Chá para dor de cabeça: 8 opções para aliviar o incômodo

Há opções de chás para as dores de cabeça menstruais, para aliviar os sintomas da enxaqueca e sinusite

0

A dor de cabeça é um sintoma comum e acontece por vários motivos. Há quem sofra com ela nas crises de sinusite, durante o período menstrual ou pela rotina estressante. Alimentação, entre outros fatores também podem influenciar para que a dor apareça. Como é algo rotineiro, muitas pessoas evitam consumir medicamentos e buscam o alívio com métodos naturais. Por isso, há boas opções de chá para dor de cabeça que você precisa conhecer.

Há diversas opções de chá para dor de cabeça que são verdadeiros remédios naturais. Mas é importante não exagerar na dose e conferir se há contraindicações. Portanto, vale lembrar que não é porque é natural que não há riscos para a saúde. Além disso, em quadros de enxaqueca o ideal é ter acompanhamento médico.

Chá de hortelã para dor de cabeça

chá para dor de cabeça
(Foto: Unsplash)

Para abrir a lista, trouxemos um chá que é muito efetivo para dores de cabeça. A erva é analgésica e possui propriedades calmantes que auxiliam no tratamento das dores. Especialmente eficaz nas dores de sinusite, além de aliviar os sintomas da enxaqueca. Como também diminui o enjoo é ideal para quem está tendo uma crise de enxaqueca.

Aprenda a fazer

Leve ao fogo 150ml de água e esquente até ferver; Adicione 2 colheres de sopa de folhas de hortelã frescas picadas, tampe e deixe em infusão durante 5 minutos; Consuma em seguida.

O chá pode ser consumido até 4 vezes ao dia. É contraindicado para crianças menores de 5 anos e gestantes, salvo sob orientação médica.

Chá de camomila

O chá de camomila é amplamente conhecido por seu efeito calmante e é exatamente por isso que traz alívio para as dores de cabeça. É um sedativo leve, capaz de acalmar a agitação e nervosismo e por isso reduz a dor de cabeça causada pelo stress. Pode ser consumido antes de dormir, pois irá facilitar o sono.

  • Ferva 150ml de água e despeje em um xícara com 2 colheres de sopa de camomila seca;
  • Tampe e deixe em infusão durante 5 minutos;
  • Coe e consuma em seguida.

O chá de camomila pode ser consumido até 4 vezes ao dia, mas em excesso pode causar sonolência. É contraindicado para gestantes, pois pode provocar a contração uterina.

Chá de cavalinha

Uma das causas comuns da dor de cabeça é a retenção de líquidos, especialmente durante a menstruação, que traz a sensação de cabeça pesada. Por isso, o chá de cavalinha é um grande aliado nestes casos. Possui efeito diurético, ajuda o organismo a eliminar o excesso de água no organismo, diminui inchaço e dores. Veja como preparar.

  • Ferva 150ml de água e adicione 1 colher de cavalinha;
  • Tampe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Depois basta coar e consumir.

Consuma o chá de cavalinha até 3 vezes ao dia. Mas o chá é contraindicado para quem tem histórico de pressão baixa ou faz uso de medicamentos diuréticos. Em excesso pode trazer danos à saúde, por eliminar líquidos do corpo em excesso. Também é contraindicado para gestantes e lactantes.

Chá de alecrim – Chá para dor de cabeça

O alecrim é uma erva incrível para o cérebro. Ajuda a trazer mais foco, concentração, além de aliviar o stress. Por conta desses efeitos pode ser um chá incrível para as dores de cabeça. E de quebra, ainda ganhar mais foco para melhorar seu desempenho durante o dia. Saiba como fazer.

  • Leve ao fogo 150ml de água com 1 colher de sopa de folhas de alecrim e ferva durante 2 minutos;
  • Desligue o fogo, abafe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Coe e consuma.

O chá de alecrim é contraindicado para pessoas com pressão alta ou problemas no fígado. Também não deve ser consumido por crianças menores de 5 anos, gestantes e lactantes.

Chá de lavanda – Chá para dor de cabeça

As dores de cabeça causada por tensões, estresse, ansiedade e depressão podem ser aliviadas com esse remédio caseiro. O chá de flores de lavanda é um excelente sedativo, que reduz os sintomas da ansiedade e depressão. Suas propriedades calmantes trazem alívio imediato ao stress e para as dores de cabeça causadas por ele. Veja como fazer.

  • Ferva 150ml de água;
  • Em uma xícara, coloque 1 colher de sopa de flores de lavanda e a água;
  • Tampe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Coe e consuma em seguida.

Muitas pessoas têm alergia a lavanda e não sabem, por isso, consuma uma pequena quantidade se você nunca tomou. Observe os sintomas nas próximas horas e caso notar algo diferente, suspenda o uso. O chá é contraindicado para gestantes e lactantes.

Chá de orégano

O orégano é uma erva incrível para o período menstrual. Isso porque além de combates as dores de cabeça do período, ele também é antiespasmódico e alivia as cólicas causas pela menstruação. Possui propriedades calmantes e antitussígenas, podendo ser consumido também em quadros gripais. Saiba como fazer.

  • Adicione 1 colher de sopa de folhas de orégano fresco ou seco a 150ml de água quente;
  • Tampe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  • Coe e consuma em seguida.

Esse chá pode ser consumido 2 ou 3 vezes ao dia, durante todo o período menstrual ou pré-menstrual. Também pode ser ministrado durante o quadro gripal. É uma erva segura para o consumo, mas não deve ser consumida mais que 3 vezes ao dia.

Chá de valeriana

A veleriana é uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas sedativas e calmantes. Por ser relaxante muscular, é bastante eficaz no alívio de dores de cabeça. Utilize as raízes e caules para o preparo do chá. Veja como fazer.

  • Ferva 150ml de água com 1 colher de chá de valeriana seca durante 10 minutos;
  • Coe e consuma quando estiver morno.

O chá de valeriana pode ser consumido até 3 vezes ao dia. Em excesso pode causar sonolência, então não é recomendado exagerar na dose. O chá é contraindicado para gestantes e crianças menores de 12 anos.

Chá de calêndula

A calêndula é uma planta com grande potencial anti-inflamatório, além de ser calmante, analgésica, bactericida e auxiliar no equilíbrio hormonal feminino. Por isso, esse chá é muito recomendado para tratar as dores de cabeça causas durante a menstruação, além das causadas pelo stress. Veja como preparar.

  • Ferva 150ml de água;
  • Em seguida, passe a água para uma xícara com 2 colheres de sopa de flores de calêndula;
  • Abafe durante 5 minutos;
  • Coe e consuma em seguida.

O chá de calêndula pode ser consumido até 3 vezes ao dia, sendo que no período menstrual é recomendável tomar 1 xícara antes de dormir e outra ao acordar. Crianças, gestantes e lactantes só devem consumir o chá com orientação médica.

+ Calmante natural: 8 opções que combatem a ansiedade e ajudam no sono

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes