Chá de gengibre: conheça 8 benefícios e saiba como preparar
Amplamente utilizado na culinária, o gengibre também pode ser consumido como chá para tratar e prevenir diversas doenças e condições, conheça seus benefícios
O gengibre tem origem asiática e é amplamente utilizado na culinária em todo o mundo. Preparações doces e salgadas combinam seu sabor marcante, picante e condimentado. Mas além disso, o chá de gengibre também pode ser consumido e apresenta diversos benefícios para a saúde. Conheça quais são, aprenda a preparar e confira também as contraindicações.
8 benefícios do chá de gengibre
O gengibre é amplamente conhecido e utilizado para o tratamento de náuseas, inflamações e retenção de líquidos. Mas não para por aí, há estudos relacionando o consumo da raiz como forma de tratamento e prevenção de doenças. Confira a seguir.
1. Anti-inflamatório e antioxidante
O gingerol é uma substância amplamente presente na raiz do gengibre. É ela a principal responsável pelo aroma e sabor do gengibre. Além disso, essa molécula também é anti-inflamatória e antioxidante, portanto o chá de gengibre pode ser utilizado para tratar inflamações de garganta, além de atuar na renovação celular por seu efeito antioxidante. Esse estudo fala sobre as propriedades do gingerol.
2. Trata a artrose
Por conta da suas propriedades anti-inflamatórias, graças ao gingerol, o gengibre tem se mostrado eficaz no tratamento da artrose. Uma pesquisa com 247 pessoas com artrose nos joelhos demonstrou que o gengibre é capaz de reduzir dores e diminuir a dose dos medicamentos.
3. Alivia as náuseas
Muitas pessoas consomem o chá de gengibre ao sentir náuseas e esse benefício é cientificamente comprovado. Esse estudo mostrou que o gengibre auxilia a reduzir náuseas e a incidência de vômitos. Quem possui histórico de enjoos matinais, marítimos ou ao viajar de carro e avião pode se beneficiar consumindo o chá de gengibre. Ele também pode auxiliar no alívio de náuseas em pacientes submetidos à quimioterapia ou ainda, após cirurgias. No entanto, para enjoos da gravidez deve ser consumido apenas sob orientação médica e com cautela.
4. Diminui os níveis de açúcar no sangue
Outro benefício do gengibre é a redução dos níveis de açúcar no sangue. Essa pesquisa de 2015 mostrou que a ingestão de 2g de gengibre em pó por dia diminuiu os níveis de açúcar em até 12%. Portanto, o chá pode ser consumido para auxiliar diabéticos ou pré-diabéticos. No entanto, ainda é necessário mais evidências científicas para comprovar de fato essa função.
5. Diminui o risco de doenças cardíacas
Além da redução de açúcar no sangue, a pesquisa acima também revelou a redução redução de oxidação das proteínas lipídicas no organismo, o que diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Já que essa é a condição com maior probabilidade de desenvolvimento de doenças do tipo.
6. Redução de cólicas menstruais
As cólicas menstruais são as maiores queixas durante a menstruação. Quem sofre com elas também pode se beneficiar com o chá de gengibre, já que possui efeito antiespasmódico similar ou até superior aos medicamentos ministrados contra essas dores. As informações são dessa pesquisa de 2009. O estudo fala sobre o consumo do gengibre nos primeiros dias do ciclo.
7. Baixa os níveis do colesterol ruim
O gengibre também se mostrou eficaz para abaixar os níveis de LDL, o colesterol ruim. Esse estudo realizado durante 45 dias com pacientes com colesterol alto mostrou uma redução significativa nos níveis do LDL no organismo. O colesterol alto é uma das maiores causas de doenças e complicações no Brasil, entre elas a pressão alta, AVC, infarto e outras doenças cardíacas.
8. Diurético
Por fim, o gengibre pode ajudar com a retenção de líquidos. Por conta desta propriedade ele é comumente associado ao emagrecimento. No entanto, o que acontece é a redução do inchaço, que causa a impressão de emagrecimento. Mas por ser termogênico e acelerar o metabolismo, bem como o gasto energético, esse chá pode sim auxiliar a emagrecer. Desde que consumido com moderação e em conjunto com bons hábitos alimentares e exercícios físicos. De preferência, com orientação médica.
Outros efeitos terapêuticos do gengibre ainda estão sendo estudados, mas ainda precisam de mais evidências científicas. Há, por exemplo, uma pesquisa com o gengibre que indica que ele pode ajudar a melhorar a memória e concentração. Também está em curso os seus benefícios antioxidantes contra o Alzheimer, por melhorar a cognição mental.
Como fazer o chá de gengibre
Se os benefícios do gengibre chamaram a sua atenção, você pode aprender a fazer o chá para conseguir todos eles. O gengibre pode ser encontrado fresco ou seco, em formato de pó. As folhas do gengibre também são consumidas, mas a raiz fresca é a melhor maneira de conseguir os benefícios, já que é nela que há a maior concentração dos nutrientes do gengibre. Entre eles, o gingerol, composto ativo em maior presença nessa raiz. Veja como fazer.
- 1 pedaço pequeno de gengibre fresco sem casca;
- 200ml de água.
Como fazer
- Leve a água para ferver com o gengibre e deixe no fogo 5 minutos após a fervura;
- Desligue o fogo e tampe;
- Espere amornar e consuma até 3x ao dia.
O chá de gengibre também pode ser feito com limão, canela e outras especiarias que desejar. Além disso, pode ser adoçado com mel, para ajudar ainda mais em gripes e inflamações de garganta.
Efeitos colaterais e contraindicações
O chá de gengibre é contraindicado para pessoas com gastrite severa ou úlceras, já que pode irritar ainda mais o estômago. O gengibre estimula a circulação sanguínea, portanto também é contraindicado para pessoas com hemofilia ou outras condições que dificultam a coagulação sanguínea. Pessoas com hipertensão, diabetes ou outras doenças crônicas devem consultar orientação médica antes de consumir.
O consumo em excesso pode causar irritação, stress e insônia, especialmente se consumido junto com cafeína. Também pode causar vômitos, diarréia e irritações estomacais. Portanto, consuma no máximo 3x ao dia. Conheça também os benefícios do chá de alecrim, outro chá ótimo para o foco e melhora da cognição mental.