Yoga online para se exercitar em casa sem gastar

Praticar yoga online conta com todos os benefícios da prática tradicional, mas com o bônus de não sair de casa e não gastar

0

O interesse por um estilo de vida mais saudável é cada vez mais uma busca mais frequente. O yoga é uma filosofia que busca a união entre corpo, mente e espírito e tem se tornado bastante popular entre diferentes públicos. Já o yoga online traz a facilidade da flexibilidade de horário e do valor acessível, sendo que existem até práticas gratuitas. Por isso, entenda por que é interessante praticar e também algumas sugestões para começar.

Por que praticar yoga online?

Foto: Pexels

Ao buscar um exercício físico muitas pessoas se interessam pelo yoga, afinal, é um exercício completo para o corpo, pois trabalha força, equilíbrio e flexibilidade. Mas o yoga é muito mais do que apenas um exercício, pois é capaz de trabalhar amplos aspectos da vida, em busca de uma rotina mais saudável e integrada. Já o yoga online traz amplos benefícios de flexibilidade de horário e de não precisar sair de casa. Entenda mais.

Benefícios tradicionais do yoga

Segundo a organização Yoga Brasil, o yoga é muito mais do que apenas estender o tapetinho e pensar: estou praticando yoga. Ainda sim, a prática de asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios de respiração) e meditação em casa são muito benéficos. A prática traz benefícios físicos, já que fortalece o corpo, além de trazer mais flexibilidade. Também é ideal para o alívio de dores, especialmente das pessoas que trabalham o dia todo na mesma posição. Os pranayamas têm diferentes funções, alguns colaboram para acordar o corpo e trazer mais vitalidade, enquanto outros acalmam corpo e mente.

Os pranayamas bem executados também são grandes responsáveis por ajudar na permanência das posturas físicas. Já a meditação é importante para manter a mente flexível ao silêncio, tão importante quanto ter um corpo flexível. Assim, a prática de yoga é complexa e ideal para trabalhar amplos aspectos do corpo, da mente e também do espírito. A prática constante de yoga, ainda, é capaz de promover amplos benefícios para a saúde como um todo. Alguns benefícios que podemos destacar são:

  • Melhora na qualidade do sono;
  • Diminuição de dores;
  • Auxilia no processo de autoconhecimento;
  • Mantém a mente ativa;
  • Melhora o processo digestivo.

Há muitos outros benefícios da prática que poderíamos listar, contudo, os instrutores de yoga garantem que ao avançar das práticas, os yoggis podem compreender que o yoga é uma forma de viver. Assim, muito mais do que praticar o yoga em cima do tapetinho, a filosofia passa a fazer parte da vida como um todo.

Pratique sem sair de casa

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19 muitas pessoas procuram formas de continuar praticando atividades físicas, mas sem sair de casa. A prática do yoga online auxilia muito nesta busca, já que com pouco espaço e acesso a internet é possível praticar, inclusive de forma gratuita. Você sabia que não precisa nem mesmo do tapetinho para praticar em casa? É claro que um bom tapete de yoga vai trazer mais conforto para a prática, mas ele não é obrigatório. Tudo que você precisa é de alguns minutos disponíveis e roupas confortáveis.

Diferente de outras práticas que precisam de equipamentos e espaço disponível, com o yoga é preciso apenas separar um tempinho e estar disponível para a prática. Além disso, a flexibilidade de horários é muito interessante, já que é possível praticar em qualquer horário. Você também não gasta tempo para se locomover até um estúdio. O preço também é um atrativo, já que é possível praticar de graça ou encontrar um preço que caiba no seu bolso. Geralmente as turmas de yoga online são mais em conta do que as presenciais.

Melhores aulas de yoga online: saiba onde praticar

Agora que você já conhece os benefícios do yoga como um modo de viver e também da prática de forma online, chegou a hora saber onde praticar. Há muitas aulas gratuitas no YouTube e selecionamos alguns dos melhores canais para você conhecer. A seguir você vai conferir como praticar um desafio de 21 dias de yoga e também um canal que traz a teoria do yoga. Por fim, um canal com aulas de diversos temas e focado no público feminino. Vale a pena conferir todos!

Pri Leite Yoga

Pri Leite é instrutora de yoga e uma das precursoras da modalidade online no Brasil. Além disso, o seu canal conta com mais de um milhão de inscritos, sendo o maior canal de yoga brasileiro. O carro chefe do seu canal é o programa 21 dias de leveza, o qual é recomendado para quem nunca praticou yoga antes. Se tratam de 21 práticas para serem feitas durante 21 dias e que segundo a instrutora, trazem uma profunda mudança na vida de quem pratica. São práticas curtas, com aproximadamente 25 minutos, ideais também para quem tem uma rotina corrida.

Mas além desta série, no canal da instrutora há também práticas mais longas e focadas em públicos como crianças, idosos e gestantes. Confira a primeira aula do programa 21 dia de leveza e veja os demais vídeos em seu canal.

Fernanda Yoga

Nunca praticou yoga e gostaria de começar a praticar? Pois essa playlist da instrutora Fernanda pode te ajudar a ter esse primeiro contato ou mesmo se você praticou poucas vezes e gostaria de se aprofundar um pouco. Nestes vídeos você vai aprender os fundamentos do yoga, os benefícios e entender como começar a praticar. Além desta playlist, no canal há diversas práticas completas curtas e longas para a sua rotina.

Bruna Bali

Bruna Bali tem diversos vídeos em seu canal com temas diversificados como melhorar dores, dormir melhor, melhorar a ansiedade, entre outros temas. Seu canal é voltado para o público feminino e alia a prática de yoga aos ciclos naturais femininos, para aliviar os sintomas do período pré-menstrual. Suas aulas também abordam o empoderamento feminino e a autoestima. Vale a pena conferir todas as aulas!

Gostou de saber sobre a yoga online? Então saiba mais sobre yoga para iniciantes!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes