Óleo essencial de cravo é um analgésico e anti-inflamatório natural

Este OE também é antifúngico, bactericida e pode ser utilizado como repelente de insetos, além de ser um estimulante emocional

0

Os óleos essenciais são alternativas naturais para os cuidados com a saúde e bem-estar no dia a dia. O óleo essencial de cravo é muito interessante por conter propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, além de ser um repelente natural. Saiba para que serve este OE, conheça algumas propriedades e saiba também como usar com segurança.

Benefícios do óleo essencial de cravo

cravo
(Foto: reprodução)

O eugenol é um dos compostos que mais chamam a atenção quando analisamos o óleo essencial de cravo. É por conta deste composto que temos os principais benefícios do cravo contra microrganismos, inflamações e até mesmo contra insetos. Por isso, conheça 5 benefícios deste OE.

1. Estimulante emocional

É ideal para remover a energia estagnada do ambiente. Por isso, é um incrível estimulante emocional, que traz abertura para novos processos. Além de estimular a flexibilidade necessária para os novos inícios. Te mantém confiante e faz desapegar daquilo que não serve mais. Traz renovação emocional.

2. Repelente de insetos

Muitas pessoas conhecem o truque do limão com cravos para espantar formigas com um repelente natural. Mas você sabia que também é possível repelir insetos com o óleo essencial de cravo? Este OE é útil contra traças em armários e gavetas, além de espantar formigas. Experimente pingar um gotinha onde notar que há estes insetos. Também é possível utilizar o OE diluído como repelente de mosquitos.

3. É antioxidante

O eugenol presente no cravo é um poderoso antioxidante, cinco vezes mais potente do que a vitamina E. Combate os radicais livres e por isso diminui a incidência de diversas doenças crônicas. Inclusive, um estudo mostrou que o eugenol pode inibir o crescimento de células de câncer de esôfago.

4. Antimicrobiano

O OE de cravo se mostrou eficaz no combate de diversos microrganismos. Destaca-se sua eficácia contra as bactérias E. Coli e também contra as bactérias que causam a gengivite. Também se mostrou eficaz em atividades fúngicas, inibindo os fungos causadores de otite externa e os fungos de unhas. Mas deve ser utilizado sempre diluído.

5. Anestésico e anti-inflamatório

O cravo é empregado como anestésico bucal há milhares de anos, não é à toa que alguns consultórios odontológicos têm cheiro de cravo. O eugenol é um anestésico bastante seguro, especialmente nas mucosas e possui atividade similar à benzocaína. Também se mostrou eficaz como anti-inflamatório em estudos feitos em laboratório.

Diferença entre óleo essencial de cravo folha e cravo botão

Os dois OEs contém as mesmas propriedades, mas a principal diferença está na concentração deles. O óleo essencial de cravo botão contém maior concentração de eugenol, o que faz dele mais analgésico. Portanto, para um efeito mais potente, com maior quantidade de eugenol, é recomendável utilizar o OE de cravo botão. Mas o OE de cravo folha também possui propriedades, apenas em menor concentração.

Como usar o OE de cravo com segurança

óleo essencial de cravo
(Foto: Unsplash)

O OE de cravo pode apresentar benefícios incríveis para a sua saúde física e mental, mas deve ser utilizado da forma correta. Por isso, é importante utilizar em pequenas quantidades, durante pouco tempo, além de diluir para uso tópico. Tratamentos prolongados com qualquer óleo essencial devem ser acompanhados por aromaterapeuta. Saiba como usar de forma segura em casa.

Via inalatória

A via inalatória é uma das formas mais seguras para usar este OE. Para este uso, é possível colocar no difusor de ambiente conforme as orientações da fabricante do seu aparelho. Assim é possível se beneficiar das propriedades estimulantes mentais do óleo essencial. Outra forma de obter este benefício é colocar 1 gota no seu difusor pessoal. Também é possível inalar a partir da tampa do óleo essencial por alguns poucos minutos.

Uso tópico

O uso tópico do OE de cravo deve sempre ser feito com diluição. Para cada 20ml de óleo vegetal, você pode usar 1 gota do óleo essencial de cravo. Pode ser aplicado em regiões com dores, inflamações ou no tratamento de feridas. Também pode ser diluído dessa forma e aplicado em unhas com fungos, como tratamento complementar. O uso do óleo essencial não substitui o tratamento médico, mas pode complementar. Se estiver fazendo uso de medicamentos, comunique seu médico sobre o uso do OE.

Como repelente

O OE de cravo é um excelente repelente de formigas, traças, mosquitos, entre outros insetos. Para aproveita este benefício, bastan pingar algumas gotinhas em gavetas, quinas de portas e onde notar a incidência dos insetos. Também é possível fazer um repelente caseiro com 50ml de álcool, 50ml de água e 5 gotas de OE de cravo.

Contraindicações do óleo essencial de cravo

O eugenol traz diversos benefícios, mas o composto presente no OE de cravo também é tóxico em quantidades elevadas. Qualquer tipo de uso não deve ser prolongado ou feito em excesso. Além disso, recomenda-se que seja utilizado com supervisão de aromaterapeuta. O óleo essencial de cravo é contraindicado para gestantes e lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com doenças graves no fígado. Este OE também não é recomendado para hipertensos.

Este OE também é dermoagressivo, o que significa que pode sensibilizar a pele. Jamais deve ser utilizado na pele sem diluir. O uso excessivo também pode sensibilizar a pele, mesmo diluído.

Conheça também os benefícios do óleo essencial de melaleuca, outro OE incrível contra microrganismos.

FONTES

  • eCycle;
  • Terraflor aromaterapia;
  • Mayara Benatti é aromaterapeuta em formação pela escola de aromaterapia Apotecários da Floresta.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes