar dor de cabeça. Outro uso improvisado é pingar uma gotinha em um pedaço de papelão e deixar próximo de você.

Uso tópico

O uso tópico deve ser feito com o OE diluído, pois ele é concentrado e pode sensibilizar a pele. Utilize 4 gotas de OE de gerânio para cada 30ml de óleo vegetal em massagens. Em porcentagem, a diluição seria de 0,5% de óleo essencial, se preferir calcular dessa forma. As regiões mais vascularizadas do corpo como pulsos, pescoço e atrás dos cotovelos garantem um absorção maior, aposte nelas para um efeito mais rápido.

Preço médio

O óleo essencial de gerânio possui um valor elevado, o que é justificado pela forma como é destilado. Para cada litro de OE é preciso em torno de 600kg de planta fresca. Como todo óleo essencial de flor, as plantas precisam ser colhidas em determinadas condições para melhorar a produção. Tudo isso contribui para o seu valor final. O tipo de gerânio também influencia no valor, sendo que 10ml do óleo essencial de gerânio bourbon custa aproximadamente R$120. Já os outros tipos é possível encontrar a partir de R$40 por 5ml.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de ser um produto 100% natural e ter diversos benefícios, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar o óleo essencial de gerânio. Não devem ser utilizados por mulheres com câncer de útero e mama, pois estimula a produção de hormônios e pode piorar o quadro. Também é contraindicado nos três primeiros meses de gestação. Pessoas com doenças graves devem consultar seus médicos antes de fazer um tratamento com o óleo.

Em superdose pode sensibilizar a pele, causar dores de cabeça, entre outros efeitos colaterais. A ingestão de óleos essenciais só deve ser feita sob acompanhamento especializado de aromaterapeuta. Lembre-se que mesmo os produtos naturais podem ser maléficos para a saúde quando utilizados em excesso ou de forma errada.

Os óleos essenciais e a aromaterapia podem trazer benefícios incríveis para a saúde, não é mesmo? Em caso de dúvidas, consulte sempre ajuda especializada que poderá te orientar melhor. Confira também os benefícios do óleo essencial de lavanda.

FONTES

ULRICH, N. A. Hermann. Manual prático de aromaterapia. Editora Premier, Porto Alegre, 2004;

Laszlo aromaterapia;

Harmonie aromaterapia.

* Mayara Benatti é aromaterapeuta em formação pela escola de aromaterapia Apotecários da Floresta.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes