Óleo essencial de limão é grande aliado do humor e diurético

O óleo essencial de limão também é um excelente repelente natural e amplamente utilizado pela indústria como conservante. Conheça mais sobre.

Existem diversos tipos de óleo essencial de limão e o mais conhecido e utilizado é o óleo essencial de limão siciliano. É deste OE que vamos falar sobre, mas lembramos que existem outros tipos. Conheça os benefícios, saiba como usar, confira dúvidas esclarecidas e saiba também os cuidados necessários ao utilizar este OE.

+ Aromaterapia: o que é, para que serve e 10 principais óleos essenciais

Quais os benefícios do óleo essencial de limão?

oleo essencial de limao 1
(Foto: Pexels)

Os óleos essenciais do grupo dos cítricos são ricos em D-limoneno. É essa a molécula responsável pelo cheiro de limão ou do cheiro que você sente quando descasca uma mexerica. E é por conta dessa molécula que temos a maior parte dos benefícios deste óleo essencial. Confira alguns deles a seguir.

Aliado do emocional

O componente responsável pela maior parte dos benefícios do OE de limão é o D-limoneno, especialmente quando falamos sobre humor. Este estudo feito pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos mostrou que os participantes obtiveram uma melhora no humor ao inalar o óleo essencial de limão. Além disso é capaz de ativar a mente, traz foco e ânimo quando inalado.

Repelente natural

Assim como as cascas do limão são utilizadas em receitas de repelente natural, o óleo essencial também é interessante para essa finalidade. Pode ser utilizado diluído em álcool para borrifar em ambientes. No entanto, não deve ser utilizado na pele durante a exposição solar, já que pode manchar e queimar a pele em contato com o sol. Mas há também a opção de comprar um óleo essencial LFC (livre deFuranoCumarinas), neste caso, é possível passar diluído sem problemas na pele.

Diurético

O óleo essencial de limão é amplamente utilizado em massagens e drenagem linfática. Isso porque possui ação diurética, potencializando os efeitos das massagens. Pode ser aplicado em massagens no abdômen, nos glúteos, coxas, entre outras partes do corpo. Deve sempre ser diluído em óleo vegetal carreador.

Conservantes de alimentos e bebidas

É amplamente utilizado na indústria alimentícia como um conservante de alimentos e bebidas. Este OE é bactericida e fungicida, bastante eficaz contra as bactérias Escherichia colisakazakii Cronobacter e Listeria monocytogenes. Além de atuar contra o fungo cândida. É por essa razão que a indústria utiliza cada vez mais o OE, para substituir conservantes prejudiciais à saúde.

3 formas de como usar óleo essencial de limão

oleo essencial de limao 2
(Foto: Pexels)
  1. No difusor de ambiente: coloque a quantidade de gotas recomendável para o seu aparelho junto com água e deixe em seu ambiente de estudos, trabalho ou mesmo para relaxar no fim do dia;
  2. No difusor pessoal: adicione 1 gota de óleo essencial de limão em um algodão e coloque dentro do difusor pessoal. Apenas tome cuidado para não cair na pele e não utilize durante exposição ao sol;
  3. Em massagens relaxantes: dilua 4 gotas de OE para 20ml de óleo vegetal. Aplique na região desejada e massageie suavemente.

Como tomar óleo essencial de limão?

A resposta para essa pergunta é bem simples: consulte seu/sua aromaterapeuta de confiança. Nenhum óleo essencial deve ser ingerido sem acompanhamento especializado. Além disso, quando é prescrito o uso interno do óleo essencial ele jamais vai ser um tratamento para ser feito todos os dias. É preciso ter cuidado com receitas encontradas na internet, pois tomar o mesmo óleo essencial todos os dias pode ser prejudicial para a saúde.

Além disso, óleo essencial não se dilui em água, portanto, é preciso ter ainda mais cuidado. Apenas um profissional capacitado será capaz de te prescrever o consumo do óleo essencial de limão. Além de orientar a maneira correta de consumo, que não é diluído em água.

Óleo essencial de limão emagrece?

É comprovada a ação diurética do óleo essencial de limão. No entanto, efeito diurético é diferente de efeito de emagrecimento. A ação diurética do óleo essencial de limão é capaz de reduzir o inchaço abdominal ou em outra parte do corpo. Por isso, é amplamente utilizado diluído em massagens em centros de estética. Mas não há relação entre o óleo essencial de limão e a perda de células de gordura.

+ Óleo essencial de melaleuca: 5 benefícios para a pele

Cuidados, contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Nenhum óleo essencial deve ser aplicado sem diluir na pele. Além disso, não se exponha ao sol após utilizar o OE de limão na pele, já que por conter FuranoCumarina ele pode queimar e manchar a pele em contato com a luz solar. Já existem variedades sem essa moléculas sensíveis ao sol, porém também sem alguns dos benefícios. Outro cuidado é não consumir o OE sem recomendação de aromaterapeuta.

Não utilize como produto de limpeza

Por fim, gostaríamos de trazer um alerta: não utilize óleos essenciais na limpeza doméstica. Óleos essenciais são altamente concentrados, sendo que alguns precisam de toneladas de plantas para que seja produzido um pequeno frasco. Por isso, apesar de ser um produto natural, o uso indevido e exagerado pode prejudicar o meio ambiente. Já existem boas opções de produtos de limpeza naturais, que não agridem o meio ambiente. E se o uso é apenas pelo cheiro, que tal utilizar uma essência sintética?

FONTE: Mayara Benatti é aromaterapeuta em formação pela escola de aromaterapia Apotecários da Floresta.

+ Óleo essencial de lavanda: conheça benefícios além da ação calmante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.