Chá para TPM: 5 ervas medicinais que ajudam a aliviar os sintomas

Dor de cabeça, dores nas pernas e desconforto abdominal são comuns durante o período e podem ser aliviados de forma natural

O período da TPM é tranquilo para algumas mulheres, mas para outras, vem acompanhado de uma série de desconfortos. Os incômodos vão de dores de cabeça, desconforto abdominal, irritação excessiva, até náuseas, entre outros. Mas você sabia que é possível contar com a ajuda das ervas medicinais? Há ótimas opções de chá para TPM que são uma santa ajuda no período. Confira!

1. Chá para TPM: hortelã alivia dores de cabeça

A dor de cabeça é bastante relatada pelas mulheres durante a TPM e quem possui enxaqueca nota que ela tende a se acentuar no período. O chá de hortelã é uma das melhores opções de chá para dor de cabeça. O hortelã é analgésico e possui ação calmante, ideal para as dores da TPM. Também tem ação contra o enjoo, outro motivo pelo qual é benefício durante o período. Saiba como preparar.

Ingredientes

  • 2 colheres de hortelã seco ou fresco;
  • 150ml de água;

Modo de preparo

  1. Coloque o hortelã em uma xícara e adicione água fervente;
  2. Tampe e deixe em infusão durante 8 minutos;
  3. Coe e consuma em seguida.

O chá de hortelã é um dos mais seguros para o consumo e pode ser ingerido até 4x ao dia. Outro ponto positivo do chá é que traz energia e foco, ideal para substituir o café.

2. Chá de camomila reduz a ansiedade e stress

Um dos sintomas mais comuns da TPM é a alteração de humor, principalmente o surgimento de stress e ansiedade. Algumas pessoas podem relatar também um estado de desânimo e cansaço ou até mesmo dificuldade para dormir. Por isso, o chá de camomila é um dos grandes aliados neste momento. A camomila é uma planta sedativa, que acalma e ajuda a dormir melhor. Veja como preparar o chá.

Ingredientes

  • 1 colher de camomila seca;
  • 150ml de água;

Modo de preparo

  1. Coloque a camomila em uma xícara e adicione água quente;
  2. Tampe e deixe em infusão durante 8 minutos;
  3. Coe e consuma em seguida.

O chá de camomila pode ser tomado até 4x ao dia, mas ele pode causar sonolência. Se precisa manter o sentidos atentos, prefira tomar o chá apenas à noites antes de dormir.

3. Chá para TPM: artemísia é uma grande aliada das mulheres

A artemísia é uma das ervas mais utilizadas pelas mulheres ao longo da história. Ela atua como revigorante do humor em quadros depressivos, ideal para a tristeza que pode surgir na TPM. Também é ótima para desconfortos intestinais e ajudam a melhorar a memória. Quem tem lapsos de memória e uma baixa no humor no período, pode contar com esse chá.

Ingredientes

  • 2 colheres de artemísia
  • 1 litro de água;

Modo de preparo

  1. Coloque a artemísia em uma chaleira e despeje água quente em cima;
  2. Tampe e deixe em infusão durante 8 minutos;
  3. Coe e consuma até 4x ao dia.

O chá de artemísia possui um sabor amargo e muitas pessoas não gostam. Para melhorar esse aspecto é possível utilizar plantas aromáticas como canela, anis e cravo para saborizar.

4. Chá de cavalinha reduz o inchaço

O inchaço é causado pela retenção de líquidos e tende a causar outros sintomas como dores nas pernas, desconforto abdominal e até dores de cabeça. O chá de cavalinha é um excelente diurético, que pode tratar esse sintoma de forma natural. A planta também ajuda a aliviar os sintomas da infecção urinária, para quem sofre com o problema durante a TPM. Como o chá não possui tanto sabor, é possível saborizar com outras ervas aromáticas. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 1 colher de talos de cavalinha seca;
  • 150ml de água;

Modo de preparo

  1. Coloque a cavalinha em uma xícara e adicione água quente;
  2. Tampe e deixe em infusão durante 8 minutos;
  3. Coe e consuma em seguida.

O chá de cavalinha pode ser consumido até 3x ao dia. É contraindicado para quem faz uso de medicamentos diuréticos.

5. Chá para TPM: sálvia auxilia nos desconfortos abdominais

A sálvia é uma erva amplamente utilizada na ginecologia natural, que apresenta benefícios contra o inchaço no abdômen e também nos seios. Tanto que o óleo essencial de sálvia também é um grande aliado do período, podendo ser utilizado para massagens. Mas o chá é mais simples de ser encontrado e fácil de preparar. Veja como fazer.

Ingredientes

  • 3 folhas grandes de sálvia fresca;
  • 150ml de água;

Modo de preparo

  1. Coloque as folhas de sálvia em uma xícara e adicione água quente;
  2. Tampe e deixe em infusão durante 8 minutos;
  3. Coe e consuma em seguida.

O chá de sálvia pode ser consumido até 2x ao dia.

As plantas medicinais podem ser utilizadas em diversas opções de chá para TPM e são grandes aliadas neste período. No entanto, eles não substituem o acompanhamento médico. Em caso de sintomas fortes e insistentes, procure ajuda especializada. E confira também opções de calmante natural.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.